Por que o satanismo é tão temido e odiado historicamente?

[size=150]Será que o satanismo realmente é mau ou o apenas um tabu?

É só falar em “tinhoso”, “capeta”, “Satanás” ou “capiroto” perto da sua vó que ela fica possessa, até tentando bater na sua boca? Você pode achar engraçado, mas, perto do pessoal da Idade Média, que queimava pessoas na fogueira pela simples suspeita de que poderiam ser “bruxas”, levava esse papo de diabo bem a sério. E não é pra menos: presente em praticamente todas as religiões e culturas, a personificação dos pecados e do Mal primordial são uma imagem com uma carga muito forte e negativa, mas, ainda assim, nada mais que uma reles metáfora. Como, então, explicar o medo irracional que muitas pessoas sentem de um fictício ser vermelho, com um rabo pontudo e um tridente, que inclusive jamais foi descrito assim na própria Bíblia?

A verdade é que os praticantes e membros “cultos satanistas”, que em geral são bem menos nocivos que os do assassino Charles Manson, mas não menos perturbados em sua essência. Um exemplo é o culto satanista de Oklahoma, que, apesar de gerar protestos e comoção pública contestatória, não pode ser barrado pela lei, pois seria uma violação dos direitos pessoais assegurados pela 1ª Emenda de sua Constituição. Apesar disso, são proibidos os sacrifícios, mortes, nudez e qualquer tipo de ofensa aos bons costumes, práticas comuns entre quem chama Lúcifer de Senhor.

O grupo Dakhma, de Angra Mainyu, afirma que o propósito de seus eventos é abordar a liberdade religiosa e desmistificar a visão negativa sobre o satanismo. “Um dos ditames da igreja não é apenas educar os membros, mas também o público e desmascarar a imagem que Hollywood projeta sobre nossas crenças”, declarou Adam Daniels, um dos fundadores do grupo.

Para eles, o satanismo não tem nada a ver com crimes como o assassinato, a feitiçaria ou o vudu (magia negra), explicando que Satanás é, na verdade, um símbolo da liberdade pessoal, do sucesso e do individualismo – ou seja, “qualidades” bastante comuns e populares entre executivos e homens de negócios ao redor do mundo.

Baseados no contexto bíblico, Lúcifer, o anjo caído, seria um heroi e livre pensador, que rejeitou um governante dominador (Deus) para ter livre-arbítrio. E o pior de tudo é que faz sentido, se esquecermos, na prática, com o que satanismo está historicamente relacionado. Afinal, Lúcifer foi expulso do céu por tentar melhorá-lo, e seu grande pecado foi questionar Deus.

Enquanto isso, o pessoal de Oklahoma tenta abordagens menos sutis, como a proposta de construir uma estátua de sete metros de Satã ao lado de um monumento erguido para os Dez Mandamentos – o que é ao mesmo tempo ofensivo e democrático, afinal, se uma estátua ao catolicismo pode ser erguida, por que não uma ao budismo, islamismo ou…satanismo?

E se você gosta de ocultismo e do tema, não deixe de conhecer algumas outras versões da personificação do Mal em diferentes culturas e religiões.

[/size]

Tecnicamente, em resumo, deve-se ao conceito cristão (ou, melhor dizendo, abraâmico/zoroastriano, embora quase todas tenham esse conceito maniqueísta) de bem vs mal, Deus vs Diabo, Jeová vs Lúcifer, etc… Embora muitos esqueçam que, originalmente, Lúcifer era (e, portanto, ainda pode ser considerado) um anjo, tendo suas representações “alteradas” para simbolizar sua faceta maligna. Na verdade, nada mto diferente de qualquer religião, onde o “portador do mal” sempre é e será “mal-visto”, por assim dizer.

Um assunto tenso…

Mas aprovo a discussão sobre o tema :smiley:

Me considero agnostico, mas em geral as pessoas não respeitam muito opiniões religiosas divergentes em nosso país x_x

Um tempo atrás eu estava no meio de uma conversa com um pessoal de uma religião… Tradicional… Eles estavam falando sobre aborto e eutanásia… E o porquê que estas praticas deveriam continuar sendo proibidas no Brasil.

Quase fui linchado quando disse que em um estado laico, não se deveria proibir coisas baseando-se em conceitos religiosos.
O povo diz o seguinte: “Deve ser proibida a eutanásia pois quem se mata vai para o inferno…”

Independente do que eu penso, acho injusto obrigar todas as pessoas a acreditarem/temerem no/o inferno ‘-’

Magno, parabéns pela iniciativa.
Eu sempre amei o “Estudo do Oculto” e creio que o satanismo é uma das crenças mais misteriosas que existe pois como a Wicca ele costuma variar de grupo para grupo, alguns são mais tradicionais e seguem os antigos rituais, outros no entanto são mais modernos e se adaptaram ao século 21 se tornando mais ritualísticos e misterioso.

Como alguns já dizeram, é meio difícil querer debater religião com os mais tradicionalistas, eu por exemplo sou um “agnóstico curioso” e não creio na Bíblia como o livro feito pelo homem a mando de deus.

Eu digo que sou agnóstico teísta :smiley:
Existe algo, o que é, como se apresente, e até que ponto interfere na realidade (se é que interfere) eu não tenho capacidade de precisar =(

Eu sempre gostei do nome que os maçons geralmente usam, O Grande Arquiteto, é meio fodendo kkkkk
Concordo que existe uma força superior, algo que ainda não compreendemos mas pode não ser um ser divino, pode ser simplesmente uma raça mais evoluída que não mais existe no plano material, sim eu creio em aliens.

Mas voltando ao assunto, eu penso que a humanidade finalmente está se tornando mais “iluminada” e começamos a respeitar e tentar compreender outras formas de pensar, infelizmente eu não possuo nenhum conhecimento sobre os satanistas mas até onde eu saiba, além dos rituais eles não costumam fazer mal a ninguém.

eles chamam o grande arquiteto do universo pq consideram q deus fez o mundo e continua fazendo todo o dia

Acabaram os debates? tava interessante

como você pode acreditar em uma coisa que você não viu e nem sabe explicar ? eu tenho um amigo que se você falar que a bíblia foi modificada e que os pastor são uns safados ele diz que você vai queimar no inferno,ai eu pergunto porque ele acredita em deus e ele fala que não sabe,eu não acredito em nem um tipo de religião.

a única que eu “gostei” foi o Bushido (que nem é uma religião) mas tem influencias delas

Mas acreditas em deus ou n pq se pode n ter religião e n ser ateu

Pergunta: Vc acredita no magnetismo? na gravidade? buracos negros? mesma coisa.

N é n em teses deus n pode ser provado pela ciência a gente só acredita pq a vida sem crença é bem dificil

:wink:

só não me diga que acredita em estudos científicos de modo geral (não achei a pesquisa mas se não me engano 30 ou 40% estão errados ou até mesmo manipulados)

Cara pesquisas só aceito do IBGE e de algumas revistas pelo mundo tipo veja e científic american quem n acredita em ciência esses sim é burro de modo geral

Man, IBGE?

Cara se n formos confiar nele confiamos em p**** nenhuma em dados no Brasil! então eu desconfio em algumas coisas acredito em outras! capiche maledetto

Eu não confio nem em mim mesmo…

Bom aí vc é uma causa perdida

[BBvideo 560,350]http://www.youtube.com/watch?v=Go_02nPbLWE[/BBvideo]

Sim, é o que eu lembro sobre o tema… :hihi

Uma pesquisa pesquisando que boa parte das pesquisas estão erradas.

[spoil][/spoil]

PS: Eu não acredito em magnetismo.