Portal do GSB

De tempos em tempos, lembro da questão do portal do GSB. Temos como transformá-lo em algo mais interativo, semelhante ao Tribo Gamer ou algo assim?
Ou demanda uma modificação técnica complicada?

Remover “anúncios” e enquetes antigos também seria ideal para tal.

Teve uma discussão de quando eu era Diretor de Moderação ainda sobre renovar o portal… eu acho… ¬¬|

Eu sempre propus isso desde que o fórum migrou pro phpBB, e ganhou esse modelo de layout… enfim, vamos ver se com o clamor do Biller as coisas andam ;/

Com certeza, o fórum tem tanta coisa lega e quando você abre o site do GSB você encontra apenas noticias antigas.

Na época teve a preponderância de que o Index é mais acessado que o Portal. Fora uma outra proposta depois de criar uma “seção blog” no Portal, com artigos da comunidade (que não foi pra frente pelo mesmo motivo de sempre, falta de “manpower”), “morreu” a discussão.

Sim, por causa do Google linkar diretamente pra index. Dá muito trampo alterar isso né? Aliais… Tem como alterar, será?

Acho q não… o q se conseguiu foi alterar para q quando se digita somente gsbrazil.net o site entrar no Portal invés do Index.

Bem, não daria para dar mais destaque à page do Face no Portal? Já que estamos buscando melhorá-la acho que é uma mão na roda fazer a própria propaganda já dentro do fórum.

Boa noite

Galera sobre o portal é o seguinte. O phpbb é um sistema de fórum com base php/html e o nosso aqui esta MUITO editado.

Eu particularmente fiz uns 3 mods para ele e instalei uns 8 “prontos” no mínimo. Logo, qualquer alteração, mesmo que seja utilizando mods prontos com instaladores, é preciso cuidar muito, fazer primeiro em um bkp em máquina local e verificar o impacto em cada arquivo, verificando o código, comparando com o anterior e arrumando as falhas.

Eu passei muitas horas fazendo isso em cada mod e o Dudu me ajudou muito com banco de dados e etc.

O nosso portal aqui nada mais é que um mod ok, muito editado por mim tb, mas a grande diferença dele para outros portais, é que ele é um mod do phpbb e por isso é 100% integrado ao fórum, sem maiores dificuldades e relativamente simples de implementar e etc… por isso a escolha na época.

Eu era um entusiasta e não um técnico, por isso, outros portais, como wordpress e etc, necessitavam de uma trabalho extra de integração, e para mim isso era enorme, estudei várias alternativas e procurei ajuda, mas é complicado.

Tem também a opção de criar um portal externo ao fórum, que não tenha integração a não ser por links e etc, esta alternativa não foi aprovada pela adm da época ok.

Então é o seguinte, da para se fazer qualquer coisa ok:

  • Da para editar o portal ao ponto de deixar ele totalmente de cara nova, eu não fiz isso (faltou tempo, conhecimento e disponibilidade), pois utilizei o mesmo layout do fórum, que ja estava pronto, pois o mod copia o layout de boa, mas pode ser editado.

  • Da para tb desativar o portal atual, é so ir lá no acp e clicar em desativar, ele fica inativo e inibido, mas totalmente funcional, e pode ser reativado se necessário.

  • Da para instalar um portal no servidor de outra linguagem e fazer a integração ou

  • Da para criar um portal/página externo e independente do fórum.

Desculpem minha enrolação aqui, estou na corrida, mas resolvi postar aqui estas observações para contribuir.

Sim sim, de fato. Aí entra a velha questão de ter alguém que entenda de phpbb - e com disponibilidade - pra fazer o necessário (e não um tapa-buraco q nem eu).

Boas observações essas do Philippus, é sempre bom ver a opinião de quem entende, e pode nos dar um norte na discussão… Enfim, como tmbm bem disse o Hiryuu nosso maior problema é falta de mão de obra pra tocar qlqr projeto a frente.

Mas creio que o nosso maior obstáculo por agora, é mesmo a falta de “manpower” qualificado para fazer tal mudança, dadas a informações que o Philippus deixou dizendo o que é possível fazer.

Essa ideia do Tiberius tmbm é por deverás interessante, até pq todos sabemos o poder do facebook em relação as mídias sociais atualmente.

Bom, depois do parecer técnico do Philippus e do Hiryuu, creio que uma alteração mais profunda está fora de ordem. Mas temos como alterar os conteúdos que lá aparecem com as atuais ferramentas empregadas? Colocar apenas notícias e tópicos recentes naquela parte principal? Ocultar enquetes antigas? Só uma faxina visual mesmo, não uma alteração em nível técnico.

A princípio sim. É só alterar os tópicos q a “seção” puxa. De noite vou tentar dar uma olhada nisso.
(Tem q atualizar a parte das AARs tbém… faz tempo q não é atualizada…)

Isso, da para fazer…

A forma mais simples é criar um tópico novo, mesmo que oculto e com cópia de posts que se deseje apresentar no portal. Ai o portal vai puxar somente aqueles posts que estiverem neste tópico coringa. Tem tb que alterar o direcionamento do tópico coringa, lá no menu do mod no acp.

Outra alternativa, é alterar o código do arquivo do bloco do portal, em que são apresentados os tópicos, hoje ele tem um parâmetro aleatório para puxar os posts, de dentro de um tópico coringa… mas identificando este código e alterando ele para um parâmetro, por exemplo, pegar os mais recentes dentro de 30 dias, ou os mais ativos em 30 dias, vai se atingir o objetivo. Para tal, vai ser necessário alguém que estude o caso, o arquivo e etc e conheça o mínimo de php e html.

Olha, eu alterei os códigos raiz de alguns blocos e criei outros, como o bloco do facebook, que não existia no mod. Não é assim tão difícil, mas é trabalhoso e leva tempo, para alguém, que como eu, não conhece as linguagens de programação.

Como eu fiz? Eu estudei caso a caso, procurando soluções em fóruns, pedindo para me darem o código, me ensinarem, buscando na net exemplos, modelos e etc. Existe o fórum php brasil, que apoia adms de fóruns php, e lá você faz pedidos, explica seu caso, e eles te dão o código e te ajudam, inclusive entram no seu fórum com uma conta específica de visualização, que fiz para eles, e então eles verificam os arquivos e tal. Eu passei muitas horas nisso, muitos dias, semanas e meses… cada linha deste fórum demandou trabalho kkk

Mas da para fazer de tudo galera, o código é free, é livre e a linguagem é de base html, ou seja, é a mais fácil e universal de todas.

Só é necessário alguém com principalmente, disponibilidade, vontade e o mínimo de conhecimento para fazer as coisas. :wink:

Parabéns por levantar essa questão Biller :wink:

Como todos sabem e o Hiryuu já falou isso algumas vezes, temos um grande problema na questão de material humano quando falamos em questões técnicas, o Dudu não tem mais tempo pra ficar nos auxiliando e o Phill também não tem muito tempo, o Hiryuu faz mais do que pode para nos ajudar mas não é um especialista, eu muito menos.

Como essa ideia pode nos ajudar na revitalização do fórum, proponho que criemos um tópico no departamento técnico para darmos prosseguimento a esse projeto, podemos usar o mesmo método dos grupos de traduções, pegamos os arquivos necessários para tornar esse projeto aplicável, upamos e postamos no Dep. Técnico, assim todos os interessados poderão ajudar.

O que acham?

PS: Essa ideia foi criada por um noob em questões técnicas então tenham paciência rsrsrsrs