Postem suas duvidas!

tenho o CK a pouco tempo e o meu pior problema é as economias

to jogando com um ducado alemão que fica entre a frança e a itália
meu ducado tá fortão e legal
conquistei uns condados alemães e franceses e conquistei terras na peninsula ibérica lutando contra muçulmanos.e consegui que o império alemão conquistasse um monte de terras na ibérica
só que indo pra peninsula ibérica gastei um dinheirão pra ir prá lá e gastei mais ainda com as guerras contra os meus vassalos que não eram leais e condados que eu queria anexar.

eu li metade do fórum procurando ajuda e não achei

podem me falar e me dar dicas de um bom jeito de conseguir dinheiro ???

O.o
ué?!
o Tuto tá aí!
Olha só Yan, no ck grana é uma coisa complicada mas não muito importante, só é útil tentar não ter dinheiro negativo pra não reduzir a lealdade de seus vassalos. Quanto a GANHAR dinheiro, você tem duas boas opções, fazer muitos casamentos e sempre aceitar o Dote, e sempre pegar as províncias mais retáveis. O dinheiro no CK vem principalmente da posse de terras mesmo, já que não tem comércio. Qualquer coisa me mostra como tá tua situação atual, coloca uns prints que eu vejo se tem como eu ajudar, okz.
Haill o/

Exatamente, pegue as províncias mais rentáveis e mantenha seu desmene no aceitável

da pra converter para eu2 ou ftg?

Pra EU2 eu sei que dá. Já o For The Glory não tentei…
^^

tinha problema com a economia, depois que anexei o territorio de alexandria, meu problemas acabaram…

O trait emperor se ganha através de evento ou se ganha quando se é rei de duas ou mais facções?

Assim como EU, é pouco intuitivo. A Paradox poderia melhorar um pouquinho os gráficos de seus jogos, além de fazer uma tela mais simplificada. Nesse sentido vitória é muito melhor, mas muito mesmo.

Gostaria de conselhos. É muito complicado o jogo da corte, saber como fazer exatamente para entrar na linha de sucessão, influir em outros condados e ducados, essas coisas.

Grab Tittle

Pra que serve exatamente? Como eu assumir outro condado com ele?

Ele serve pra você ter um causes belli(ou seja, poder declarar guerra ao inimigo de mesma religião que a sua). Pra usar essa opção, você precisa ter o prestígio necessário, passa o mouse e vê quanto que é. Depois disso, declara guerra e na hora de fazer paz é só obrigar o cara a te passar o título de conde(ou pode transofmrá-lo em vassalo).

Pelo que sei isso aí é mentira. Em uma campanha sou rei da Inglaterra, França, Escócia, Irlanda, Gales e Navarra e não ganhei isso aí. Tem outra que sou rei da Alemanha, Polônia, Hungria, Lituânia, Finlândia, Boêmia e Aragão e também não ganhei isso. Só se for por evento.

É por evento, só que pra isso você precisa ser Rei de no mínimo 3 reinos e ter um território grande(acaba tendo de qualquer jeito). Com isso você ganha prestígio adicional e não pode ser excomungado.

edit: não é 5, são 3 reinos no mínimo. Falha minha.

Opa, falha minha. Mas aí Kaliptra, é difícil aparecer esse evento? Porque nas minhas duas campanhas ainda não apareceu…

Não é não cara, no meu apareceu pra dois reis meus, quando eu era Rei da Dinamarca, Noruega, Suécia, Terra doi Gelo e Finlândia. Só que acho que algumas coisas ajudam a aparecer, tipo ter piety alto, prestígio alto, não ser excomungado, ter bastante terras controladas diretamente por você(isso é bem especulação minha) e acho que é partir de uma certa data, creio eu século XIII.

Posso ter dado azar, pois tenho todas essas coisas que você falou, tirando na campanha da Alemanha que ainda tô em 1160, mas em compensação tenho 58 mil de prestígio e 3 mil de piety.

Então espera que daqui a pouco esse título vêm.

PS: teus reinos têm alta estabilidade?

No da Alemanha tem 1, no da Inglaterra não lembro, mas deve ser isso também.