Presidente Obama anuncia interdição aérea contra narcotráfico no Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (16) a interdição aérea de aviões que poderiam transportar drogas ilegais sobre território brasileiro. Em uma “determinação presidencial” dirigida aos departamentos de Estado e de Defesa, o líder assinalou que a interdição “é necessária devido à extraordinária ameaça que representa o tráfico de drogas à segurança dessa nação”.
Acrescentou que a interdição inclui, pelo menos, o uso de meios efetivos para identificar e advertir um avião suspeito de transportar drogas antes do uso da força.
A determinação presidencial indicou que o governo do Brasil tomou as medidas apropriadas para proteger a vida de inocentes tanto no ar como em terra.
A nota instrui o Departamento de Estado a publicar a decisão na Gazeta Federal e a notificar o Congresso.
Éé amigos… coisa ta ficando feia pro nosso lado… acho bom chegarem logos os aviões do FX-2 …
É provável que os americanos utilizem a base na colombia para abater aéronaves usadas por narcotraficantes e tmb pra monitorar o espaço aéreo da amazonia… seria isso uma desculpa esfarrapada para usarem nosso espaço aéreo?? e o governo da Mula? fica quieto na boa?? E ainda plaita uma cadeira permanente no conselho???
Esse governo é uma completa vergonha se tratando de diplomacia exterior…
Brigadeiro Juniti Saito diz que a intenção do governo é renovar totalmente a frota de caças e chegar a 88 novos aparelhos até 2025
Num clima de tensão e de armamentismo entre países da América do Sul -como Colômbia e Venezuela-, o governo brasileiro vai criar a primeira unidade de aviões de caça na Amazônia a partir do ano que vem, quando deverá ser transferida para a região uma frota inicial de 12 a 16 aviões do tipo F-5M. (O esquadrão transferido será o 1°/4°GAv “Pacau”, hoje operacional em Natal com aeronaves AT-26 Xavante).
Jobim fez um apelo a Amorim para que o Itamaraty acelere a assinatura de um acordo Brasil-EUA, para que a Força Aérea norte-americana possa adquirir cem aviões Super Tucano da Embraer sem licitação agora e a Marinha do país possa fazer o mesmo mais adiante.
Parece que existem alguns acordos secretos em andamento com os EUA.
Indústria Nacional
Escrito por Defesa Brasil
Sáb, 17 de Outubro de 2009 11:58
Um acordo na área de defesa em negociação entre o Brasil e os Estados Unidos poderá representar a venda de até 200 aviões Super Tucano, da Embraer, para as Forças Armadas americanas. “Existe a possibilidade de compra direta, sem licitação”, disse ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O avião brasileiro já disputa uma licitação da Força Aérea dos EUA para cem unidades.
Tucanos são considerados os melhores aviões de treinamento do mundo.
Ser os “quase lá” é com nóis mesmo… nóis quase somos super-potência, quase aposentamos todo mundo em 30 min, quase temos uma força aérea decente… hauhauhauhauah
Galera essa noticia ficou ambigua, mas esta sendo mal interpretada.
Nenhum pais fariam isso de forma tão escancarada como vocês estão pensando, além de ser um atentado a nossa soberânia iria ser um tiro no pé. Afinal os americanos investem aqui, querem vencer concorrências e tem aumentado as relações bilaterais.
O que vai ocorrer é que eles vão interceptar aviões do narcotrafico em direção ao Brasil, através de suas bases, não vai ter violação a nosso território.