Primeiras Impressões

Well… peguei meu Sengoku essa semana, infelizmente ando sem tempo (pra variar) e pude jogar acho que no total umas 2 horas, só. Mas, mesmo assim, o que achei do jogo:

• Leve: pelo menos na minha máquina, o load dele está muito rápido, sem comparações com Vic2 ou EU3-DW. O jogo em si está como o EU3-DW, pleo menos durante o tempo que joguei, espero que conforme o tempo for passando não fique mais pesado (como o DW depois de 1750).

• Gráficos: no nível do DW, se não melhores, na minha opinião. Os terrenos são bem detalhados, não percebi falhas nem elementos estranhos.

• Menus: Práticos, embora demore um pouco pra se acostumar de qual tela é cada botão. Apenas não gostei de ter que clicar com o botão direito no retrato do “alvo” pra poder entrar nas opções de diplomacia, acho que um botão pra isso seria mais prático. E no menu das províncias / militar, por mais que se queira colocá-las em ordem alfabética (pra ajudar a se localizá-las, já que são trocentas e até se acostumar com os nomes e localização de todas…) elas NÃO ficam em ordem…

• Mapa: Bem detalhado, embora eu aind anão consiga fazer o maldito zoom ir certo na província que eu quero…

• Batalhas: Bem divertidas, é legal ver os samurais trocando golpes. Embora me pareceram meio desequilibradas, já ganhei batalhas com metade de Army do adversário e perdi mesmo tendo 3x mais…

• Gameplay Geral: Desconsiderando que sou fã do EU3-DW e, apesar de gostar, não consigo jogar o Vic2, gostei bastante do jogo, tanto pela temática, quanto pelo jogo mesmo. é MUITO complicado, pelo menos no início, pois tem MUITAS opções, desde casamentos e que vai ser seu herdeiro, até o fato que, independente de com qual clã se joga, ou você entra já em trocentas guerras (o clã Hosokawa, com quem estou “testando” o jogo, começa metido em 9) ou mal começa a jogar e todo mundo te ataca… Ou seja, jogar “na paz”, sem chance. E, mesmo tendo um refém deles e ganhando a guerra, na maioria (diria uns 99%) da svezes, eles não aceitam paz, o que é um saco pois te obriga a atacar, atacar, atacar, até que eles decidam pedir paz… não sei se isso é um bug, mas complica não aceitarem paz mesmo ganhando a guerra…

Bom, fui somente até metade de 1468 (cerca de um ano de jogo), apanhei feio, ganhei algumas guerras, mas ainda vou ter que jogar muito pra entender o jogo.

E aí, mais alguém está jogando?

Eu gostei muito de jogo, embora eu tenha lutado muito pra entender. Atualmente au estou jogando com Nambu (ou alguma coisa parecida). Já cheguei em 1490, maas eu entrei em uma guerra com um clã pequeno e outros 3 clãs maiores me ataaram ao mesmo tempo.

Pontos positivos:

• O foco nos personagens; a relação dos personagens com a família e outros clãs é muito interessante, e abre diversas opções tanto para casamento como para herdar pedaços de outros clãs.
  • Os ninjas são excelentes, embora eu precise aprender mais sobre algumas missões deles.

Pontos negativos:

• Você não pode realizar casamentos com membros da sua dinastia a não ser em linha direta, ou seja, o líder do clã pode casar todos os filhos, e os netos, mas se ele morrer e o herdeiro assumir, ele não pode casar os sobrinhos, e se deixar por conta da AI eles demoram de mais pra casar.
  • Eu ainda não dominei o sistema militar do jogo. parece uma simples questão de quem tem mais território ganha, por causa dos "levies"e tal, mas é mais complicado com os ronins e ‘retinues’.
  • A idéia dos plots é interessante, mas eu nunca consegui nínguém pra fazer um plot comigo, então não sei dizer se é mesmo eficiente.
  • Gente demais morre muito nova; nesse meu jogo eu tive 5 filhos, desses 2 morreram antes dos 16 anos, e um logo ao fazer 16. Eu tava espalhando títulos entre eles, mas agora só tenho 2, que já estão meio sobrecarregados.
  • A sua corte é pequena, e é difícil aumentar, pra conseguir masters melhores.

Mas o patch 1.02 que ainda vai ser lançado promete corrigir muitos desses problemas.

Eu gostei muito do jogo, mas ainda preciso melhorar muito nele pra conseguir terminar alguma partida.

esse jogo parece legal :rolleyes:

alguém mais jogou? estou em duvida se adquiro ou não o titulo.

A popularidade desse título está negativa…

O problema dele é ser japão… Não sei quanto a comunidade em geral, mas meu interesse pelo país/época é quase nulo.