Problemas com o EU4, travamentos e "lags" constantes.

Boa noite pessoal. Instalei o EU4 recentemente e estou acontece que em alguns momentos o jogo fica extremamente “lagado”, mesmo estando em alto desempenho para a placa de vídeo dedicada. Gostaria de saber se é só comigo que está acontecendo isso,
Obrigado pela atenção dos que me responderem. :smiley:

Antes de mais nada, qual tua config? Eu tenho um A4-4000 e uma R7 240 e sofro pra rodar mais de 1ano/10minutos, e isso em paz. O jogo é bem pesado por causa da quantidade de processamento exigida pra simular todas as províncias.

Primeiramente fui jogar e continuar meu save com Brunswick no Ironman na versão 1.12. Apareceu aquela mensagem falando que algumas coisas talvez não estivessem disponíveis e dei OK. Porém na mesma hora o jogo fechou. Tentei reabrir. Nada. Desinstalei, reinstalei duas vezes, voltei pra versão anterior não funfou. Voltei pra versão atual. Neeeeemmm. Fiz isso umas cinco vezes. Unsubed todos os mods. Nada. Excluí os mods na pasta dos mods. NAAAAADA. Alguém me ajude pfv. Sério eu amo esse jogo e já estou a 2 longos dias sem jogar.

Desinstale, apague toda a pasta Europa Universalis IV em /Documentos/Paradox Interactive e em \Steam\steamapps\common, passe um CCleaner/JetClean, reinicie o PC e reinstale.
Fora isso, o save era de que versão? Independente disso, o jogo avisou que podia não ser compatível, forçar um save em versões diferentes (principalmente em major patches que mudam mta coisa da mecânica) normalmente dá zica. Embora normalmente somente no save, não no jogo todo.

O save era da 1.11, mas enfim vou tentar fazer o q você disse e mando uma repsosta.

Justamente. Além de trazer novas províncias, o 1.12 refez todo o sistema de TAx/Goods/Manpower das províncias, bem como dos fortes e cercos…

A inteligencia artificial do Europa anda bem mais ou menos… eu queria saber se tem alguma forma de resolver isso…

Em jogos não-Ironman, concordo. Em jogos Ironman, no entanto, está mto mais forte e eficiente.

Mas eu to jogando no Iron Man e simplesmente Mainz declara uma guerra suicida…

Q coisa… aqui no Ironman até pra um aliado entrar pra guerra é complicado se ele não tiver grande interesse nisso… ás vezes nem sendo rival…

O último patch do jogo visava corrigir este problema também.

Perae, a IA fica mais inteligente se for no Ironman?

Aqui sempre foi, se não mais inteligente, ao menos mais efetiva… exceto a dos aliados, essa fica mais burra…

Isso não era para tá acontecendo… Estranho…

Pois é!
:confused:

Creio que a IA melhorou, comecei um save já com o hotfix 1.12.2 e até agora poucas guerras iniciadas (Sim, eu sei que em 1444 não tem mais guerras em andamento).