Problemas de FPS

Olá comunidade do Rome 2!

Sou novo no fórum aqui e gostaria da ajuda de vocês.

Meu pc tem as seguintes configurações:

Wndows 7 Ultimate 64-bits
AMD Radeon 5700 Series
16 GB de RAM
Intel®Core™i5-2300 CPU @2.80GHz 3.00 GHz

Enfim, formatei recentemente meu computador para 64 bits e coloquei mais memória, pois antes - com 4 GB de RAM e 32 bits - o Rome 2 não rodava nada bem… todos os gráficos no mínimo
e com péssimos desempenho, performance e experiência de jogo :frowning: . Agora que tenho um pc melhor eu esperava rodar o Rome 2 com melhores gráficos e com ótima experiência, e por um tempo foi
assim mesmo. Entretanto, em batalhas que excedem aproximadamente 2000 soldados (meu exército + exército inimigo), o FPS cai drásticamente :astonished: , ou seja, as unidades movimentam-se em intervalos
ridiculamente travados :mal, já reduzi os gráficos para low mas aparentemente não há solução, em batalhas grandes eu perco totalmente a vontade de jogar :frowning:

Portanto peço a ajuda de vocês, jogadores mais experientes e que entendem muito mais de computação e afins do que eu.

PS: rodei o benchmark e o fps médio é 30 só pra saber

Hum… qual exatamente o modelo da tua placa de vídeo? Há mta variação dentro da linha 57xx…
Ah, sim, seja bem-vindo :slight_smile:

Eu não sei agora, mas li em no fórum oficial que o jogo requer muito do processador.
As vezes eu também sofro com isso! Meu pc é um i5 3330, gtx 650ti e 8gb de ram e jogo com tudo no ultra. Meu monitor tem uma resolução pequena(1280x1024) e eu consigo jogar até com 3 exercítos cheios. Mas as vezes eu jogando contra poucas unidades acontece isso.

É exatamente essa a pergunta. A placa de vídeo vai contar muito nesse caso.

O Rome 2 tem normalmente problemas mesmo com FPS. Eu com um Windows 7 Ultimate, i5 4430 3.0 GHz, 8 GB de RAM, GTX 650 Ti Boost não vejo o FPS do Rome 2 passar dos 60 rodando no ultra quando atinge seus picos. Isso quando não cai drasticamente, mas nunca cheguei a ter lag. Pra você ter uma ideia se eu ponho o Battlefield 4 no médio eu consigo chegar a 200 FPS em algumas regiões de certos mapas. A diferença é gritante.

Se bem que essa configuração que ele postou ai atinge o mínimo necessário q a CA pede pro jogo… Então pelo menos no Low era pra ele conseguir jogar…
Mosmann vc ta usando o patch 9 do jogo? ele melhorou bastante os fps da maioria do pessoal.

O Rome 2 é msm um jogo bem peculiar, um cara com um Hardware top de linha não consegue rodar o jogo no talo sem ter problemas, e eu com meu notebook jogo ele aqui tranquilo sem travar nem nada com uma configuração bem modesta.

Como eu disse se os cars da CA não fizerem um patch especifico pra isso a coisa vais e manter na msm.

Edit. Aqui pela seção tem uns tópicos referentes a isso ai chmp’z

Dicas para melhorar perfomance e FPS
viewtopic.php?f=121&t=12289

Resolvendo problema de lag no Rome 2
viewtopic.php?f=121&t=11882

Como Melhorar o FPS no Rome total war 2
viewtopic.php?f=121&t=11774

Edit 2. :welcome

Pessoal, eu não tenho grande experiência em computação portanto sobre a minha placa de vídeo só sei dizer esse modelo já citado: AMD Radeon 5700 e que ela tem 1000 MB de memória.

Realmente procuro uma solução para esse irritante problema. Já lutei a mesma batalha 5 vezes e nunca a terminei porque perco totalmente a vontade de jogar quando essas travadas
consecutivas acontecem. Tenho amigos com configurações semelhantes ao meu computador que rodam o RTW2 sem problema algum e em boa qualidade.

Não adianta nem sequer reduzir ao mínimo todos os gráficos, uma vez que o FPS continua baixo e aquele lag infernal não da uma trégua :mal

Acabei de atualizar meus drivers da AMD e já realizei todas as soluções indicadas por um dos membros que comentaram neste tópico e, francamente, vi muito pouco resultado.

Eu me pergunto se o problema é o meu computador ou se a CA vai fazer alguma coisa definitiva pra melhorar essa situação. Comprei o RTW2 no Steam por 100 reais e logo que havia sido
lançado (não era o beta), e esperava ter uma ótima experiência jogando a minha série favorita de jogos de estratégia mas, infelizmente, não é o que acontece.

Devo mudar de placa de vídeo? Poderiam me sugerir alguma? Devo mudar meu processador? Já não sei mais o que fazer :frowning: o RTW2 fica parado na minha biblioteca porque não tenho vontade de
jogar devido à esse problema extremamente irritante e inexplicável.

Espero a manifestação da comunidade.

Obrigado.

Provavelmente não é placa de video seu problema… Qualquer Radeon da série 5700 deveria conseguir rodar o jogo pelo menos no médio… Acredito que o problema é algo relacionado com o uso da CPU.

Será que outros programas não estão deixando seu computador lento? Você só tem esse problema no Rome 2? Tentou dar uma olhada no desempenho da CPU antes e durante a execução do jogo? (Pressione Ctrl+Alt+Del,escolha “iniciar gerenciador de tarefas”, e depois va na aba “desempenho”)

Se algum CPU estiver a 100% durante a execução do jogo (mesmo apenas 1 deles) significa que o seu PC ta sobrecarregado… No caso então, seria problema de outro programa… ou seu computador da conta de rodar o jogo.
Dentro da aba desempenho a opção de recursos mostra se tem algum processador “estacionado”, ou seja, esta desligado pra economizar energia… Tem um jeito de reverter isso mas é meio complicado… Vamos deixar isso pra ultimo caso.

Vc tb pode dar uma olhada na aba “processos” pra ver se tem algum programa que esta ocupando muito processamento do CPU, e também uso de memória RAM… (apesar q 16 Gb é mais do que o necessário pra rodar qualquer jogo)

Você disse que comprou o jogo logo após ser lançado… Então vou refazer a minha pergunta anterior… ja testou o jogo com o patch 9? Ele melhorou muito os fps do jogo pra varias pessoas… Eu inclusive ^^

Mesmo depois de atualizado é interessante vc verificar a integridade dos arquivos do jogo pela Steam…
E se depois disso o problema continuar, desinstalar e baixar o jogo de novo pode ser a solução… Isso ja resolveu problemas com lag pra mim anteriormente.

Da uma olhada nessas coisas q eu disse e tenta fazer esses procedimentos. Depois nos conte se melhorou alguma coisa :wink:

Sem querer me meter mais ja metendo, sera que não tem a ver com a geração do processador tipo tenho um i5 mas é 3 geração, se bem que na especificação do rome 2 é a partir da 2° geração e a dele parece ser da 2°!? e tem que ver a placa de video tbm pois ele citou que tem 1000mb de ram e os bits??? pq 1gb de ram e 64bits vai ficar pesado, isso é só um exemplo pois essa linha 5700 deve de ser de no minimo 128, digo isso pq no passado tinha uma que era 1gb por 64 bits e não rodava gta 4 nem fu…ficava travadão, peguei uma do meu amigo que era 1gb por 128 bits e foi de boa no minimo claro hehehe

A linha 57xx é 128bits e 1GB de memória. Fui dar uma olhada mais a fundo e ñ tem mta diferença entre a 5750 e a 5770:

Logo, as duas deveriam rodar o jogo sem problema, então… Os drivers estão atualizados? Antivírus em segundo plano? Algum outro processo não-essencial?

Já fiz a atualização mais recente do RTW2 e não me ajudou em nada :frowning: O uso de CPU mantém-se em 8% durante a execução do jogo, então não acho que seja o problema. Mantenho apenas
o RTW2 aberto enquanto estou jogando, nada de torrents, Skype, Youtube ou coisas do gênero.

Vou ter de reinstalar tudo então pelo visto, é a única opção que me resta.

Tenho esperanças de que funcione…

Obrigado a todos.

Em breve postarei o resultado.

Mesmo não entendendo nada de computadores da nova geração, vou tentar te ajudar, se seu jogo for original, já tentou verificar o cachê do jogo, pode ser que tenha algum erro lá.

Cara faz o seguinte tem um programa que busca no seu pc o que precisa ser atualizado é gratuito e uso ele a cada 3 meses para avaliar, chama-se slimdrive, baixa instala e poe pra roda, ele vai pedir para fazer um backup rapidinho é bom pq se der algo errado é so restaurar sistema. Ele vai verificar e trazer as atualizações é só clicar baixar, vai desde bios ate o software de sua placa de video.

Outra coisa sua placa de video deve ser dx9 né não!? da uma olhada na config do rome pra vê se não esta para dx10

Não. Conforme a tabela q eu postei, a série 57xx é DX11.

ah é, nem reparei no 11 lá :lol

Obrigado pelas dicas pessoal!

Cheguei à conclusão de que o problema realmente era a minha placa que não dava conta das coisas… Então recentemente adquiri uma melhor: GTX 650 Ti. À princípio tudo está rodando maravilhosamente bem, porém, em batalhas grandes, novamente estou tendo o mesmo problema de antes: aquelas travadas repetitivas que tiram toda a graça da batalha :frowning: Poxa, eu comprei o rome 2 pra reproduzir com fidelidade as batalhas gigantescas da antiguidade, e não é o que tá acontecendo. Qualquer confronto com mais de 2000 soldados já começam essas travadas chatas que atrapalham toda experiência de jogo.

Estou com o mesmo problema só que com os gráficos mais elevados -.-. Garanto que os drivers estão atualizados, mas, por favor, qualquer ajuda é bem-vinda.

É estranho mesmo. Com que gráficos você tá jogando? Tenho 8 GB de RAM (menos que você), Intel Core i5 3.0 Ghz e uma GTX 650 Ti Boost e nunca tive problemas. Jogo no ultra. Esse Rome 2 tem problemas meio aleatórios mesmo que de vez em quando pegam algumas pessoas.

Pois é… e eu aqui com um A4-4000 (Dual-Core 3.2GhZ), 4GB de RAM e uma simples R7 240 (2GB DDR3, 128bits, DX11.2, 320ppc) rodando tranquilamente acima de 30fps no Extreme, só tendo queda com chuva ou neve (mas colocando em Very High nesses casos volto a ficar com 30fps+)… e gnt com máquina 4x melhor q a minha com problema… ñ dá pra entender…

estou com o mesmo problema, mas tenho uma gtx 750 ti com um i5 4440 e 8 gb de memoria, quando vou pra batalhas de tomada de cidades, com muitas tropas e tmb com muralhas fica dando as travadas de imagem sendo q o fps permanece em um bom numero, ate se colocar no low nao roda direito fica travando, nao entendo tmb o q poderia ser

Random bugs and lags do TWR2. A única explicação.