Propriedades das unidades mercenárias no M2TW

As unidades mercenárias (unidades que podem ser recrutadas por generais fora do castelo/cidade) são definidas no arquivo descr_mercenaries.txt que não está nos compactados do M2TW vanilla, ou seja, qualquer um verá o arquivo em sua pasta normal e pode alterá-lo e sua alteração fará efeito sem precisar de mais ajustes. Qualquer campanha de qualquer mod que tiver unidades mercenárias terá esse arquivo.
Ele está na mesma pasta do arquivo descr_strat.txt da campanha (data/world/maps/campaign/imperial_campaign no M2TW vanilla).

Neste arquivo, estão descritas quais unidades que estarão disponíveis em cada região da campanha. Em cada unidade está escrito o tempo que a unidade leva para ser recrutada, o nível de experiência da unidade, a faixa de anos que ela estará disponível (ex.: Tal unidade só estará disponível depois de tal ano até tal ano).

Um outro dado que quero cahamar a atenção é que também há uma informação limitando qual religião pode recrutar a unidade. Se estiver definido na unidade “católica”, as facções islâmicas não poderão recrutá-la e assim com qualquer religião.

Um exemplo do arquivo:

	unit Mercenary Arquebusiers	exp 0 cost 830 replenish 0.04 - 0.13 max 2 initial 0 start_year 1400 events { gunpowder_discovered }

Onde:

  • exp: Nível de experiência da unidade;
  • cost: Preço da unidade;
  • replenish: Taxa de reposição da unidade;
  • max: Máximo de unidades que poderão ser recrutadas por vez.
  • initial: Número inicial que estará disponível na primeira remessa.
  • start_year: Determina a partir de qual ano estará disponível a unidade. Se não houver isso, ela estará disponível em tod a campanha.
  • event: Determina que a unidade estará disponível a partir de algum evento (ver descr_events.txt). Nesse caso, a unidade estará na lista somente após a “descoberta da pólvora”. A ausência deste dado tornará a unidade sempre disponível.
  • religions (não disponível nesta unidade): Determina quais religiões que poderão recrutar a unidade.

Um outro dado que pode estar presente na unidade é o “crusading”, que determina que a unidade somente poderá ser recrutada se o general estiver participando de uma crusada/jihad.

A ausência dos dados “start_year”,“end_year”,“religions”,“events” e “crusading” deixam a unidade disponível durante toda a campanha para todas as facções.

Como descrevi nesse tópico, as unidades mercenárias que estão ocultas podem ser tranquilamente adicionadas neste arquivo. Os nomes das unidades têm que ser conforme a unidade está descrita no arquivo export_descr_unit.txt e tem que ter o atributo “mercenary_unit” para adicioná-las como mercenárias. Não tente editar o export_descr_unit.txt e colocar esse atributo numa unidade que não tem. Dará pau!

Ou se quiser, podem fazer o download do descr_mercenaries.txt que modifiquei. Removi nesse arquivo, as restrições de religião e adicionei as unidades ocultas. Substitua o arquivo que está lá.

Download (megaupload) descr_mercenaries.txt

Excelente postagem. Muito útil para moddar.

Por que não vem isso pronto no Vanilla?

o arquivo existe no vanilla. eu só to ensinado a modificar ele.