Quais os maiores fracassos da Segunda Guerra Mundial?

Título autoexplicativo, na opinião de vocês quais foram (ou quem preferir, qual foi) os maiores fracassos na Segunda Guerra Mundial?

Eu listaria três, sendo a primeira considerar por mim como o maior fracasso
Guerra de Inverno: Os Finlandeses fizeram com os Soviéticos o que mais tarde os Vietcongs fariam com os Estadounidenses, o fracasso Soviético fez Hitler pensar que a Invasão a União Soviética não era impossível e forçou os Soviéticos a reformarem o comando do Exército.
Linha Maginot: A França apostou na Guerra de Trincheira e pagou caro por isso, a Linha Maginot por si só era sensacional, também não dá pra culpar a França por jamais imaginar que os Alemães invadiriam a França através da Bélgica.
Invasão Italiana a Grécia: Foi um fiasco, as Tropas Gregas empurraram os Italianos de volta pra Albânia e se não fosse a intervenção da Alemanha e da Bulgária, não se sabe qual seria o resultado dessa Operação. A ajuda a Itália atrasou em um mês o início da Operação Barbarossa.

A Invasão Barbarossa,para min foi o maior fiasco da WWII,pois Hitler tinha plena certeza que venceria as tropas da união soviética,e venceu mas ele não contava com a política da terra queimada que os camponeses russos fizeram ,assim fazendo com que o exército alemão tivesse suscetíveis atrasos por falta de suprimentos.

A Invasão do Egito pela Itália.
Os italianos invadiram o Egito e avançaram cerca de 100 km até Sidi Barrani, de 09 a 16 de setembro de 1940. Em 08 de dezembro, os ingleses lançaram a Operação Compasso, atacando a partir de Marsa Matruh. O Geneal britânico Wavell avançou com 35 mil soldados contra o Décimo Exército italiano do Marechal Graziani de 150 mil homens. Como os britânicos eram melhor abastecidos, eram melhor equipados e bastante motorizados, em dois meses os italianos foram expulsos, forçados a recuar pela Cirenaica e finalmente cercados e rendidos.

Os italianos tiveram 3 mil mortos e 115 mil capturados, inclusive 22 generais, perdendo 400 blindados e 1200 peças de artilharia, contra 500 britânicos mortos e pequenas perdas de equipamento. 32 mil soldados italianos se salvaram escapando para a Líbia Oriental.

A Cirenaica foi perdida, mas ainda restava o Quinto Exército italiano, na Tripolitânia, que no entanto tinha cedido seu equipamento (artilharia, tanques, aviões, suprimentos etc.) para o Décimo Exército.

Os britânicos se referiam à enorme quantidade de prisioneiros pela sua área ocupada, já que eram demais para serem contados (5 acres de oficiais e 200 acres de soldados, 1 acre dá cerca de 4 mil metros quadrados).

Em fevereiro, Mussolini aceitou a ajuda da Alemanha, e a DAK (Deutsche Afrika Korps), comandada por Rommel, desembarcou em Tripoli para estabilizar a situação.

Guerra de Inverno, os números falam por si…

[center]Forças
Finândia[tab=30][tab=30][tab=30][tab=30][tab=30][tab=30][tab=30]URSS
250 000 soldados… 1 000 000 soldados
30 tanques…6.541 tanques
130 aeronaves…3.800 aeronaves

Vítimas
Finlândia[tab=30][tab=30][tab=30][tab=30][tab=30][tab=30][tab=30]URSS
26 662 mortos…126 875 mortos ou desaparecidos
39.886 feridos…264 908 feridos
1000 capturados…5.600 capturados
[tab=30][tab=30][tab=30][tab=30][tab=30][tab=30][tab=30][tab=30]2268+ tanques[/align]

Fonte

Tiveram que me chamar pra botar ordem na casa rsrsrs

A guerra de inverno foi realmente vergonhosa

Amigo, toda a campanha da Itália durante a S.G.M. foi um fracasso. HAUHAUHAU

pra mim os maiores erro foi a Operação barbarossa e A Alemanha querer tomar a inglaterra a qualquer custo!
na minha opnião a alemanha deveria ter esperado o inverno russo passar no fronte oriental manter apenas posições defensivas das fronteiras com URSS!
E ter planejado melhor o ataque a Inglaterra com ataques alinhados abrindo espaço bombardeando, depois desembarcando tropas na costa com o apoio da marinha no canal da mancha e contando com apoio de paraquedistas para estabelecer posições defensivas e cabeças de ponte ja em territorio ingles!!!
mas essa e minha humilde opnião :slight_smile: !!! :pirata

?!? :confused: :confused:

Italianos… :hihi

Não acho a Barbarossa um “fracasso” ou “desastre”, como o pessoal acha ai. A operaçao só nao teve sucesso porque o Grupo Centro teve de cercar uns russos na Ucrania, ao invez de inflectir para Moscou. Quando terminaram já era tarde demais ( Inverno/divisoes da sibéria ).

Sem falar da força que ele podia reforçar o front Oriental, ajudando o fracasso italiano no Norte de África e nos Bálcãs.

:confused: Foi um sucesso a campanha que fez a Alemanha perder a segunda guerra?

A Operação Barbarossa não foi um fracasso ? Lógico que foi. Mas é claro, por uma série de fatores.

Primeiro: Hitler teve que adiar os planos da Barbarossa para enviar um Corpo Expedicionário para a África, em socorro aos Italianos. Com isso, um tempo precioso foi perdido, o que acarretou vários problemas mais tarde;

Segundo: Hitler criou uma guerra étnica na Europa. Com já dizia Sun Tzu, era melhor vencer o inimigo sem lutar, e quando aprisionasse-o, deveria cuidar dele como se estivesse cuidando de seus filhos, pois assim, os demais inimigos veriam o quão bom era estar sob sua custódia. Como a URSS tinha várias étnias, a SS fez a festa executando judeus, ciganos e vários outros povos, acarretando assim um grande ódio dos nazistas. Os cidadãos soviéticos não gostavam do regime mão-de-ferro de Stálin, mas foram poucos que clamaram os nazistas como libertadores. Quem sabe se não tivesse existido esse ódio tão grande em relação à outra etnias, os nazista teriam recebido maio apoio dos povos conquistados;

Terceiro: A Wermacht não estava preparada para uma guerra de inverno e não tinha logística necessária para a mesma;

Quarto: Nem preciso citar os fatores climáticos;

Quinto: Não preciso também falar do enorme território e da bravura dos soviéticos;

Sexto: Por fim, a falta de aliados fortes. Enquanto a Alemanha tinha divisões e provisões húngaras, romenas, espanholas e italianas, a URSS tinha auxílio dos americanos e ingleses. Se colocarmos na balança, é claro que a URSS, dispunha de uma situação bem mais vantajosa;

Sobre esse “segundo” eu já li algo diferente: os nazistas foram sim bem recebidos pelos povos das áreas ocupadas da URSS, e dizem que até poderiam ter recebido o apoio deles, só que os nazistas ao invés de ajudá-los fizeram a mesmíssima coisa que a URSS fazia, explorá-los. Aí Hitler perdeu uma baita quantia em recurso humano…

Eles foram bem recebidos até começarem a matar os habitantes…

Foram poucos que os receberam bem. Os que mais foram receptivos foram os povos da Ucrânia e dos Países Bálticos, pois estes estavam sofrendo muito com o regime autoritário de Stálin.

Isso eu posso assegurar que é verdade.

a ucrania devido a fome que stalin as fez passar e os´paises bálticos pois haviam sido ocupados recentemente