Qual foi ou quais foram os maiores erros de Napoleão

bem seguindo essa linha de grandes caras da história que tiveram tudo para vencer e acabaram fazendo errado.
Dessa vez eu venho pedir a opinião de vocês sobre os erros ou acertos do cidadão que era chamado de Napoleão Bonaparte.
na minha opinião o poder subiu a cabeça desse cidadão, se bem que ele tinha o melhor exercito daquele tempo mais por confiar tanto na sua superioridade militar acabou por esquecer a “logistica” de suas armas e mais um que parou na macumba da Russia e eu quero saber que Bruxaria é essa da Russia não pode ser só o inverno tem algo mais lá… vamos lá caras comentem. :wink:

O problema da Rússia não é o frio… Vou explicar. Aconteceu com Napoleão e Hitler.
Os Russos recuavam e queimavam os suprimentos, mas as tropas francesas conseguiam se manter e avançavam, na vontade da batalha e tal era fácil, o que napoleão fez, ele avançava, no inverno ele recuava, mas depois no próximo inverno estava muito mais distante e não dava pra voltar, então ficaram lá mesmo. Dominaram uma boa área, mas o problema é a volta pra casa, com as tropas já desmotivadas, pois a ansiedade da batalha passou e muito tempo de guerra, mal alimentação e frio, isso foi a queda de napoleão. Hitler também, só que aguentou mais, e digo mais, se Hitler mantece a II guerra por mais 2 meses, ele ganhava, faltava pouquíssimo pra fazer a bomba nuclear, e não era só 1 bomba que estava avançada, eram 32 queridão! :smiley:

caramba,caramba,caramba… eu não sabia disso não de uma fonte um pouco confiavel eu ouvi falar mais foi da galera da bagaça então neh pesquisei a fundo… mais isso não vem ao caso aki… amanha eu comento sua postagem

Outro defeito de Napoleão: falta de diplomacia. Assim como Hitler, ignorou a sedução de um tratado comercial vantajoso que atrai países a sua causa, como os EUA. Depois é só financiar um golpe de estado de um militar burro (Pinochet, tá certo?) que fode com o país até então em vantagem.

me desculpe, mas denovo irei discordar, isso q ele tinha tudo para vencer eu n engulo n, ele simplesmente n tinham o poder economia da Inglaterra, nem o naval.

é mesmo e como foi que ele conquistou quase toda a europa ? à sei ele não tinha poder… ele chegou jogou os dados e venceu foi assim né. :hehe :haha
certamente que ele não tinha o poder naval da inglaterra, mais sinceramente a inglaterra só tinha os barcos… exercito decente que é bom nada…mais era a grande potência econômica. o fato é que ele poderia ter vencido qualquer nação daquele tempo mais ocorreram varios erros… eu coloquei isso aqui para vcs comentarem se foi erro de estrategia militar ou erros economicos ou qualquer outro tipo… emfim é mais pra dizer onde eles erraram e tambem falar sobre aquele periodo e talz

Naval e econômico, ele usou o exército, entra em um desses?
Mas ele n serve para manter toda a Europa obediente quando falta dinheiro, muito menos para invadir uma olha, e Inglaterra tinha um enorme poder financeiro, isso sem contar ele ter saído de uma frança super instável, o q vc faria no lugar dele?

eu fortalecia minha posição hora… acho que é era o melhor a fazer do que sair invadindo a porra da russia sem um planejamento correto e mais colocava as nações ja conquistadas para trabalharem pramim e assim eu teria força humana bem como materiais e suprimentos.

Vc ficaria esperando A Inglaterra comprar quantos inimigos pudesse para vc?

A França n estava completamente estável e o resto era mantido pela força, Ele teria que lidar com no máximo a Italia, para ir contra a Espanha, Alemanha, Russia e Inglaterra, quantas vezes ele poderia fazer isso?

só uma coisa ela ia lidar com que Alemanha? e o imperio russo tava só o resto que eu me lembre assim como a Espanha e a “Alemanha” como vc fala estava conquistada ao meu ver…
PS: macho à alemanha não estava unificada… :hehe :haha fora o fato de ser um monte de nação desorganizadas por natureza qd napoleão iniciou a campanha da russia ele ja tinha conquistado Brandeburgo e grande parte da prussia que é a sua alemanha… :hehe :haha

fora que ele ja tinha feito a campanha penisular e tinha chegado até portugual lembra familia real portuguesa correndo com medo para o Brasil… :hehe

Fato o adversário que ainda restava eram os casacas vermelhas o resto ;(

Vc tem tem mesmo tanta dificuldade para pensar?
Alemanha era claramente desunificada, mas era uma região cheia de inimigos para Napoleão, n vejo pq ficar falando todos.
Reinos conquistados, A Rússia n estava conquistada, estava sendo chantageada, e a Alemanha(nome de uma região caso vc ainda n tenha percebido) e a Espanha eram barris de pólvora, se eles se revoltassem de novo com o apoio do U.K. e da Russia o tio Napo teria voltado a situação de uma França extremamente enfraquecida contra o resto da Europa, com a diferença que suas inovações já eram conhecidas.

1º lugar eu te agradeço porque infelizmente só eu e vc estamos comentando aki…

bem a parte de se revoltar era verdadeira mais é o seguinte o tio napo ele tinha um “exercitão” melhor que qualquer outro vc acha que uma revolta não poderia ser controlada ? fora que eu não me lembro dos paises germanicos se organizarem de tal maneira para tal coisa naquele tempo e a russia não estava só o resto ? se o cara chegou a moscou que é a capital da nação… é mais no minino a moral tava -1000000000…

Napo tinha um exército, mas ele n poderia usa-lo para sufocar a Europa e se proteger da Inglaterra e da Rússia, sendo que essa ultima n estava tão ruim, embora realmente n se comparasse a França.

O maior erro do napoleão: Suplimentos e moradia, porque quando chegaram na russia,os soldados quase não tinha comida para comer, e napoleão esqueceu de que os ucranianos eram um inimigos letais da Russia, isso seria uma vantagem: Kiev é um bom lugar para acampar os soldados e fornecer a comida. E se eu fosse o napoleão, eu vou saberá que essa ação dos ucranianos poderá atrair a russia, então eu vou mandar a 4 exercitos da cavalaria irem despercebidamente(os espiões não vai perceber) para o Norte e Sul e depois eles vão ficar escondidos ou “camuflados”. Aí, os russos irão atacar a Kiev, os ucranianos vão se juntar ao meu lado ( que é vantajoso) para lutar contra os russos. Na hora certa em momento certo, 4 unidadas da cavalarias vão atacando nas costas do russos ( os russos não vai olhar para trás) e surpreendendo… Será como um teatro da morte,algo mais divertido como filme Rambo…

Diferente de Hitler, Napoleão não tinha uma hierarquia, quando ele morresse ia acontecer o que aconteceu com o Alexandre o Império dele ia acabar e ainda mais um cara de 52 anos não ia aguentar muito tempo. Era diferença de época em sua época Napoleão era chefe de estado e general era muito desgastante e Hitler só dava ordens para os seus generais, mesmo que Napoleão vencesse a Rússia ele ia se fuder por que não tinha suprimento e a saúde dele não aguentaria uma guerra com os britânicos, sem contar que a Inglaterra era muito mais organizada e acabaria com ele sozinha. O pessoal se engana não se pode comparar um general com um chefe de estado. Ele diferente de Hitler não teve nenhum erro mais nunca uma pessoa manteria um império por muito tempo sozinha!

Ele n errou?
Tá explicado pq ele ganhou então.
E será q ele n ter herdeiro n tem algo a ver com a revolução francesa?

Acho que não tem a ver com a Revolução não, ele passou 26 anos da vida dele em guerra e o tempo que ele não batalhava, ele tava estudando ou administrando a França ai nesse tempo ele teve até um filho mas aconteceu o que aconteceu com o Oliver Cromwell quando Napoleão foi derrotado o filho não tinha a mesma influência que ele e portanto Napoleão não teria herdeiros

A uma certa altura, o Império Napoleônico, e suas alianças, ficou tão vasto que ficou difícil de coordenar; havia interesses conflitantes entre diferentes nações, e para resolver esse problema, a partir de 1803, Napoleão resolveu colocar parentes em tronos europeus. José Bonaparte virou rei de Napoles, a Holanda ficou para Luis, Jerome ficou com a Vestfália, a irmã Elisa ficou com Lucca. Quando o rei da Espanha ficou menos cooperativo ( os interesses de Napoleão predominavam sobre os da Espanha ), foi feito um golpe que simplesmente trocou-o por José, que sai de Napoles para a Espanha, numa autêntica dança das coroas reais. Os espanhóis ficaram furiosos, e José descobriu que seu reino se resumia à cidade de Madri, precisando sempre de uma guarnição permanente para cada cada área que quisesse controlar.

Por toda a europa, cada país tinha que suportar um exército de ocupação e as demandas e colaborações que Napoleão exigia, ficando cada vez mais impopular. Quando Napoleão deixou a forma republicana e se tornou Imperador, os idealistas por toda a europa acordaram do sonho; Napoleão não veio trazer a liberdade e justiça, mas sim botar grilhões na europa toda, transformando todos em escravos da França e de Napoleão Primeiro, o Ogro. Quando as intenções de Napoleão ficaram claras, Beethoven riscou seu nome da dedicatória da sua Terceira Sinfonia com tanta força que fez um buraco na partitura.

Napoleão havia comprado os russos dando-lhes a Finlândia sueca, mas uma dessas contradições (os russos acabaram vendendo seu trigo aos britãnicos), fez com que ele decidisse invadir a Russia. No entanto, o exército que ele levou foi grande demais. Se ele tivesse levado um exercito com metade ou um terço do tamanho, avançado mais cuidadosamente para estabelecer suprimentos adequados, e ameaçado São Petersburgo e Moscou, deveria ter obtido melhores resultados militares. Do jeito que foi, acabou celebrizado no famoso mapa das perdas napoleonicas na Russia:

A espessura da faixa é proporcional ao tamanho dos efetivos disponíveis; cor bege na ida, preto na volta. Dos 424 mil homens que passaram por Kovno na ida, 10 mil retornaram em boa ordem.

A Grã-Bretanha estava passando por uma aceleração da sua Revolução Industrial, e seu comércio estava florescendo no mundo fora da Europa, e tinha dinheiro de sobra para criar coalizões européias. A cada 2-5 anos, Napoleão tinha que enfrentar uma coalizão nova, até que a Guerra da Sexta Coalizão mandou-o para a ilha de Elba.

1 curtida

O mais esquisito é que o tio Napo ainda espalhava alguns ideais republican0s.
Sobre a Russia, acho que se ele levasse poucos homens ele perderia, a Russia era populosa, e ele teria que manter as áreas conquistadas.

Napoleão levou um exército grande demais para atravessar a Russia. Incluiu soldados de qualidade ou lealdade duvidosa, o contingente prussiano se escapuliu na primeira oportunidade; o certo seria ter levado um exercito menor, mas de elite. Ou talvez dois, um indo para São Petersburgo e outro para Moscou.
A única grande batalha de Napoleão até Moscou foi Borodino, e os russos não reuniram mais que 160 mil homens.
Até mesmo Berezina, quando os franceses estavam em plena retirada e os russos em maioria, os franceses venceram, embora com enormes perdas.

Não mencionei no meu post anterior um outro erro de Napoleão, que foi o de não fortificar a defesa da França. Se após Waterloo ele tivesse fortes na fronteira francesa, teria retardado os exércitos aliados. Na defesa da França, com um exército de recrutas, Napoleão se saiu muito bem, e conquistou uma sequencia impressionante de vitórias. Talvez pudesse ter feito com que aceitassem uma derrota condicional. Mas, do jeito como foi, Napoleão teve que abdicar incondicionalmente.

1 curtida