Re-reconquista

EDIT: Esse tópico era mais pra ouvir algumas ideias, mas vou aproveitar ele e manter um registro da campanha.

Sugestões para o achievement? Comecei a jogar há alguns dias.

Coisas que eu fiz até agora (nessa ordem):
-Aliança com Marrocos e Túnis.
-Tomar Tlemcen
-Abrir caminho até Sirt conquistando as nações pequenas ao sul de Tunis.
-Perder MUITOS pontos de adm e mil. pra estabilizar as províncias conquistadas, com uma receita mínima e forcelimit de 10.
-Perder minha aliança com Marrocos
-Ser chutado pra fora da Europa por Castela, com Aragão e Nápoles em PU.
-Me aliar aos Otomanos.

Quais ideias vcs recomendam?

Faz tempo q eu joguei, mas considero q vc começou errado, numa vez que faltava três províncias antes de eu perder o save, eu fui para a America, mudei a capital para lá, fiz um império americano gigante e só depois voltei para atacar Castela. Dessa sua forma eu não tenho muita ideia não de terras capazes de rivalizar com Castela.

Vc ocidentalizou ou foi de tech muçulmana mesmo?

Ocidentalizei mais tarde.

Tentei de novo, e me saí melhor. Dessa vez, me aliei só com marrocos e parti pra Tunis logo em seguida. De resto, segui o mesmo plano, com umas 4 províncias até agora no Brasil, e consegui me ocidentalizar antes dos primeiros 100 anos.

Tem só um “probleminha” pela frente…

Pequeno problema…

Celebrada a paz com Castela, agora é corear tudo, pagar minhas dívidas e me preparar pro pequeno problema azul logo à frente, enquanto abafo os 62 pontos de AE que eu levei nessa brincadeira…

Isso pode ser um… problema… talvez…

Ano de 1619. Ainda tem um empréstimo de 200 a ser pago e colonizei mais duas províncias no norte do Brasil.

França não cresceu o olho pra cima de mim, o que me deu tempo pra pesquisar ideias diplomáticas e começar a fechar com os países da Europa. Nesse ínterim, o AE com a França caiu de mais de 100 pra 34. Talvez o fato de nós termos os Otomanos como aliado comum tenha ajudado a manter as relações… Os otomanos nunca entram comigo nas guerras, e quando entram, ficam só olhando, mas se eles servirem pra intimidar possíveis adversários, isso já ajuda bastante.

Fechei alianças com Savoy (aliado da França) e com o Papado. Tem uma aliança ainda com Air ao sul, que eu usei pra conseguir províncias de Jenné (separate peace) e fazer fronteira com Bonoman. A ideia é declarar guerra contra Bonoman, aliado de Castela, e conseguir pelo menos Sevilla na península ibérica.

França acabou de vencer uma guerra contra Castela e Portugal que me foi um TREMENDO adianto. Portugal perdeu sua aliança com a Inglaterra, e Castela teve que liberar Leão… que se aliou à Portugal. Resta agora decidir se ataco Portugal ou Castela primeiro.

Enquanto isso, gostaria de testar as ideias de espionagem depois do update, mas tô na dúvida entre pegar ideias de quantidade ou defensivas… meu exército em manutenção máxima tá me custando praticamente TODO meu dinheiro mensal.

E esses mamelucos aí?

Não esqueci deles. Estão até enfraquecidos. Mas numa guerra que a França declarou contra Leão eu resolvi aproveitar e tomar algumas províncias na península ibérica. Consegui Ceuta e o Alentejo, mas acabou sendo mais difícil do que eu pensei…

Provavelmente foi uma má ideia. França anexou Leão cedo e eu me vi sozinho contra Portugal, que trouxe a Lituânia pra guerra.

Normalmente eu esperaria zerar as contas pra ir pra guerra de novo, mas dessa vez não vou esperar.

É… não qro falar, mas 10 ducados de juros e inflação a 17% é complicado :confused:
Tem q ver se acha alguma guerra pra extorquir dinheiro - o q vai aumentar ainda mais a inflação, maaaaas dando pra pagar as contas…

Tenho a impressão de que não vou conseguir chegar onde eu quero. Air estava com poucos soldados, parti pra conquistar eles. A ideia era transformar em vassalos, mas não era possível. Tomei todas as províncias, e tive que me virar com mais de 200% de overextension. Revolta pipocando pra tudo quanto é lado, e mais empréstimos ainda pra conseguir consertar a bagunça. Pelo menos ainda consigo pagar aos poucos…

Enquanto isso, os otomanos foram sem mim e conseguiram um bom pedaço dos mamelucos.

Protetorados valem a pena? Não poder anexar e não poder contar com eles em guerras parece muito pra só 50% de trade power…

Depende… Apesar de não participarem das guerras do suserano, eles não ocupam slot de relações e concedem acesso militar e fleeting rights, além de transferirem 50% do trade power… Eles pode, contudo, ser chamados para Colonial Wars, e como não podem ser alvos de coalizões, é irrelevante o agressive expansion quando se cede territórios pra eles na paz. Protetorados também recebem 20% de desconto em tecnologias, mas a AI não westerniza se for um protetorado :confused:
Eu, no geral, raramente “protetorei”, então fica complicado falar se de fato são bons, mas a meu ver a “economia” de Adm Points acaba não compensando tanto assim…