Regras e infos gerais da seção AAR

O que são AARs?

After Action Report (AAR), são relatórios posteriores a uma ação que consistem em qualquer forma de análise retrospectiva de uma dada sequência de ação, anteriormente desenvolvida, geralmente uma AAR é feita pelo próprio autor da ação.

As primeiras AARs foram desenvolvidas por comandantes de exércitos. Um dos primeiros exemplos de AARs é o relato-livro de Júlio César, Comentário sobre a Guerra das Gálias.

No mundo dos games as AARs seguem o mesmo padrão do mundo “real”, ou seja, consistem em um relato sobre as ações realizadas durante o game. A diferença encontra-se na existência de dois principais caminhos para uma AAR: o focado no gameplay em si, e o focado na narrativa. O primeiro, como a descrição implica, é focado nas decisões e estratégia do jogador durante sua campanha/partida. O segundo utiliza o jogo e suas imagens como base para a história desenvolvida pelo autor, um tipo de plano de fundo, e, normalmente, não se prende à todos os detalhes de gameplay da campanha.

Um meio-termo entre dois estilos também é viável, e uma boa AAR faz um misto de um relato textual das ações no game com imagens, vídeos e outros elementos, encaixados em uma narrativa literária que cria a história da AAR.

Em grande maioria temos AARs que unem a descrição técnica do game com a história literária criada pelo autor, tudo acrescido de detalhes multimídias do jogo e mesmo fora do jogo, para que estes criem um ambiente visual interessante, utilizando assim, todo potencial da tecnologia informática. A grande “dica” para uma boa AAR é fazê-la de forma a equilibrar o relato técnico do game com o relato literário da história, tudo isso fazendo uso equilibrado dos recursos multimídias.

AARs são escritas de usuários para usuários e destinam-se apenas ao entretenimento. Mais importante ainda, estas AARs são um produto da imaginação do autor e não representam, necessariamente, um fato histórico ou uma crença/ideologia.

Como uma comunidade de escritores, recomendamos interação e apoio mútuo.

[hr]
Regras da Seção:

Estas regras somam-se as regras gerais da comunidade, que podem ser acessada aqui.

  1. A AAR que estiver a 2 meses sem atualização será classificada como descontinuada e o tópico será transferido para AARs Incompletas. Caso o autor da AAR considerada descontinuada decida retomar a mesma, ele poderá solicitar ao Moderador da seção que mova o tópico de sua AAR novamente para a seção principal de AARs, a fim de continuar as postagens.

  2. Os nomes dos tópicos devem seguir rigidamente a norma para estes com as siglas corretas, se o autor realizar uma AAR de um jogo que não possua uma das legendas postadas logo abaixo, ele pode sugerir uma definição a Moderação, caso não siga esta regra o Moderador tem o poder e o direito de alterar o nome do tópico.

  3. O primeiro post da AAR deve conter seus detalhes. Esses detalhes variam de acordo com o tipo de AAR, mas os principais são o nome do jogo, modificações utilizadas, e facção e dificuldade, caso o autor sinta a necessidade.

  4. Os pedidos de exclusão de AARs serão estudados pela moderação.

  5. Proibido a realização de Debugs de nações para mostrar o funcionamento do jogo, utilize a seção correta do jogo para isso.

[hr]
Dicas de upload de imagens

Bons sites para upload das imagens:

[Tutorial] Como postar Screenshots

Um bom e gratuito programa para editar suas imagens é o Paint.NET.

[hr]
Modelos dos Títulos:

[identificação do jogo] Nome da AAR

  • Série Europa Universalis

[list][*][EU1], [EU2], [EU3], [EU4];

  • [EUR], [FTG].

[/:m]
[
]Série Hearts of Iron

  • [HoI1], [HoI2], [HoI3];
  • [AOD], [AOD-IC];
  • [DH].

[/:m]
[
]Série Civilization

  • [CIV1], [CIV2], [CIV3], [CIV4], [CIV4-CO];
  • [CTP1], [CTP2].

[/:m]
[
]Série Crusader Kings

  • [CK1], [CK2].

[/:m]
[
]Série Total War

  • [STW], [MTW];
  • [RTW], [M2TW];
  • [ETW], [NTW], [TWS2], [TWR2].

[/:m]
[
]Série Victoria

  • [VIC1], [VIC2]
    [/*:m][/list:u]

Ta ai pessoal, regras, dicas e infos upadas, aglutinadas e reorganizadas.

Att
Administração GSB

23/07/14 - Regras atualizadas e tópico reformatado.

30/05/2015 - Regras Atualizadas.

Por que o numero de AArs caiu tanto de uma vez?

Porque elas estavam inativas/paradas por mais de dois meses. Assim elas foram movidas para a subseção das AARs incompletas.