Regras para MP de campeonato 1x1 da seção

Formato das atuais regras para MP de campeonato 1x1 da seção!

[table=width:50%;border:1px solid #cccccc;][tr=text-align:center;][td=border:1px solid #cccccc;]É Permitido:[/td][/tr]

[td=border:1px solid #cccccc;]
6 unidades do mesmo tipo
6 unidades de cavalaria
8 arqueiros/fundeiros/dardos
8 infantaria
2 cav arqueira
2 berserkers
[/td]

[tr=text-align:center;][td=border:1px solid #cccccc;]Não é permitido:[/td][/tr]

Artilharia
Elefantes
[/td]

[tr=text-align:center;][td=border:1px solid #cccccc;]É obrigatório um misto de:[/td][/tr]

Cavalaria
Infantaria
Arqueiros/fundeiros/dardos[/td]

[tr=text-align:center;][td=border:1px solid #cccccc;]Regras gerais:[/td][/tr]

Melhor de 3
Cada um escolhe a facção que quiser
15000
15 minutos
terremo plano, tempo bom e dia
vitória por score[/td][/table]

[hr]

Bem galera, como esse lance de regras vem rendendo bastante, vamos apartir de agora discutir, debater e fomentar um esquema de regras que possa ser utilizado para os proximos eventos MP’s que nossa comunidade venha a realizar, valendo ressaltar que essas regras acima de tudo devem priorizar ao maximo a igualdade e equiparação entra as facçoes, pois seguindo o clamor, queremos batalhas que sejam baseadas principalmente na melhor tática de campo.

Entao meus caros, vamos a discussão, lancem suas ideias e espero que ao final tenhamos um resultado satisfatotrio que parta do consenso de todos.

Att.
Cruasder_Knight
Moderador Seção TW

Creio que campeonato desse geito que vc planeja é interessante porem acredito que seja inviavel, pois vc limita as escolhas de facções para as romanas, gregas e cartaginesas, (4 facções Romanos, gregos, macedonicos e cartago) e as demais seriam inutilizadas, e creio que assim perderia a graça, eu sem duvida peguei a a 3° pior facção do jogo e fui o segundo a escolher, porem venci dos hispanicos, cartagineses e dacios e quase venci os macedonicos do rodrigo (quase ta bom xD, e nisso na minha primeira partida MP), a graça não é vencer e sim se divertir em uma competição, comecei a competição pensando que nem passaria da primeira fase…

Se vc quer um torneio de uma forma que eu acho que daria certo seria:

1. Melhor de 5x
  2. 2 Batalhas em grassland (terreno básico)
  3. 1 Batalha em random stage
  4. 1 Batalha de ataque a cidade
  5. 1 Batalha de defesa a cidade

E creio que não precisaria de regras p/ limitar nada, pois realmente cada batalha seria uma história…

Mas…

Em relação ao assunto regras, sem catafros, sem espartano, sem berserquer, sem armas de cerco, sem elefantes, sem carroças…

Cada unidade “apelona” tem o seu valor, pq não escolher elefante se vc´s dizem que eles são podres e toscos e facilmente vencivel… então que o cara que coloca elefante que se entenda colocando os elefantes… o mesmo vale p/ as demais unidades…

Uma regra boa seria saber perder.
Outra, reconhecer a qualidade do adversario.
Outra, buscar apenas a diverção, principalmente quando se perde.

Precisamos criar uma regra, ao molde da forma internacional que se joga MP de RTW e M2TW.

Da forma como estamos fazendo, estamos privilegiando a escolha da formação e não a tática no campo de batalha. Acabamos perdendo para unidades X e Y, ou para a formação, coisas que são escolhidas antes da partida iniciar e ai fica um componente de sorte, pois o oponente não sabe com oq vc vai aparecer no campo.

Atualmente você tem que ter a sorte de sair com uma formação que de vantagem sobre a formação do inimigo, ou seja não é a tática que esta ganhando as batalhas, são as unidades, além de que cada um tem de jogar com uma facção obrigada e não escolhida. Por mais que eu fizesse uma formação X contra por exemplo os partos para enfrentar os catafractos, o oponente poderia surgir sem nenhum catafracto em campo, utilizando uma formação missile ai me quebrava… e se o carra usa uma formação mista para enfrentar a maior gama de formações, vc tb pode perder se o oponente vier com uma formação apelona de uma unica unidade elitizada. É bem complicado pq é sorte e não tática.

Se tivéssemos regras para ir a campo, exércitos equilibrados, então teríamos o desenvolvimento de táticas de batalha em campo e venceria a melhor tática e não a melhor formação

Quando o Rome foi lançado em 2004, fizemos muitos campeonatos de RTW no orkut até 2006. Tinha camp toda semana, e duravam de 3 a 4 dias, um findi as vezes.

Funcionava da seguinte forma.

Melhor de 3
15000 ou 20000
30 minutos
vitória por score

E ai vinha, ou tira fora as unidades apelonas por consenso ou cada exército deveria ter um misto de no mínimo CAV, INF e ARQ sendo que não poderia ter mais de 6 unidades de CAV 8 de ARQ e 8 de INF se bem me lembro.

No M2TW mesmo com as regras de limites tirávamos unidades apelonas como os camell gunner.

Se tivéssemos mais agilidade e regularidade em nossos camp, poderíamos montar um sistema para que tivéssemos campeonatos táticos em que vence a melhor tática no melhor de 3 para descartar os golpes de sorte.

Sim, e, o que eu me lembro dos campeonatos que eu joguei era que a regra de não poder ter mais de 4 unidades iguais…
Porque senão fica realmente apelão =S

Por isso que os gringos jogam CWB, que eu acho bem mais proveitoso, pois deixa ambos terem a chance de vencer, para os que não sabem, CWB é o seguinte:

Só é permitido seis unidades do mesmo tipo.
Duas cavalarias arqueiras.
Sem Artilharia
Sem Elefantes
Máximo oito arqueiros.
Máximo dois beserkers

Com essa forma, deixa tudo mais equilibrado, e não venham me dizer que deixa nações desfavorecidas, pois não deixa. Da perfeitamente para criar um exército muito bom com essas regras, com qualquer nação.

CWB = jogo de covarde xD UAEOIEU OI UEAOIU EOAIU OAIUE OAIUE oIAUE oiAU lol…
15k de denaris… eu fasso oq eu quiser com eles, se quiser comprar coca e tomar, eu compro e tomo xD rsrs…

OK, Couto, fassa um exercito MUITO bom com estas três nações: Numidia, Partia e Scythia.
Quando fizer um exercito muito bom, vamos tirar uma partida nessas regras, usarei romanos, gregos e cartagineses…

O Engraçado é que uma vez o Tony veio propor esse modelo e a galera caiu de pau nele, ai agora estao reclamando pq fulano teve vantagem tal em situação talz em uma batalha, enfim eu sou de acordo com tudo que falou meu estimado e inacarado guru Philippus, nem adianta tentar organizar um campeonato cheio de regras e “riquififes” pois nao temos uma comunidade comprometida e pontual que possa executa-lo em um prazo determinado. Contudo tmbm apoio a inicitaiva de estarmos sempre renovando os moldes de nossas competiçoes mesmo que seja apenas uma ao ano, entao nos proximos MP’s que vierem espero mais comprometimento e pontualidade pois sem isso nao a como tocar a frente nenhum evento por aqui.

A questão meu caro Crusader, que o molde do tony não foi esse, não foi o CWB que eu me lembre.
E meus caros, todo o mundo joga em CWB, basta jogarem no Gameranger, e verão que existem verdadeiros mestres que fazem mágica com as tropas com essa regra.
Basta o pessoal do fórum começar a jogar fora do GSB que verão suas habilidades melhorarem e sua visão de Rome Total War se expandir extreordinariamente.

Joguem no GameRanger com os gringos, e vocês se impressionarão.

Deixo o convite a todos se juntarem a jogar no GameRanger.

Mas então, era isso que fazíamos no orkut la pelos idos de 2004/2006, pois na realidade ja vinhamos com a base do MP do STW, que na minha singela opinião foi o melhor MP da história dos tw, tinha servidores dedicados, com rank e etc e neste game oq importava era a tática no campo, pois os exércitos eram equeilibrados e a escolha não influenciava muito.

Oq aconteceu com a comunidade TW depois do STW, no MP tivemos que impor regras para que ele ocorresse sem apelação. Ocorre que aqui não estamos fazendo isso… olha, não importa, ta legal o camp atual e o anterior, todos os participantes estão de parabens, mas poderíamos nos dedicar mais a isso, montei um rank para nós, provavelmente o crusader esta atualizando… vamos definir um formato de batalha para o GSB, vamos todos nos cadastrar no GR e add um ao outro como amigos e vamos jogar. No próximo camp, vamos fazer ele com as mínimas regras para não ter apelação.

Leiam este estrato da Wiki sobre o MP TW para vcs terem uma idéia da story behind it.

Mas uma coisa eu quero deixar claro pessoal… não quero aqui que fique nenhuma crítica aos que venceram com esta ou aquela estratégia pq utilizaram 10 espartanos, ou 13 lanceiros divinos de cartago, ou full catafractos… hehehehe so para pegar no pé.

Todos venceram muito bem, fizeram tudo certo, aproveitaram as chances e etc. Estão de aprabéns. No entanto, precisamos de um formato justo e geral para disputarmos MP de RTW e M2TW urgentemente, tanto para nosso rank, como para futuros MP.

Terminando esse vamos elaborar outro…

Cara eu acho que talvez a melhor forma de elaborarmos um padrao seria a manutenção e reestruturação do CWB para um novo molde que seria.

Só é permitido seis unidades do mesmo tipo.
quatro cavalarias arqueiras.
com Artilharia.
maximo dois Elefantes
Máximo seis arqueiros.
Máximo quatro beserkers.

Acho que assim poderiamos ter uma igualdade e pariedade entre as facçoes, priorizando assim a estrategia acima de tudo isso no que tange a escolha das unidades, ja nas configuraçoes para a batalha poderia ser como disse o Philippus (com algumas alteraçoes):

Melhor de 3
15000 ou 20000
15 minutos
vitória por score

Esse modo que o Philippus falou é muito semelhante ao CWB. Ele ao invés de limitar nações, ele permite que outras sejam igualáveis.

Quem jogar pelo GameRanger, vera verdadeiras mágicas serem feitas com nações consideradas fracas como Britania, Germania, Gália, Pontus, Armenia e Egito, vencendo tropas romanas e cartiginesas que são as consideradas mais fortes. Como dito antes, o CWB ou o modo que o Philippus falou equilibra muito o jogo, permitindo que a tática e a estratégia sejam realizadas.

Tudo varia do Player saber ou não usar sua nação. E lhe digo, no GameRanger as nações romanas são muitas vezes deixadas de lado.

Eu acho que um padrão bom para nós seria o seguinte.

Não limitar somente o número de unidades do mesmo tipo, pois se são so 6 eu posso colocar 6 de um tipo de cav e + 6 e acabo podendo fazer um full de cavalaria variada.

Oq é bacana é ter uma regra que agregue CAV, INF e ARQ obrigatoriamente. Todo exército terá de ser formado com no mínimo cavalaria, infantaria e arqueiros.

Vou postar uma segunda ideia minha já utilizando os consensos que encontrei ai nos postes anteriores.

[table=width:50%;border:1px solid #cccccc;][tr=text-align:center;][td=border:1px solid #cccccc;]É Permitido:[/td][/tr]

6 unidades do mesmo tipo
6 unidades de cavalaria
8 infantaria
4 cav arqueira
2 berserkers
Ver dúvidas abaixo…[/td]

Ver dúvidas abaixo…
[/td]

[tr=text-align:center;][td=border:1px solid #cccccc;]É obrigatório um misto de:[/td][/tr]

Cavalaria
Infantaria

Melhor de 3
15000
15 minutos

Eu teria dúvidas na proibição de onagros e elefantes e no limite de 2 cav arqueira…

Não sei se influenciam tanto assim uma batalha.

Ficou muito legal Philippus, ótimas regras. Ficou bem parecido com o CWB.

Bem em relação a artilharia seria que no caso ao meu ver nem todas as nações a possuem.
E sobre os elefantes, acredito que qualquer player não o botaria no jogo sendo proibido ou não por eles serem muito caros, e por serem muito frágeis… é só largar porcos nele que os bixos ja entram em pânico.
Emn relação a cavalaria arqueira, pondo o limite de duas unidades, previni que fique naquela tediosa perseguição ou naquela tediosa situação de apenas sobrar cavalaria arqueira no exército inimigo e quando tu for atacar, ele recuar e ficar assim. Isso sinceramente, é vergonhoso para qualquer player que fassa isso.
Vejam bem, não estou falando que a vergonha é usar a cavalaria arqueira no meio da batalha e o inimigo te seguir por contra própria, estou falando que o vergonhoso é o inimigo ter apenas a cavalaria arqueira no campo de batalha, e ficar atirando e fugindo com a mesma. Afinal, a batalha já está ganha.

Apenas um dúvida em relação às regras gerais:

Nessas três batalhas, os jogadores poderiam trocar de nação?

Só sou contra o limite de tempo…

Eu acho o sistema do Philippus muito rigido, batendo em cima do mesmo prego.
Nações como Partia, Pontus e Armenia não possuem infantaria, utilizam apenas os Billmen, porem se bobiar os Billmen perde p/ os Townwatch romanos, creio que os melhores jogadores do forum poderiam jogar diverças vezes com estas facções nestas regras que praticamente nunca venceriam.

Em relação aos elefantes, não é necessario a proibição deles, pois como todos falam é facil de mata-los e é muito caro para ser colocado em jogo.

Facções fixas durante o campeonato.

Uma proposta p/ vc´s…
Um campeonato que decida qual o melhor defensor e atacante de cercos.
Ao invés de ficar no esquema de Copa seria usado o esquema de campeonato, todos contra todos 2x, uma como atacante e outra como defensor.
formando duas tabelas, a tabela que contabiliza vitórias dos atacantes e outra que contabiliza vitória dos defensores.
O campeonato teria a duração maxima de dois meses, acabando mesmo que não tenham ocorridos todas as batalhas, portanto caberia ao player correr e batalhar p/ conseguir pontos, com isso não ficariamos 1 mês p/ termos 3 batalhas…
Ganha aquele (s) que terminarem em primeiro nas duas tabelas.

Sobre a proposta de campeonato do Roy, defensores e atacantes. É bem interessante, mas precisamos nos ater aqui neste tópico para definirmos uma regra de consenso, para o formato de campeonato 1x1 terreno plano… em outra oportunidade discutimos outros formatos. Lembrando que nada impede que qualquer user organize um campeonato ae, em outros formatos.

Bom, sobre as regras:

Em relação ao tempo, ele deve existir e ser pequeno, justamente para ter sentido a vitória por score. Nessa situação um carrinha com duas unidades de cav arqueira atirando ao final da batalha fica quase irrelevante. Mas posso concordar com 2 unidades máximas se for o caso. O tempo tb serve para evitar táticas extremamente defensivas.

Realmente se não tiver artilharia, não tiver porcos na facção escolhida e se o cara veio com fundeiros em vez de arqueiros e no outro lado tiver 1 elefante o estrago esta feito. Concordo em vedar o uso de elefantes e artilharia.

Durante o campeonato facções fixas em melhor de 3, valendo para o ranking TW GSB somente o resultado global das 3.

Para partidas MP fora de campeonato o melhor de 3 é irrelevante e todas estas regras ficam somente como indicação, sem obrigatoriedade.

Sobre a invalidar alguma facção com estas regras… bom, pode acontecer para alguns ou todos, mas por isso que a regra prevê a possibilidade de escolher a facção que quiser, sem importar as repetições.

O consenso até o momento esta assim… lembrando que isso só vale para RTW e M2TW.

6 unidades do mesmo tipo
6 unidades de cavalaria
8 infantaria
2 cav arqueira
2 berserkers
[/td]

Artilharia
Elefantes
[/td]

Cavalaria
Infantaria

Melhor de 3
15000
15 minutos

Concordo com as regras =)

Entao fechamos um Cosenso? serao essas as regras para o(s) proximo(s) MP?

Roy, da onde que Armenia e Pontus tem infantaria ruim? Desde quando? Armenia e Pontus são ótimas nações que possuem um infantaria de qualidade e cavalaria de qualidade, enfim são duas nações de qualidade. Como sempre digo, quem faz uma nação boa ou ruim, é o player.

Porém uma coisa que não entendi:

A regra fala que é permitido apenas 6 unidades de cavalaria, porém a regra também fala que é permitido apenas duas unidades de cavalaria arqueira, a cavalaria arqueira está inclusa na regra das seis unidades de cavalaria ou é algo a parte? Pois se caso for inclusa, fica de fato desvantagem contra nação como Partia ou Scythia. Tem que ver isso aí.

Sem mais, as regras estão ótimas ao meu ver, pois se aproximam muito do CWB, deixando o jogo mais justo para todos.

Boa pergunta, não sei.

Como é no CWB, ta incluso ou não no limite as cav arqueiras?

Bem no CWB, fala o seguinte:

Apenas seis unidades do mesmo tipo. (isso todas as unidades de todos os tipos)
Apenas oito arqueiros.
Sem artilharia e elefantes.
Apenas duas unidades de cavalaria arqueira.

É explicitamente isso.

Não há mais regras, o resto fica a critério dos players.