O povo do link abaixo vende.
http://www.cruzdeferro.com.br/index_arquivos/armas.htm
[DOC1474] 01- Radares (50 min)
A Segunda Guerra Mundial teve uma arma secreta que atraiu militares com um único objetivo: derrotar a invisibilidade. Seu nome: Radar. Seu desenvolvimento envolve desde as grandes torres das costas britânicas até os pequenos modelos desenvolvidos pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Mas o triunfo deste invento não foi só dos engenheiros. Saiba como funcionavam e qual sua importância na grande guerra… Até onde iam os “olhos” Aliados e do Eixo. A guerra de vigilância também vencia batalhas! Confirme aqui! Imperdível!
[DOC116] 02- A Bomba Atômica (50 min)
Em 1945, a Segunda Guerra Mundial chegou a seu fim graças a um invento que liberou o poder da matéria e gerou um debate ético: a bomba atômica. Sua elaboração contou com as mentes mais privilegiadas do mundo científico e o esforço do exército americano numa indústria comparável à automotriz. Conheça a história por trás da ciência, no projeto que mostrou ao mundo o lado destrutivo das idéias de Albert Einstein.
[DOC25] 03- Armas fabulosas de Hitler (50 min)
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as forças aliadas tiveram acesso aos arquivos secretos de Hitler, e descobriram projetos militares que poderiam ter mudado a história se tivessem sido executados. O Messerschmitt Me-262 e os mísseis V-1 e V-2 foram a ponta de um iceberg que incluía planadores de quarenta toneladas, aviões de asas delta e bombardeiros capazes de destruir Nova York. Os obstáculos foram a burocracia e as rivalidades internas do Terceiro Reich.
[DOC18] 04- A R.A.F contra as Armas da Vingança (50 min)
No final da Segunda Guerra Mundial, Hitler viu suas aspirações imperialistas caírem por terra. Por isso, decidiu construir um foguete capaz de transportar uma bomba atômica de mais de cinco toneladas. Mas a Força Aérea Britânica descobriu o plano, que tinha como objetivos as cidades de Nova York e Berlim, e pôs em prática uma estratégia que frustrou as esperanças nazistas para sempre.
[DOC23] 05- Armas da Vingança de Hitler (50 min)
Antes da conquista do espaço, a Alemanha de Hitler fabricou uma arma que semeou o terror nas cidades sem que ninguém pudesse detê-la em seu caminho à destruição. De fato, os foguetes V-1 e V-2 excederam seus fins científicos para transformarem-se no instrumento que definiu a Segunda Guerra Mundial, graças a sua grande velocidade, capaz de romper a barreira do som em segundos. Confira!
[DOC8] 06- Torpedos Humanos – “Kaiten” (50 min)
Em 1941, quatro bravos homens rãs, membros do exército italiano, usaram suas próprias mãos para guiar, sob a água, carros que transportavam uma enorme carga explosiva. Estes submarinos penetraram no Porto da Alexandria e abriram fogo contra dois couraçados britânicos. Assim, a armada italiana conseguiu brevemente o domínio do mediterrâneo. Venha conosco conhecer a história de homens para os quais a única saída era tentar escapar por terra, render-se, ou arriscar suas vidas como… Torpedos humanos.
[DOC4] 07- “Kaiten” – Os Kamikazes do mar, os Torpedos Humanos Japoneses (50 min)
Nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos construíram um ancoradouro no Pacífico utilizando o atol Ulithi como base. Embora aparentemente seguro, na manhã de vinte de novembro de 1944 um ataque japonês afundou o navio USS Mississinewa com uma arma desconhecida: os torpedos humanos. Ainda que os grandes naufrágios norte-americanos durante o conflito tenham sido localizados, a busca pelo Mississinewa motivou uma grande exploração, para revelar o destino de seus tripulantes.
[DOC3] 08- O Arsenal Nuclear de Hitler (50 min)
No dia 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram a primeira bomba atômica sobre Hiroshima, e aparentemente, marcaram sua hegemonia sobre uma tecnologia que ninguém possuía. A realidade era outra, e a queda do regime nazista revelou que o Terceiro Reich esteve muito perto de fabricar armas nucleares, através dos experimentos de Werner Karl Heisenberg e da utilização dos foguetes V-2 como mísseis intercontinentais. O suicídio de Hitler deixou o Japão como herdeiro do projeto, embora sua rendição tenha posto fim à corrida atômica com apenas dois dias de diferença entre o eixo e os aliados.
[DOC104] 09- Destruidora de Represas (50 min)
É o ano de 1943 e a guerra não parece ir bem para os aliados. Com o controle nazista se estendendo por toda a Europa, incluindo a linha costeira, só é possível a aproximação por via aérea. O engenheiro Barnes Wallis acha que pode dar uma reviravolta no conflito. Sua idéia consiste em destruir o coração da maquinaria industrial nazista acabando com as grandes represas da Alemanha. O que se propõe é uma bomba saltadora, uma invenção que combina a física com a precisão aeronáutica. Consiste em uma idéia tão simples e ao mesmo tempo tão cheia de riscos que apenas um homem com total confiança em seus próprios talentos poderia persuadir a Real Força Aérea de levá-la a cabo. Barnes Wallis é este homem.
[DOC119] 10- Armas da II Guerra Mundial (160 min)
Encontre o que quer saber sobre o que foi usado na guerra do século! Bombardeiros, tanques, caças, porta-aviões, foguetes, planadores, metralhadoras… enfim, tudo! Os equipamentos americanos eram melhores? Os alemães? Ingleses? Descubra aqui! 160 minutos de pura informação!
[DOC159] 11- Bomba Relógio Tecnológica (50 min)
Em 4 de novembro de 1939, um estranho documento chega à embaixada britânica em Oslo, com uma informação que assombra quem o lê: fala de mísseis teleguiados, bombardeiros de altíssima precisão e radares avançados para o seu tempo. Mas o cientista Reginald Victor Jones descobre que fazem parte da guerra que Hitler prepara contra a Europa, propiciando assim uma corrida entre espiões e cientistas. A identidade do informante é um mistério, e Jones não descansará até revelar o segredo que poderia deter os nazistas.
[DOC175] 12- Armas alemãs da Segunda Guerra Mundial (50 min)
Armas que ficaram famosas pelo modelo, som e nome. As pequenas armas alemãs da Segunda Guerra mundial vao te trazer ao encontro de soldados e suas máquinas de guerra… Schmeisser, Luger, Mauser, Walther… Eram as armais mais bem feitas do mundo e foram usadas por um exército vitorioso ao extremo. Conheça aqui seu poderio!
[DOC166] 13- O tanque “Tiger” alemão (50 min)
O Tigre era um blindado de 58 toneladas, armado com um canhão 88 e duas metralhadoras de 7.92 mm com um comprimento total de 9 metros,4 metros de largura e altura de 3,2 m. impulsionado por um motor Maybach a gasolina de 700 hp, era um blindado poderoso em todos os aspectos. O PZKPFW VI, conhecido como Tigre e sua variação o Tigre II ou Tigre Real, foi o fruto do projeto entre os concorrentes Porsche and Henschel, encomendado pelo governo alemão,devido à necessidade de um blindado que fosse um rival à altura do T-34, que era muito superior aos Panzer III e IV. O modelo de Henschel foi o escolhido depois de uma série de competições e acabou sendo encomendado pelo governo alemão.
[DOC166] 14- O tanque T-34 soviético (50 min)
Atormentado pela necessidade de defender a “Mãe Rússia” da invasão Nazista, Stalin contratou os serviços do engenheiro norte americano J. Walter Christie, para que desenvolvesse em segredo um dos tanques mais espetaculares da história, o T-34. Conheça a máquina que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial e que facilitou o triunfo aliado, ao trilhar uma Europa dominada pelo “Terceiro Reich”.
[DOC180] 15- Tanques de guerra (50 min)
Um carro de combate é um veículo de combate blindado sobre lagartas, utilizado geralmente pela cavalaria de um exército, projetado principalmente para atacar forças inimigas com a utilização de fogo directo. Um carro de combate é caracterizado pelo seu armamento pesado e pela sua blindagem também pesada, tal como o seu grau de mobilidade que o permite atravessar terreno difícil a grandes velocidades. Embora os carros de combate sejam caros de operar e exigentes na vertente logística, estão entre as armas de combate modernas mais formidáveis e versáteis, tanto pelo fato da sua habilidade para atacar contra alvos terrestres, tanto como o seu valor de choque contra a infantaria convencional. As divisões de carros de combate são geralmente utilizadas com o apoio de infantaria, engenheiros, artilharia, aviões, e outros meios de suporte tanto técnico como de combate. Caso não sejam apropriadamente protegidos, os carros de combate podem ser vulneráveis. Agora, descubra o resto…
[DOC180] 16- Artilharia (50 min)
O poder da pólvora foi utilizado pela primeira vez nos fogos pirotécnicos da China do século IX. No século XIV, esta força incontrolável e letal foi colocada dentro de um canhão, artefato que mudou para sempre as táticas da guerra. A partir daquele momento, armas de todo tipo começaram a aparecer, dando início à história da artilharia.
[DOC200] 17- Forças mecanizadas (50 min)
A mobilidade sempre foi um ponto chave nas vitórias no campo de batalha. Os romanos não teriam edificado o vasto império do mundo antigo sem a rede de caminhos que lhes permitiam transitar com suas carruagens de guerra. Por milênios, os confrontos bélicos foram realizados da mesma maneira, a infantaria se aproximava até uma certa distância e começava a luta. Mas no século XX, tudo mudou com a criação das forças mecanizadas. Em seus veículos blindados, os soldados avançam protegidos das balas do inimigo, criando um novo cenário de combate.
[DOC180] 18- Destruidores de tanques (50 min)
A necessidade de encarar as grossas blindagens dos tanques alemães, pelo menos a uma distância segura, fez com que fossem criados os pelotões “destruidores de tanques”- Tank Destroyers, inseridos nos batalhões de tanques, em número restrito, se não bem menor que o de tanques comuns. Os Tank Destroyers eram dotados de um canhão pesado que podia dar conta de um Panther ou Tiger, sem precisar chegar tão perto como um Sherman com canhão de 76mm, sem maiores mudanças na blindagem, que continuava deficiente. Os modelos “destruidores de tanques” M-10 (canhão de 3 pol), Achilles (que era o M-10 inglês, com canhão “17 pounder”) e M-36 (canhão de 90mm ), tinham a mesma plataforma do Sherman, mas com a torre “conversível”, aberta em cima, devido ao tamanho do canhão. Já no final da guerra, surgiram o M-18 Hellcat - que chegou a ser confundido com tanques alemães pelo formato das lagartas - o Chaffee e o Pershing M-26 que ainda assim tinham blindagem inferior às dos tanques alemães. Outro fato interessante foi o projeto russo para um tanque médio eficiente, que originou o T-34/76 e T-34/85 (com torre maior).
[DOC214] 19- Tanque Sherman (50 min)
Ele teve várias versões ao longo da sua produção durante o conflito, mas tinha basicamente o mesmo perfil e características. Criado em 42, os Shermans foram produzidos em cinco versões: M4, M4A1, A2, A3 e A4. Os M4 tinham a blindagem frontal com rebites. Os A1 tinham a blindagem frontal soldada. Ambos M4 e M4A1 usavam o famoso e confiável motor radial de aviação Continetal, de 9 cilindros. O perfil da carroceria era arredondado, armados com o canhão de 75mm padrão e duas metralhadoras .30 e uma .50 externa, na torre. Ocorreram várias mudanças na torre, tipos de canhões (76mm, 105mm e o famoso canhão inglês “17 pounder”) que acompanharam a produção do Sherman ao longo da guerra. Outros detalhes mais sutis podem ser observados, como os tipos de esteira-borracha ou aço e os tipos de trem de rodas da suspensão. O Sherman foi usado em todas as frentes de combate na Europa e no Pacífico, tendo sido fornecido até para os russos.
[DOC76447] 20- Tanques, a potência! (50 min)
Uma potência de fogo móvel e protegida. É isso o que todo general deseja. Assim são os tanques. Neste programa, acompanharemos com exclusividade uma equipe americana em treinamento no Abrams M1A2, o principal tanque de batalha do Fort Hood. Veteranos de guerra e especialistas em tanques apresentam os principais avanços deste equipamento ao longo da história.
[DOC76] 21- Metralhadoras (50 min)
Conheça as principais etapas da história desta arma, desde uma metralhadora da Primeira Guerra Mundial que é capaz de derrubar uma árvore até a moderna GAU-8 Avenger, uma das armas mais mortais do mundo. Indispensável!
[DOC31] 22- Armas do exército russo (50 min)
O Exército Russo é um dos mais poderosos do mundo. Combateu na Primeira Guerra, era um dos mais numerosos, porém não tinha uma tecnologia semelhante ao de seus rivais. O exército teve mais de 1 milhão de mortos nessa guerra. Na Segunda Guerra Mundial, agora como URSS, invadiu vários países, mas foi devastado pelos nazistas. Atualmente, o Exército Russo combate na Chechénia, conflito que já deixou mais de 150 mil mortos. O Exército Russo possui armas nucleares. A vocação por números astronômicos diminuiu: Durante a Guerra Fria, a URSS chegou a ter 5,3 milhões de soldados — um recorde — e produziu mais de 70 mil tanques das séries T-54/T-55/T-62. Eles eram inferiores aos modelos ocidentais, mas podiam levar a melhor pela quantidade.
[DOC238] 23- Armas Beretta (50 min)
Beretta é a empresa italiana de fabrico de armas de fogo cujo o fundador foi Pietro Beretta, nome atribuido à fábrica e pistola Beretta 9mm. A pistola 9 M975 “Beretta”, tem um calibre de 9mm x 19mm, esta é uma arma semi-automática, com trancamento através de um bloco oscilante em vertical e com desbloqueio mediante o recuo do cano. Esta arma apresenta a vantagem na redução de velocidade de retrocesso da massa recuante, com isso diminui o solavanco da arma durante o disparo. A pistola 9 M975 “Beretta” é construída com a utilização de aços e ligas especiais, esta possui um peso de 0,950Kg e foi projetada para usar cartuchos de 9mm “parabellum”. Em condições normais de ação, a velocidade inicial e a correspondente energia cinética do projétil, proporcionam um alto poder de impacto em disparos de 150 à 200 metros.
[DOC238] 24- As armas dos famosos (50 min)
Patton, Jesse James, Roosevelt, Búffalo Bill e muitos outros te esperam nesta viajem no tempo não só da história das armas de fogo, mas também na história de seus protagonistas. Aqui você conhecerá os detalhes e a natureza de cada uma delas, bem como o porquê de cada arma ser especificamente entregue aos seus donos… Venha conosco em mais um capítulo na história das armas de fogo!
[DOC31] 25- Armas do exército britânico (50 min)
O exército britânico, sem dúvida foi destaque em todas campanhas que teve participação, em sua história, seja positiva ou negativa. A verdade é que eles sempre se entregaram muito em favor de seus objetivos. Mas, será que suas armas estavam à altura de quão persistentes eram seus homens?
[DOC31] 26- Armas japonesas da 2° Guerra Mundial (50 min)
Os japoneses fizeram do confronto corpo a corpo um verdadeiro pesadelo pra qualquer adversário que ousou enfrentá-los. Sua devoção ao combate e sua honra à pátria fizeram dos nipônicos soldados respeitados não só pelas características psicológicas, mas também pelas armas que possuíam. Confira os detalhes neste material!
[DOC251] 27- Armas Kalashnikov (50 min)
Mikhail Timofeevich Kalashnikov nasceu em 10 de Novembro, 1919 na cidade de Kurya, Rússia (antiga URSS) ao norte da Sibéria. É um comunista russo, conhecido por ser o criador das armas famosas AK-47, arma favorita de guerrilheiros. A sigla quer dizer Avtomatik Kalashnikov, russo para “fuzil automático Kalashnikov”. O número faz referência ao ano original de sua criação, 1947. Ganhou a Ordem de “Estrela Vermelha” por bravura em ação, o título de “Herói do Trabalho Soviético” pela criação do AK-47 e chegou a deputado no Soviet Supreme. Conheça seus “brinqueinhos…”
[DOC256] 28- Bunkers (50 min)
São unidades de defesa usadas ostensivamente durante guerras. São feitas de concreto e contam com aberturas que possibilitam o revide em caso de ataque. Embora na maioria das guerras construídas de concreto, também eram subterrâneas e de madeira, como foi o caso do Vietnã, no qual as casamatas eram de madeira e ficavam em local subterrâneo. São, muitas vezes, também conhecidas como “bunkers”. A utilização de casamatas no Dia-D foi muito grande para revidar o ataque naval que partia dos aliados. O concreto chegava a ter 2 metros de expessura.
[DOC251] 29- Pistolas automáticas (50 min)
Pistola é uma arma de fogo portátil, leve, de cano curto, e que se pode manejar com uma só mão. Uma pistola geralmente é uma arma pequena e de fácil manuseio com as mãos, feita originalmente para uso pessoal (uso por uma pessoa) em ações de pequeno-alcance. As pistolas automáticas tiveram suas raízes nos experimentos de Hiram Maxim que, em 1883, desenvolveu a primeira arma automática de que se tem notícia, uma metralhadora que usava a ação dos gases no momento do disparo para ciclar a ação e colocar outro cartucho na câmara. Confira aqui!
[DOC254] 30- Armas das forças especiais (50 min)
Numa época em que a expressão Forças Especiais ganha cada vez mais espaço, não só entre os militares, mas também na mídia, é interessante examinarmos os feitos de uma das primeiras unidades militares a agirem como tal. Dentro da mística que envolve as Forças Armadas Alemãs durante a II Guerra Mundial, conhecemos os nomes de unidades famosas como o Afrika-Korps, as temidas Waffen SS, as unidades Panzer e os Fallschirmjaeger. Porém, conheceremos agora as armas que usavam seus integrantes…
[DOC255] 31- A fabricação de armas de fogo (50 min)
Arma é um objeto utilizado para causar dano físico. Na prática, qualquer objeto pode ser utilizado como arma. Desde uma simples pedra, até ao mais complexo míssil. No entanto, são vulgarmente considerados armas os utensílios criados com o objetivo específico de destruir, intimidar ou matar. As armas de fogo são as de maior destruição… conheça sua fabricação!
[DOC254] 32- Equipamentos de combate (50 min)
Examinar os equipamentos de combate como metralhadoras, bombas, aviões, tanques, navios, veículos terrestres (caminhões, jipes), equipamentos de segurança… O exame desses recursos deve ser feito para entender como funcionam motores a combustão, de que forma a química promoveu o desenvolvimento de novos recursos durante a guerra, como funciona um avião de guerra, cálculos de balística, os primeiros computadores… eles estão aqui!
[DOC254] 33- Atiradores de precisão e armas de longo alcance (50 min)
Os atiradores de precisão fazem verdadeiros treinamentos de fogo. São responsáveis por grandes sucessos e grandes perdas caso falhem. Suas armas são outros objetos de admiração! Conheça o homem, a arma e a história neste episódio.
[DOC251] 34- Revólveres europeus (50 min)
Na Europa, o revólver teve a sua aplicação militar como arma de defesa para oficiais, onde a precisão não era um requisito fundamental. Na verdade, pretendia-se um tiro rápido e a muita curta distância, sem grande possibilidade de efetuar pontaria. São armas que privilegiavam os grandes calibres e em que o gatilho assegura, simultaneamente, a ação de armar o cão e de o libertar, quando o gatilho é completamente premido –ação dupla (“double action”) – efetuando o disparo. Conheça suas marcas, modelos, linhas de montagem, datas…
[DOC255] 35- Armas de coleções milionárias (50 min)
Nesse episódio você entrará em contato com as armas mais famosas do mundo de todos os tempos! Famosas não só pelo nome, mas principalmente pelos seus donos: Adolf Hitler, George Patton, entre outros estão nesses 50 minutos de curiosidades!
[DOC255] 36- Armas de grande porte (50 min)
As armas de grande porte fazem sucesso pela sua potência, admiração e principalmente pela destruição! Neste documentário entraremos em contato com as mais diversas armas e veremos como elas funcionam e seus desempenhos.
[DOC261] 37- Armas de Israel (50 min)
Israel foi sempre alvo de muita espionagem e perseguição. Seu território teve sempre como prioridade se proteger de ataques inescrupulosos e impiedosos de seus inimigos. Suas armas são conhecidas pela detalhada linha de perfeição e objetividade. Entre neste mundo secreto!
[DOC261] 38- Espingardas (50 min)
As primeiras espingardas surgiram no início de 1600. As de dois canos apareceram em 1873. Já a primeira espingarda moderna de repetição, desprovida de martelo, foi fabricada em 1904. No início do século, eram bastante populares. Muitas pessoas gostavam tanto das suas espingardas que as levaram consigo para a Primeira Guerra Mundial ao invés dos rifles, atribuindo-lhes o apelido de “trench guns", em português (armas de trincheira). Desde então, elas fazem parte do arsenal militar e também do dia-a-dia de muitos civis. Conheça-as aqui!
[DOC265] 39- A história do pára-quedas (50 min)
O pára-quedas é um aparelho normalmente de tecido com um formato semelhante ao de uma sombrinha destinado a diminuir a velocidade da queda de pessoas (por exemplos soldados) ou objetos despenhados de grande altura. Existem evidências de que Leonardo da Vinci fez projetos de um pára-quedas um pouco rudimentar mas que funcionou em testes recentes. Com a formação de unidades especializadas em salto (pára-quedistas) a Força Aérea de quase todos os países dispõe assim de uma possibilidade de colocar tropas no solo a partir do céu, possibilitando as tropas de serem transportadas mais rapidamente. Com a banalização do pára-quedismo, começaram a aparecer várias modalidades desportivas, e o pára-quedas evoluiu em vários sentidos: de abertura automática (tipicamente para uso militar).
[DOC266] 40- O carro anfíbio DUKW (DUKE) (50min)
Ele era chamado de “pato” pelos americanos, este caminhão nunca seria manchete, mas fez história no desembarque da Normandia. Cruzava mares, rios, transportava carga e homens… só não podia voar… mas, tentou! Conheça sua história!
[DOC269] 41- Grandes canhões (50 min)
Os canhões empregados na II Guerra Mundial superaram todos os anteriores em alcance, precisão e efeitos. A Artilharia pesada contou com canhões de 203 mm e obuseiros de 240 mm. Muito conhecidos na II Guerra Mundial foi o canhão Pantera Negra, desmontável em duas partes. Dois tratores de 38 ton. rebocavam-no acompanhados de uma talha de 20 ton., instalada num caminhão, para a montagem das partes. calibre dos canhões da artilharia naval usados nessa Guerra variou de 20 a 406 mm. Contam-se entre os principais tipos de canhões antiaéreos de 20 a 40 mm, e os de 100 a 125 mm, usados contra aviões e alvos em terra. A esquadra norte-americana empregou, ainda, o canhão de 152 mm notável pela rapidez e segurança do tiro. Os grandes cruzadores, com canhões de 203 mm, disparavam obuses de 115 kg, sendo que nos encouraçados os canhões variavam de 305 a 406 mm. Esses últimos podiam atirar um projétil de uma tonelada com velocidade de 800 m/s a uma distância de 32 km ou mais.
[DOC276] 42- Tecnologia nuclear (50 min)
As bombas nucleares se fundamentam na reação de fissão nuclear explosiva. Na madrugada do dia 16 de julho de 1945, ocorreu o primeiro teste nuclear da história, realizado no deserto de Alamogordo, Novo México. Foram empregadas pela primeira vez para fins militares durante a Segunda Guerra Mundial nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Conheça toda a tecnologia nuclear do começo até os dias de hoje!
[DOC288] 43- Munições (50 min)
Munição é o conjunto de cartuchos necessários ou disponíveis para uma arma ou uma ação qualquer em que serão usadas armas de fogo. Cartucho é o conjunto do projétil e os componentes necessários para lançá-lo, no disparo. Como a pólvora é relativamente estável, isto é, sua queima só ocorre quando sujeita a certa quantidade de calor; o cartucho dispõe de um elemento iniciador, que é sensível ao atrito e gera energia suficiente para dar início à queima do propelente. O elemento iniciador geralmente está contido dentro da espoleta. As munições fazem a diferença!
[DOC289] 44- Armas ligeiras de fogo (50 min)
As armas ligeiras de fogo ou armas de guerra, que se destinam a uso militar (como as famosas “kalashnikov”, de fabrico russo); As armas de fogo ligeiras a que se convencionou chamar armas de defesa, que recobrem um vasto leque de revólveres e pistolas concebidas para fins de segurança e defesa pessoal; As armas de precisão, que são o conjunto das armas de fogo ligeiras concebidas e fabricadas, especialmente, para dispararem com grande precisão (é o caso, por exemplo, das carabinas com mira telescópica, usadas pelos atiradores militares e olímpicos) e as armas de recreio, algumas delas, carabinas, pistolas e revólveres de grande precisão também, mas que diferem das chamadas “armas de precisão” porque não podem exceder os 9mm de calibre nas armas de cano liso nem os 6 mm nas armas de cano estriado. Estes tipo de armas são muito utilizado nos institutos militares, como os Pupilos do Exército.
[DOC293] 45- Duelos na escuridão: o uso do radar (50 min)
O radar é composto por uma antena transmissora receptora de sinais para Super Alta Freqüência (SHF), a transmissão é um pulso eletromagnético de alta potência, curto período e feixe muito estreito. Durante a propagação pelo espaço, o feixe se alarga em forma de cone, até atingir ao alvo que está sendo monitorado, sendo então refletido, e, retornando para a antena, que neste momento é receptora de sinais. Como se sabe a velocidade de propagação do pulso, e pelo tempo de chegada do eco, pode-se facilmente calcular a distância do objeto. É possível também, saber se o alvo está se afastando, ou se aproximando da estação. Mas, você faz idéia do que era um duélo no início da Segunda Guerra Mundial?
[DOC285] 46- Dez armas de fogo que mudaram o mundo (50 min)
Saberíamos dizer entre dois modelos qual é melhor? São as melhores armas da história… criadas por lendas… armas que mudaram o destino de nações e imortalizaram generais, pistoleiros e gangsters… é um debate que pode nunca terminar! Quais são as armas fabricadas que fazem seu nome ecoar? Conheça-as aqui! Pistolas, espingardas, rifles, metralhadoras…
[DOC290] 47- Estrada das armas de fogo (50 min)
Nos Estados Unidos existe uma média de 250 milhões de armas. Ou seja, uma para cada homem, mulher ou criança! Os índices por ferimentos e mortes por armas de fogo aumentam! No ritmo atual as armas de fogo superarão os acidentes de carro em vítimas fatais ou não! Veja porque a violência armada aumenta mesmo quando os crimes diminuem! Tudo está concentrado em uma estrada americana! Este documentário não tem relação com a Segunda Guerra Mundial, mas vale a pena!
[DOC299] 48- Booby Traps: armadilhas explosivas (50 min)
As piores maneiras possíveis de reconhecer e identificar armadilhas explosivas deixadas por inimigos no campo de batalha. Passando pela 1° e 2° Guerra Mundial, Vietnã, Somália e muitos outros confrontos travados entre exércitos ou mesmo contra civis, este documentário irá nos mostrar como funcionam estas armadilhas e como são feitas! Bem como, seus estragos…
[DOC328] 49- Armas raras da 2° Guerra Mundial (90 min) Dublado em espanhol
Ninguém tem exata noção do que foi tentado e do que foi inventado durante o conflito do século! Mas, podemos agora ter idéia com relação às armas… uma dessas, por exemplo, foi feita no ano de 1945, pelos alemães que puseram um canhão curvado de 90º para poder disparar nas esquinas sem sofrer dano algum… Agora é a sua vez de conferir todas essas armas raras da II Guerra Mundial!
[DOC329] 50- Armas raras dos Aliados (50 min) Dublado em espanhol
Imagine milhares de morcegos sendo treinados pelo exército norte-americano para jogar pequenas bombas em território japonês… ou uma super-bomba capaz de provocar terremotos no solo onde atingisse… essas e outras armas foram pensadas e muitas colocadas em prática pelos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial! Acompanhe esse documentário especialíssimo!
[DOC412] 51- Armas e munições (50 min)
Daniel H. Wilson descobre a história das armas e revela o papel que elas têm em nossa vida diária. A tecnologia armamentista está ao nosso redor: em lanternas, em artigos de borracha e até na carne em nosso refrigerador. A pólvora, uma invenção antiga utilizada até hoje, tem um ingrediente chave: urina! Conheça o futuro das munições com os novos experimentos com plasma, gás comprimido e armas laser que estão sendo aperfeiçoadas para poder lançar projéteis à nossa órbita.