[Review] Mount&Blade: Warband

[center][/align]

Estarei agora explicando sobre o jogo Mount&Blade Warband.

Mount&Blade Warband é a primeira expansão oficial do jogo Mount&Blade, sendo lançada em de Março de 2010, não é a mais recente, a mais nova é a “With Fire And Sword”. Mount&Blade pertence a empresa TaleWords, não é muito famosa comparada a outras, mas possuí um arsenal de games muito interessantes, além de Mount&Blade, também há o “Lead and Gold: Gangs of the Wild West”.

Mount&Blade Warband é um jogo de 3º pessoa, onde o jogador assume o papel de um personagem no continente fictício de Calradia, com 5 reinos, os "Swaden", “Nords”, “Vaegirs”, “Sarranide Sultane” e os “Khergit”. Logo no inicio do jogo, antes de personalizar seu personagem, o jogo pedirá caracteristicas para você escolher (de acordo com o que você escolhe, o jogo pode ficar mais dificil, pois você pode tanto ser um nobre respeitável ou um camponês miseravel.) e o seu sexo. Lembrando que naquela época, as mulheres não tinham a mesma consideração que os homens, portanto saiba que se seu personagem for mulher, maior serão suas adversidades.

Eu acho que Mount&Blade Warband é o melhor de todos os M&B pelo fato de apresentar um número minimo de bugs em relação ao Mount&Blade e o Mount& Blade With Fire and Sword.

Um pouco da temática e da história de Mount and Blade: Warband:

Mount and Blade Warband possui uma temática medieval. É um RPG de ação que se passa em uma terra fictícia chamada Calradia, onde a guerra é uma constante e onde grandes senhores e/ou reis constantemente entram em guerra, tendo como único objetivo obter poder, riquezas e ampliar seus domínios. Aliás, estes são alguns dos objetivos básicos de qualquer guerra, não é verdade?

O game lembra e representa muito bem a idade média, apesar de se passar em um mundo fictício. Feudos, vassalos, senhores e uma série de outros personagens e elementos constantemente nos remetem à este período de nossa história. Alguns personagens com os quais nos deparamos, aliás, se parecem também com figuras saídas de algum conto relativo às Cruzadas.

Warband possui tantos elementos medievais, e os utiliza com tanta maestria, que você acaba percebendo, no decorrer do jogo, que a imersão que ele proporciona é imensa. Você se sente, literalmente, como um guerreiro de Calradia, um habitante deste fantástico mundo, onde seu objetivo é subir cada vez mais na escala social e, quem sabe, chegar à posição de rei de Calradia.

Tutorial:

A jogabilidade de Mount&Blade Warband é complexa, isto é inegável. Entretanto, existe um tutorial super interessante e valioso, através do qual você pode aprender o básico em relação ao manuseio das armas, luta corporal e “uso” dos cavalos como instrumentos para a guerra ou para viagens

Em relação aos cavalos, aliás, o tutorial possibilita que você aprenda a controlar os animais e também aprenda a lutar montado. Você se deparará com instrutores, os quais então lhe designarão as tarefas, lhe dirão o que tem de ser feito e, caso você obtenha sucesso, lhe parabenizarão e lhe enviarão para o próximo instrutor, a fim de que você possa aprender mais. Recomendo firmemente que você jogue o tutorial antes de iniciar a campanha ou até mesmo jogar o modo multiplayer do game, pois além de divertido, ele é também essencial para que você obtenha um melhor desempenho em Warband

Jogabilidade:

O manuseio das diversas armas disponíveis, tais como, por exemplo, espadas, lanças, dardos, arco e flecha e crossbows requer habilidade e precisão. Ao utilizar o crossbow ou o arco, assim que o botão esquerdo do mouse é pressionado uma espécie de mira circular “desmontada” aparece na tela e vai se fechando, até formar um círculo completo. O ponto onde você obtém a maior precisão é quando ela se fecha totalmente, e você precisa ser rápido e já ter o seu alvo em vista, a fim de posicionar corretamente a mira, pois no momento em que você pressionou o botão esquerdo de seu mouse já não há mais volta: a flecha será disparada.

O mesmo ocorre com o crossbow. A principal diferença deste último em relação ao arco, aliás, é o fato de que seu recarregamento é mais lento, processo este que toma um certo tempo do personagem, e pode representar, quando em batalha, o tempo necessário para que um inimigo acabe com você.

O manuseio das espadas e machados também é muito interessante. É possível tanto atacar quanto bloquear ataques utilizando estes dois tipos de armas, por exemplo, e em relação aos bloqueios, não basta simplesmente manter pressionado o botão direito do mouse (o qual ergue a arma em posição de defesa): é preciso também estar corretamente posicionado. Por exemplo, de nada adianta você tentar bloquear um ataque que vem pela direita, com sua espada, pressionando o botão direito do mouse, se você não estiver também voltado para seu flanco direito.

Os ataques e as lutas, portanto, são muito realistas, pois você deve se utilizar de movimentos do mouse juntamente com cliques no botão esquerdo do mesmo, para atingir pontos desprotegidos de seus inimigos. Movimente o mouse para a esquerda e clique no botão esquedo, e você desferirá um ataque de acordo. O mesmo acontece, consequentemente, se você movimentar seu mouse “para cima”, “para baixo” ou “para a direita”. Tudo é muito realista aqui.

Você pode também utilizar escudos como defesa, e batalhar usando uma espada e o escudo, por exemplo, o qual é “ativado” através do mesmo botão de seu mouse que posiciona sua arma em posição de defesa: o direito. Batalhar utilizando um escudo e uma lança ou espada, por exemplo, é algo fantástico, pois você se sente em uma luta verdadeira, defendendo-se e atacando, ininterruptamente, até que derrote seu inimigo (ou por ele seja morto).

O realismo das lutas no game da TaleWorlds é enorme, e levará um certo tempo até que você aprenda a manusear corretamente as diversas armas disponíveis, cada uma com uma peculiaridade e forma de utilização diferentes. Isto é algo realmente fantástico, pois eleva o nível de tensão em cada luta que você participa, fazendo com que você, ao invés de se sentir frustrado quando é derrotado, se sinta mais motivado a aprender como manusear as armas, pois a recompensa é enorme quando isto acontece.

É possível também lutar contra seus inimigos no “mano a mano”, ou seja, sem arma alguma. Entretanto, tome cuidado, principalmente quando estiver lutando contra inimigos armados e usando cota de malha. Contra estes, desembaínhe sua espada e lute como um verdadeiro guerreiro medieval. Vale ressaltar que você pode trocar de arma de forma muito fácil, através do botão de scroll de seu mouse.

Mapa:

Um RPG deste porte, com tantas opções, situações, locais e personagens diferentes, que permite que você viaje para qualquer lugar, livremente, não seria completo sem um mapa adequado. E o mapa de Mount and Blade: Warband é mais do que adequado: ele é perfeito, além de lindo. Você sai de qualquer cidade ou castelo pressionando a tecla “TAB”, e aí, então, cai direto no mapa, através do qual tem a terra de Calradia “em suas mãos”. Utilizando o botão de scroll do mouse enquanto no mapa, você faz uso do zoom, e aproxima ou afasta a câmera, podendo visualizar Calradia em sua totalidade, com a câmera afastada ao máximo, ou visualizar os mínimos detalhes, com a câmera aproximada ao máximo.

Através do mapa você pode escolher para onde deseja ir, seja uma cidade, um castelo ou um pequeno povoado. E assim que escolhe seu destino, a viagem é realizada em tempo real. Você observa a você mesmo, montado em seu cavalo, viajando para o destino que escolheu. E o tempo de viagem é proporcional à distância do objetivo. Isto torna o realismo de Warband ainda maior. Confesso que já “perdi” um bom tempo no mapa, somente observando os detalhes de tudo. Todos os elementos que você visualiza através do mapa são nomeados, inclusive o(s) objetivo(s) de sua quest atual.

O mundo de Calradia - Mapa geral in-game

O mundo de Calradia - Mapa geral feito por fãs

Gráfico e Trilha Sonora:

Mount&Blade Warband possui gráficos razoáveis mesmo para seu ano de lançamento. Texturas de qualidade mediana, efeitos de iluminação e sombra bonitos, e inúmeros tipos de paisagens: locais cobertos por neve, florestas, campinas, castelos, feudos, casas, etc. São tantos ambientes e paisagens diferentes e maravilhosas que você pode, muitas vezes, perder bons minutos apenas observando as coisas ao seu redor.

Os personagens são muito bem modelados e possuem uma inteligência artificial bem interessante. Muitas vezes é difícil pegar um inimigo desprevenido, pelas costas, e durante uma batalha, você pode observar inimigos se distanciando de seus aliados e vindo em sua direção, o que demandará, é claro, muita astúcia e habilidade de sua parte.

Aliás, vale ressaltar que o game alterna entre o dia e a noite de forma natural e gradual, conforme você joga. Assim sendo, constantemente você observa um belíssimo entardecer e logo após está em uma lindíssima noite com um estupendo céu estrelado. O amanhecer também não é muito diferente, e assim por diante. Você pode, aliás, descansar em algumas cidades, para esperar o tempo passar, e ganhar algum dinheiro somente pelo tal descanso.

A trilha sonora é muito bonita. Totalmente orquestral, é belíssima e adequada, e acompanha os momentos de tensão ou calmaria que você atravessa no game. A trilha sonora de Warband serve muito bem também como um instrumento incentivador, digamos: quando em batalha, ela se torna épica e forte, fazendo com que nossa vontade de lutar (e vencer) se torne ainda mais forte. Eu costumo dizer que a vida, para mim, precisa de trilha sonora, e este é um dos quesitos que eu sempre observo com bastante atenção em um game. E em Warband, posso dizer que sua trilha sonora me cativou demais.

Multiplayer:

O multiplayer de Mount&Blade Warband é maravilhoso. Concordo com o que o Mikail Yazbeck, da TaleWords, disse: “o multiplayer de Warband é maravilhoso e feroz". Existem diversos modos de jogo disponíveis, desde “capture a bandeira”, passando por batalhas entre exércitos até um fantástico e “matador” modo chamado “Deathmatch”, onde cada um luta por si próprio. Neste modo, você simplesmente anda pelo cenário procurando por inimigo(s) para lutar (eles também procurarão por você, esteja certo disto ). E aí, você terá de utilizar toda a perícia que adquiriu no manuseio das armas e no combate para sair vitorioso de cada contenda.

É possível jogar partidas online com até 64 jogadores simultâneamente, e está disponível também a opção “quick match”, para que você entre rapidamente em uma partida. O multiplayer de Warband é sensacional e viciante, e você corre o sério risco de “perder” horas e horas jogando online com jogadores reais. Já encontrei muitos brasileiros jogando Warband, em uma partida muito divertida da qual participei. É possível também conversar com os jogadores, através do próprio game.

Finalizando:

Mount&Blade Warband é um game fantástico, indicado a quem aprecia um bom RPG com grandes doses de ação, e gosta de tomar decisões e interagir com os personagens. É um jogo que requer uma certa paciência no início, até que você aprenda pelo menos o básico.

Belíssima matéria, Spartacus!
Eu não nego que o jogo seja muito bom, mas nunca consegui jogar xD
Parabéns!

Muito bom review Spartacus, um dos melhores do fórum!

So esta faltando umas imagens para ilustrar o texto e quem sabe algum vídeo tb. Isso completaria legal!
Eu add o mapa full de Calradia ai para nós!

Parabéns!!! :goodpost

Particularmente, estou jogando o game, e em meio a frustrações, alegrias e tudo mais que rola quando se “descobre” um bom game, estou evoluindo e gostando muito da diversão que o game proporciona!

Vou dar uma editada e postar algumas imagens e até mesmo por algum vídeo, como foi sugerido acima.

Gostei bastante

Precisa do Mount&Blade normal?

Muito bom como dito acima um dos melhores reviews aqui do GSB, Parabens! :goodjob

Edit. Estou me reanimando a voltar a jogar esse game.

Não, não é necessário o M&B normal.

Realmente eu estou impressionado com este game! É muito legal mesmo e bem profundo!

E tem tantas possibilidades, podia ser muito mais profundo ainda, pois podia ter mais detalhes no mapa de campanha, mais gerenciamento para fazer, poder fundar alguma nova villa ou construir novo castelo e etc

To gostando bastante!

Comecei a jogar e sou um vassalo, 6 mil em caixa e com uma tropa mediana e meio trinada.

Como vcs fazem para ganhar renome?
eu reuni uma equipe e fiquei lutando com os sea riders no norte, além de torneios vcs conhecem alguma melhor?

Ganhando batalha contra os nobres(quanto maior o exército derrotado, mais renome).

É que antes de virar vassalo eu acho quase impossível vencer deles.

É o negócio é vencer batalhas contra os nobres… tenta pegar nobres com escoltas pequenas no início e vai indo assim…

Tem outra forma fácil tb… é so vc ficar indo de vila em vila por todo o mapa que vai achar algumas vilas que estão infestadas de bandidos. Uns 45 bandidos, mas são todos fracos!
Então vc mata tudo e deixa a recompensa para o pessoal da vila. Da uns 14 de renome, a mesma coisa que vencer um exército maior de um nobre e capturando ele.

Exato! Outra forma de ganhar renome e sair sozinho, sem tropas atrás de um grupo de 20 bandidos, daí a probabilidade fica de 20/1. Você é bem mais forte que eles e ganha, mas numericamente não, isso te da um renome bom.

É cara,se você tiver uma armadura razoavel (se não tiver e quiser usar cheat crtrl+h,recupera a vida),é só ir 1x20 que é tranquilo,leva uns 3 escudos e uma espada boa,que é moleza você vencer esses bandidos…

O jogo que mais joguei, muito bom viciante. E sim, precisa do M&B normal pra ter as expansões.

E os mods pra ele são infinitos, dá pra passar sua vida inteira jogando.

Julius, Eu jogo o Warband e não tenho o vanilla. Tô com renome bem alto :smiley:

Com qual reino vocês preferem jogar ? No meu caso são os NÓRDICOS simplesmente por serem a melhor infantaria do jogo e lembrarem o ÉPICO SENHOR DOS ANÉIS ( pelo menos pra mim )

Nords, gosto pelo fato de não ter cavalaria. Curto mais o embate desmontado.

Nords, too.