A Secretaria da Saúde do Rio informou no fim da manhã que nove meninas e um menino morreram baleados nesta quinta-feira, após um rapaz invadir uma escola municipal e atirar contra os alunos. O atirador cometeu suicídio, segundo a polícia. Outras 18 pessoas teriam ficado feridas.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia informado a morte de 13 pessoas --12 alunos e o atirador.
O crime ocorreu por volta das 8h30, quando o rapaz --identificado como Wellington Menezes de Oliveira, 24, ex-aluno da unidade-- entrou na escola dizendo que daria uma palestra. Em seguida, passou a atirar contra os alunos, dentro das salas de aula.
A Escola municipal Tasso da Silveira fica na região de Realengo (zona oeste do Rio) e atende estudantes com idades entre 9 a 14 anos --da 4ª a 9ª série, segundo a Secretaria Municipal da Educação. São 999 alunos, sendo 400 no período da manhã, de acordo com a secretaria.
Várias das crianças feridas foram levadas de helicópteros do Corpo de Bombeiros para o hospital Albert Schweitzer e demais unidades de emergência do Rio como o hospital Souza Aguiar, no centro. O hospital Albert Schweitzer, em Realengo, hospital mais próximo do local da tragédia, conta com cinco salas de cirurgia.
As causas do crime serão investigadas. De acordo com a polícia, o atirador usou dois revólveres, tinha muita munição e deixou uma carta, já encaminhada à Polícia Civil para análise.
Irmã dele falando que não tinha amigos, ficava o dia inteiro no pc e que era estranho. Já era certo que algo do gênero ia acontecer. A família prefere ignorar… dá nisso.
A versão que eu ouvi foi diferente. Segundo o próprio governador Sérgio Cabral, o policial atirou na perna dele e então, caído, ele se matou. O problema é que tem algo de estranho nessa história: segundo a folha, o cara tava com um " três oitão", então como ele conseguir disparar mais de 100 tiros assim tão rapidamente? Não entendo muito de arma, mas só o trabalho dele carregar o revólver, pra atirar, já demoraria alguns segundos.
É nisso q da permetir posse legal de armas sem um sistema de controle e com tantas armas ilegais no país.
Os policiais foram frios, pq se muitos soubessem que o cara matou 11 crianças… não pensaria duas vezes antes de meter bala no maluco ao invés de dominarem ele… é claro… se ele não se matasse iria apanhar muito dentro do camburão.
Como se fosse adiantar alguma coisa bater no cara ou matar ele. Ele tá morto, e aí, o prejuízo foi menor? As crianças voltarão pras suas famílias? O negócio não é “punir” depois da cagada, e sim evitar a cagada.
Cara hj o Rio teve um dia de Columbine… custei a acreditar que tava acontecendo esse fato lamentavel; cabe agora as “autoridades” tomarem ou tentarem tomar as medidas cabiveis para que esse fato não se repita e tambem possam auxiliar as familias das vitimas dessa tragédia.
¬¬’… Como se eu ouvesse dito que isto adiantaria em algo… eu disse que fiquei admirado os polociais tentarem prende-lo e não mata-lo pelo sentimento de revolta ¬¬’…
Mas um policial é preparado pra isso, não é? Agir friamente é uma de suas obrigações. Se ele não consegue fazer isso, entraga a arma e vai fazer outra coisa da vida.
Não só o 2° item Rodrigo, a família que não ignore os fatos simplesmente por ter vergonha de dizer que o filho tem um problema mental dá nisso. E outra coisa, muitas crianças são filhos de mães que não tão nem ai pra eles, abandono familiar é uma coisa bem grave, por isso eu digo que não só o 2° item é importante.
Edit: Ele tinha HIV… Oque não justifica claro, aliás deixou uma carta com instruções de como ele deve ser enterrado e com várias coisas que não fazem sentido.