Seção Europa Universalis Series

Atenção Moderadores

Este tópico é somente para comunicações específicas sobre a seção Europa Universalis Series.
Att
Administração GSB

Bom, como havia dito em outro tópico, gostaria de colocar aqui as minhas sugestões de medalhas para aprovação dos demais membros do staff:

• Medalha para os participantes do “400 Degraus pra Supremacia” - primeiro MP de EU do fórum, da época do forumeiro, ainda de EU2.
  • Medalha para os participantes do “CG1” - primeiro grande MP de EU3, iniciador dessa ‘franquia’ de sucesso
  • Medalha para os participantes do “CG2” - talvez o maior MP que já houve no forum, tendo contado já com 14 participantes

As duas primeiras já seriam dadas. A terceira somente no fim desse jogo. Como expus no outro tópico, no EU não é interessante colocar medalhas para um “vencedor. Primeiro porque a mensuração do vencedor” é subjetiva. E segundo porque tentativas de fazer isso geralmente tornam o jogo chato.

Penso em alguns critérios como ter participado de pelo menos 4 partidas.

No que refere ao Europa, o LucasLue havia feito uma premiação no forumeiros ainda que eu tinha achado bem interessante, em que premiava-se o melhor minter do jogo por exemplo, o melhor em combate no mar, o melhor em combate em terra, o mais expansionista etc.

Tudo bem, é muita coisa, mas podemos restringir a 6 quesitos.
A maior potência ao finalizar o MP
O mais rico
O mais extenso territorialmente
O mais poderoso militarmente
O mais tecnologicamente avançado

O torneio sempre se chamaria Cachorro Grande, só vai mudando o numero do mesmo, dai vc pode fazer um torneio quantas vezes quiser, e a medalha será sempre a mesma, pois imagine se cada vez que for feito um MP teremos de criar medalhas novas, logo vai-se premiando com as mesmas medalhas vários players.

PS: Discordo com galardoar mero participantes, o participar não é um mérito, o mérito é jogar até o final e atingir algum objetivo do jogo.

A questão das pontuações nao era da epoca do forumeiro não. Foi no cg1. A questão é que jogar o EU com essas premiações definidas acho que perde um pouco a graça e cria uma rivalidade extrema que quase sempre impede o jogo de terminar. Quando fomos começar o cg2 debatemos e chegamos a conclusão que era melhor não ter essas pontuações, pois a situação inicial de cada um é muito diferente e para diminuir rivalidades exageradas.

Aqui coloco uma observação: decidimos por não ser um mero sorteio entre os inscritos e cada 1 escolhe o que quiser. Tem países chave que precisam ficar em mãos de players razoavelmente experientes e com comprometimento comprovado. Se fosse um sorteio seria outra história…

Temos que lembrar que são 420 anos de jogo. Se houver 1 partida por semana, 10 anos, dão 42 semanas. Da quase 1 ano. Não é medalha a toda hora… E tb é complicado por exemplo não premiar alguem que ficou por 6 meses e teve imprevistos e acabou ficando sem data pra jogar. Talvez o minimo de 4 partidas seja baixo e seja melhor aumentar.

Certo, então o premio seria pelo player ter tido a “fidelidade” para com o fórum, por todo esse ano de partida, sendo assim o CG considerado uma grande premiação dentro do fórum.
Beleza, mas assim, não podemos criar só uma unica medalha CG, a qual seria recebida pelos participantes do CG1, ou 2 ou 3 etc, e dentro da seção Cachorro Grande, que pelo visto, caminha a ser permanente, por ser um MP fixo de grande duração, termos um Hall of Fame ou sei la, algo neste estilo, que defina que players receberam a medalha CG por qual ano e tudo mais?

Isso. Pegou o espírito do que eu tava tentando falar. Premiar a fidelidade. Afinal, são os MPs que tem grande potencial de ser carro chefe do forum. E não são possíveis de existir se não houver um número bom de players comprometidos.

Sim, daria para ser uma medalha só. Mas ficaria menos bacana do que ter uma para cada edição. Além do que seria quase que somente uma medalha só pra toda a sessão eu, em se tratando de mps. É subutilizar a ferramenta. E tb o user iria se orgulhar de por exemplo ter todas as medalhas cg. Acho que isso incentiva mais do que simplesmente uma medalha só e pra sempre. E, fazendo um paralelo, não faz sentido ter uma medalha “torneio de rome total war” que valha pra todos os torneios. É bacana ter uma separação de “1o torneio de rome total war”, “2o torneio…”. A diferença é que acabamos por adotar um nome diferente para os grandes MPs da sessão EU.

Edit: Complementando… Acho que o uso das medalhas tem que ter propósitos definidos. Queremos que o número de usuários que ajudam os outros, que escrevem reviews, que jogam MPs aumente. No que tange MPs, e mais especificamente no caso do EU pelo agravante de um mp durar pelo menos uns 6 meses, fica mais atrativo para possíveis novos players medalhas separadas para edições diferentes.

É que eu penso assim cara, essa seria a unica medalha de EU fixa com atualização anual, e a idéia é que tenha só uma deste molde pra cada seção. E outra, se mantivermos a cada ano uma medalha diferente, as antigas são medalhas que ninguém mais poderá obter, e prefiro que um membro ganhe varias vezes a mesma medalha, do que ele ir acumulado varias versões da mesma, digamos que em 3 anos eu participe de torneios da mesma natureza do HoI, vicky e Europa, serão 9 medalhas no meu perfil, fora as outras que pretendo ganhar com outras coisas, é muuuita coisa, pra pouco espaço do mini perfil!

Se você participou nos últimos 3 anos dos 9 torneios mais importantes dessas 3 sessões, consumindo por volta de 3 noites de suas semanas, em minha opinião, você é muito dedicado ao forum e merece essas 9 medalhas, além de aparentemente ter muito tempo livre, heheh.

Podemos até abranger a discussão para outras categorias de medalhas. Por exemplo medalhas para users que ajudam os outros. Supondo que medalhas dadas não serão retiradas, é mais interessante termos users que por 6 meses ajude bastante os outros mas que depois de conquistada a medalha suma, ou um que sempre estará presente pra ajudar?

A mesma coisa em mps… queremos um que jogue o maximo de edições que seu tempo permitir.

Pensando somente no incentivo dado aos players, oferecer uma medalha igual pra sempre ou medalhas diferentes para edições diferentes seria melhor? Sem pensar nas dificuldades técnicas. Isso analisemos depois.

É o seguinte.

1º - Não existe limites para concessões de medalhas pelo sistema. Mas existe um limite de linhas e colunas no mini-perfil para exibi-las. Esse limite de exibição no mini-perfil é definido nas configurações do sistema de medalhas, após um membro estourar esse limite a exibição de todas as medalhas fica disponível no painel de medalhas do usuário, em seu perfil. Mais adiante eu vou buscar com o suporte uma solução para add um link no título “medalhas” ou no “número” que aparece no mini perfil, para direcionar para o painel de medalhas do usuário, por enquanto o mod não oferece isso.

2º - Sou da opinião de que cada torneio oficial do GSB deve ser medalhado, com medalha específica para cada edição.

3º - Se for 1 ou 2 MPs de EU por ano, variando o jogo não vejo problemas em medalhar cada participante, com uma condição!!! Pelo menos 1 critério de permanência, a cargo do moderador da seção ou do MP. Ele devera fazer um controle de presença de cada rodada do MP e receberá medalha somente os participantes considerados assíduos com, no mínimo, XX% de presença ao longo do MP.

Essas são minhas opiniões, e caso achem interessante, Dudu diga qual % de presença é possível considerar alguém assíduo.

Concordo contigo 100%.

Eu não consegui pensar em uma conclusão de qual a porcentagem para ser assíduo. Talvez 60% já é um bom começo. Seria ideal que fosse maior, mas sendo realista com a atual situação, acho que já seria um bom ponto de partida. Mas concordo se quiserem padronizar uma porcentagem maior (até uns 75%) pra forçar o povo a se comprometer mais.

De repente poderia ser um critério de % ou número de partidas mínimas. O que acontecer primeiro já daria o direito da pessoa receber a medalha quando for ocorrer a entrega das mesmas. Em um mp hipotetico, teria direito à medalha, no fim do jogo:

• Quem teve 60% de frequência ou
  • Quem participou de pelo menos 12 partidas

Acho que nestes termos é razoável.

Opino por 75% de presença ao longo do MP, independente do número de rodadas. O moderador ou responsável pelo Mp deve planilhar isso e ao final do MP postar aqui no tópico de sua seção, nos casos de jogos que se aplique esta regra.

Não da para ser 12 partidas, pois se o MP tiver, como vc falou 42 partidas de 10 anos cada, por exemplo, 12 participações é praticamente abandono.

Isso é… Mas é que tentei pensar numa forma de premiar também alguns casos especiais e não achei outra maneira.

Exemplo: no EU até que não tem acontecido muito, mas pode ser que ocorra do país ser anexado. No HoI isso é mais certo de acontecer. O cara entrou de Itália e perdeu por volta de 1942. Ainda tem muito jogo pra rolar. Ele não vai conseguir os 75% de assiduidade. Contando que seja um mp com bastante gente. Não há mais “países legais” livres. Talvez a única saída seria pegar um país em que ele nao tem vontade de jogar, que esteja longe dos conflitos, só pra cumprir tabela.

Talvez deixar somente a porcentagem mas abrir uma brexa para situações excepcionais, que seriam avaliadas pelo(s) moderador(es) do jogo/sessão.

Não cara… quem for anexado exclui do merecimento de medalha, justamente os 75% é para pegar quem é assíduo, não morreu, não abandonou e é bom, é uma maneira que estou buscando para encontrar os vencedores disso.

Se o cara for anexado, ta derrotado, perdeu, morreu, não tem direito a medalha…

Po dar medalha para quem perdeu? Vamos valorizar a medalha e o MP… se morreu ta morto.
Assim quem sabe não tenha MPs tão longos e jogo de cumadre… qual é o comprometimento do cara em jogar de qualquer maneira, se ele morrer pode começar de novo com outro pais e ganhar medalha so por estar lá…

Não podemos premiar os derrotados, mas sim os vencedores. Se não vira medalha por participação… ai a lógica do Stephano fica mais correta, uma para tudo.
To tentando buscar aqui uma premiação de valor, de merecimento e não de participação.

Até concordo se morrer pode voltar a jogar com outra nação, mas ai ja não ganha medalha, medalha é só para os bons! hehehe

Hummm. Faz sentido… Olhando por esse ângulo vai ser bom até pra coibir uma coisa que tem acontecido nos de EU, que é a trocação de paises no primeiro imprevisto.

Bom, por mim da forma como chegamos aqui tá excelente!

No 400 degraus e no cg1, apesar de não ter os números exatos, sei quem teve participação àcima disso. Foram 3 players no primeiro e 4 no segundo. Nesses jogos, caso um desses não estivesse presente, não havia MP. Então tiveram 100%.

No CG2 não estava fazendo esse controle. Penso em começar a contagem à partir do próximo jogo. Mas gostaria de ter a certeza da aprovação do formato para poder postar essa informação lá, para dar um gás nos players.

Mas vc não lembra quem foi anexado ou abandonou?

Por mim este formato esta aprovado.

75% de assiduidade ao londo do MP, excluindo os anexados, abandonos de MP declarados e abandono de pais.
Moderador faz o controle planilhado e post para a ADM que fará as condecorações aos final do MP.

Ou seja, o cara tem que escolher uma nação, jogar com ela o MP ao mínimo de 75%.

Vamos aguardar a opinião do Stephano.

Referente à qual mp?

Mas qual a relevância de lembrar dos que foram anexados ou abandonaram, para a distribuição das medalhas?

Estes que vc cita que ja rolaram…

Ué, saber quem ganha a medalha ou não… conforme as regras que estamos definindo para o EU.

Eu lembro de quem abandonou, mas como eles não ganham medalha, só citei as quantidades de player que ganhariam…

E no mp que ta rolando, pra deixar mais explicado como penso em fazer, é contabilizar somente à partir da próxima partida as presenças. Como se o MP fosse começar agora. Esquecer as presenças e faltas que já rolaram. Afinal, já foram umas 8 partidas e quase 20 players, contando com os que já abandonaram. Não vai ser possível lembrar quem faltou em cada sessão.

A blz…

E ainda da para entrar MP do CG2?

Vc faz as medalhas Dudu e posta aqui junto com quem vai recebê-las?

Apesar das opções de países estarem ficando escassas ainda dá! Anima?

Agora temos o primeiro problema técnico, heheh. Sou 100% virgem e noob em criação/manipulação de imagens.