Secretaria de Filiação.

A secretaria de filiação é o primeiro lugar que o candidato a filiado deve se apresentar. Aqui ele deixará seu nome para ser aprovado sua filiação ao PD.

Todas as solicitações serão levadas para votação perante os membros do partido, onde assim se treinará a democracia.

Como anseio novos tempos do Império, solicito minha filiação ao Partido Democrata.

Após sair de uma reunião em prados da vitória, Erwin deixa uma carta na sede do partido:

Eu gostaria de cancelar minha solicitação de filiação

• Boa tarde, Margarete! Como vai? E como vão as coisas por aqui?

• Boa tarde, Senador!As coisas aqui estão sendo movimentadas apenas por um grupo de jovens que se reúnem ao final da tarde para debater sobre a política gesebina atual e sobre o que fazer contra o PN. E vou bem e o senhor?

• Também vou bem. Quanto ao PN, já tenho planos. Favor traga-me as fichas de todos filiados, especificamente dos que não foram aceitos e os que pediram o desfiliamento. Obriado!

Momentos após analisar as pastas trazidas encontro o que procuro: “Bem, quase todos que pediram para se desfiliar apresentaram o motivo de que estariam viajando para o exterior. Vários não possuem uma comodidade financeira como apresentada na denúncia. Embora isso possa ser uma mentira. Consigo reduzir para duas pessoas: Carlos Magno de Eduardo e Alcântara e Erwin von Costa und Silva. O primeiro está morto, logo só sobraria o segundo. Maas tendo mais certeza ainda, se não me engano ele é o único que saiu daqui para se filiar o PN. Então, a primeira parte dessa questão está resolvida, vamos às outras.”

• Margarete, além do senhor Erwin, alguém mais saiu do PD para se filiar ao PN?

• Pelo que lembro-me ele foi o único. Então ele é o acusador do senador Hoken?

• É o que parece! Tu podes arrumar tudo para mim? Agora vou ver algumas outras coisas no partido e vou para a Gendarmeria.

Alguns minutos de caminhada e o Barão e o Duque adentram o prédio do partido e vão para a secretaria de filiação.

• Boa tarde senhora, lembra-se do Duque? Ele esta de volta, veio para se filiar.

[justify][tab=30]- Re-filiar seria o termo adequado, Julio. Como tem passado, Margarete? George conseguiu o emprego?
[tab=30]- Muito bem, Duque. Sim, conseguiu. É um trabalho cansativo na fábrica mas o salário compensa.
[tab=30]- Que bom, que bom. Acha que devo citar minhas motivações para o retorno, que conseguistes me convencer, Julio? Não? Bem, então deixe-me apenas assinar o requerimento de filiação… pronto. Está feito. Passar bem, Margarete.
[tab=30]- Até mais, Duque.
[/align]

Avisado por um dos correligionários que estava no Parlamento, o Comissário adentra o partido, verificando o pedido de refiliação do Duque: “Eu estou entendo coisa alguma”.

• Peça para alguém entrar em contato com o Duque para que ele me mande os motivos de seu retorno e o que ele pretende com isso.

• Senhor, ele venho acompanhado do Barão de Morais, talvez esteja hospedado na casa dele.

• Mande apenas alguém entregar o recado. Não irei lá importuná-los.

O Visconde de Firgen chegou à sede do partido e visivelmente deixou as pessoas espantadas. Ele assinou o requerimento de filiação o que causou ainda mais espanto e de lá seguiu para o Almirantado.