[Skyrim] Workshop - Mods Pagos a Valve colocou e retirou


Esta semana a Steam implementou o novo sistema de Mods pagos. O jogo escolhido para dar inicio à nova prática foi o The Elder Scrolls V: Skyrim que conta com mais de 24.000 mods gratuitos na Steam Workshop.

[left]* As modalidades de pagamento são: Grátis, Pago e Pague o Quanto Quiser;

  • Após efetuar a compra, se o mod apresentar erro ou não funcionar como o prometido, você pode facilmente

  • obter um reembolso, dentro de 24 horas após sua compra;

  • O preço é definido pelo criador do mod;

  • Mods pagos, passaram por avalização da Valve e em até uma semana vão estar no Wokshop.
    [/align]

A comunidade reagiu de forma negativa assim que foi anunciada a nova medida, inclusive tem uma petição com mais de 100 mil assinaturaspara a retirada do sistema de pagamentos.
Os apoiadores da remoção do sistema pago alegam que tal medida irá destruir a comunidade do PC, gerará uma quantidade gigantesca de mods inúteis e pedem que o sistema seja alterado para DOAÇÕES - Não confunda Pague o quanto quiser com Doações, o primeiro você é obrigado a pagar para ter o mod, mesmo que seja um valor minusculo, já o segundo você não precisa pagar nada para ter o mod, mas caso queira contribuir, você poderá doar qualquer quantia.

A situação tomou proporções tão grandes, que Gabe Newell se pronunciou no Reddit:

[center]

Tradução: Steam Brasil[/align]
Valve também disse que nas próximas semanas outros jogos entraram no sistema de mods pagos - Alguns meses atrás no facebook eu havia dito que teríamos mods pagos no Dota 2 (encontram no código no Dota referencias), e coincidentemente esta semana teremos uma atualização no jogo.

Caso o sistema pago prevaleça, prepare o bolso, pois se o EpicWar tem milhares de mods, Dota 2 também terá uma quantidade abissal de Mods.

[center]Sistema Pago ou Doação?[/align]

Fonte/Image: Steam Brasil

Contras:
"Quer saber porque o pessoal ta put*?

1- Existem mods que concertam o jogo, e os livram de problemas com bugs e o melhoram em um nível técnico pra poder ficar jogável sem problemas. Um patch de correção não oficial, imagina se você tivesse que pagar só pra fazer o seu jogo funcionar direito? Imagina se Dark Souls tivesse sido lançado hoje, você teria que pagar só pra concertar o jogo e joga-lo direito, porque a desenvolvedora é preguiçosa demais pra fazer isso.

2- Existem mods que não funcionam com outros mods, e ninguém sabe se pega ou não se não tentar usa-lo, ou seja, se você já tiver um mod e comprar outro, pode ser que o mod que você comprou não funcione, e o único jeito de saber é tentando, ou esperando pra um otário tantar primeiro pra receber feedback sobre compatibilidade de tal mod. Também tem o fato vários mods só funcionarem em versão (x) de um jogo, então se a desenvolvedora lançar uma atualização, o mod pode não pegar, o que pode tornar o mod inútil.

3- Agora que se pode pagar por mods, quase ninguém vai continuar fazendo mods por que gosta, mas sim pra ganhar dinheiro. Uma comunidade que sempre funcionou de boa maneira desde o seu início vai virar um grande negócio, porque todo mundo só vai querer saber da grana.

4- Mods que uma vez eram de graça, agora vão ter que ser pagos. Já foram deletados mais de 2 mil mods do Nexus, porque não querem que o baixem de graça quando existe a opção de pagar por eles.

5- Isso não é bom pros modders porque eles só vão receber 25% do lucro de cada venda do seu mod, o resto fica com a Valve e dona do jogo. Não só isso, mas pro modder ver a cor do dinheiro, o mod(ou mods) dele precisa arrecadar no mínimo 400 dólares, e como a maioria dos mods são baratos, o cara não vai ser pago tão cedo.

6- Já tem gente roubando mods de outras pessoas pra poder vender na Steam, olha a merda. O cara não fez o mod, mas ele baixou de um site que distribui mods gratuitamente, pra poder vender na Steam e lucrar em cima da pessoa que fez a porra do mod. E o único jeito de pegar esse cara é sabendo de quem é o mod, porque a Valve faz questão de não fazer um ‘Quality Check’ nos mods, eles simplesmente aceitam e pronto, fodasse se é roubado, fodasse se é algo escroto como genitais de cavalo realistas(Esse mod existe, não to zuando), fodasse tudo, porque se essas merdas venderem, é a Valve que vai sair no lucro, então ela não ta nem aí pra qualidade ou se é roubado, contanto que ela ganhe grana com isso. Ela só vai tirar esses itens de vendas se alguém reporta-los por serem roubados, ou por serem ofensivos.

7- A Valve quer lucrar em cima de uma comunidade saudável feita por gamers para gamers, que desde os seus primórdios tinham como objetivo criar e compartilhar conteúdo com outros gamers. É tipo chegar, por exemplo, num asilo de idosos, onde várias pessoas se voluntariam pra ajudar os velhinhos de graça, e começar a cobrar os velhos pelos serviços dos voluntários, e dar somente um pouquinho do valor recebido pros voluntários. E esses voluntários vão começar a ajudar os velhos só pela grana, e não por que é uma boa ação.

Isso é tudo uma grande putaria, eu estou começando a gostar menos e menos da Valve, hoje em dia ela não faz porra nenhuma, e só quer saber de grana, grana, grana. Bom pros modders meu ovo, se eles realmente estivessem interessados a incentivar modders como dinheiro, eles não dariam míseros 25% do valor de seus mods, e não esperariam chegar a uma certa quantidade pra poder pagar o cara fez o mod.

O certo é colocar um botão de doação, doa quem quiser, tem muitos modders que fizeram uma boa grana graças a doações, sendo que eles nunca pensaram em fazer mods pela grana, e sim porque é o que gostam e porque querem compartilhar o seu trabalho com os outros. Só que claro, se só tivesse uma opção de doação, quem ficaria com a maior parte do lucro seria o modder, e não a Valve, e a Valve não quer isso.

E nem vem com a desculpa de ‘mas você não é obrigado a comprar, compra quem quer’, a mesma coisa foi dita sobre DLC, e olha a merda que deu, quase todo AAA lançado vem com pouco conteúdo, pra depois ‘completar’ o jogo com DLCs, que são caros ainda por cima.

Isso aconteceu porque todo mundo ficou quieto ai invés de agir contra, criticar, ou protestar. É esse tipo atitude e pensamento passivo e escroto de otários que aceitam qualquer merda que acontece que está fodendo com o mercado de games, até a porra da Nintendo, que disse que nunca ia lançar DLC, entrou na onda.

JFPaes 15.

Contras:
E qual é o efeito disso tudo pra os modders? positivo? porr* nenhuma.

comentários dos modders no Nexus, abre aspas:

“Ive hidden some of my Mods on Nexus.
Don’t want them stolen and sold by someone else on the Black Market Workshop.
I might unlock them when the s*** storm has passed.”

“well, I stopped uploading to steam when I started using resources that specified they were for Nexus only. Now I am just gonna go take down my stuff from over there, because this is just stupid. I make mods for myself. I share them for other people who might enjoy them. I mean sure, some extra cash would be nice, but I don’t think modding should be something people do for money. Then it turns into a job, and is not fun anymore. Just blah! All of a sudden one of my favorite hobbies is something I feel like I HAVE to do and that just sucks all the enjoyment right out of it. Seriously, this whole idea is like a fun vampire…a funpire. But, you know, less sexy.”

“Well, there goes modding, it was fun while it lasted. Guess Skyrim was the last Bethesda game I will ever touch. I make mods for free because I ENJOY IT”

Ou seja, top-modders que trabalham de graça por prazer estão retirando seus mods com medo que alguém os compile pra Steam e comecem a cobrar. Isso realmente vai ser uma shit storm - até por que envolve questão de DIREITOS AUTORIAIS, e modder está se lixando pra isso. O que vai ter de mod roubado meu amigo.

Boecha

Lados bons e ruins.

  • Os Modders que fazem trabalhos muitos bons e gostariam de ser melhor recompensados por isso, acho que ninguém vai discordar que esse sentimento não é injusto.

  • As publishers, no caso da Bethesda que não precisam ficar mais tementes (e esse temor existe, independente de ser valido ou não, ele existe) de que Mods podem atrapalhar o seu modelo de negocio, assim elas ganham dinheiro com os Mods também.

  • A Valve que promove ainda mais a funcionalidades de sua lojas.

  • Os jogadores que podem sentir que vão desprovidos de conteúdo criado pela comunidade que anteriormente seria gratuito, é um sentimento também justo, claro que também pode-se argumentar que que:

a) Saindo de Hobby para negocio, a qualidade dos Mods pode aumentar.
b) Mas talvez não, como foi dito acima, muitos Mods são trabalhos conjuntos da comunidade, dinheiro deve se meter no meio de qualquer compartilhamento, então pode ter consequências negativas na comunidade.
c) Por outro lado, as publishers se perceberem que o dinheiro é interessante, podem começar a investir muito mais no desenvolvimento de ferramentas para auxiliar no desenvolvimento de Mods, algo que também pode impactar positivamente a comunidade.
d) Divergência entre valores? Um modder vai poder copiar o trabalho de outro? A publisher pode capar ou ter certo controle sobre o conteúdo vendido? E se tiver um trabalho gratuito similar a um pago, podem tentar derrubar o gratuito? São questões relevantes.
e) Mods sendo oferecidos em lojas oficiais são mais seguros ao consumidor, claro que existem portais de Modders que verificam a validade dos arquivos, mas muitos usuarios baixam em sites menos seguros.

Irregular Hunter

So avisando que eu peguei isso em forúm

Eu não gosto da imensa maioria os mods, mas acho positivo. Assim como só usa quem quer, só compra quem quem, e nada mais justo do q se alguém teve o trabalho de criar um mod do q receber por isso algo além de “fama”.

Sobre o q tu falou, já vi mais e uma dezena de casos de mods retirados por causa de"roubo de identidade criativa", então a Valve está sim atenta sobre isso.

Aceitem q estamos vivendo em um mundo capitalista.

Não gostei disso não… Se tivesse só um esquema de doações era muito melhor isso vai ferrar o sistema todo, como se já não bastasse ficar sem conteúdo por ão ter dinheiro pra comprar DLC agora vou ficar sem conteúdo por não ter dinheiro pra comprar mod…

Hiryuu vou virar socialista só por causa disso (zuera)

E mais uma vez, ponto para a Valve (não que eu não concordasse com o sistema, mas pela atitude da empresa de ter ouvido os fãs).

Acabaram de postar na página oficial da empresa que “apesar de terem tido uma ideia inicial, parece que ela não foi muito bem executada”. Um resumo da nota foi o seguinte:

Para ajudá-los a entender o motivo que nos levou a pensar que era uma boa ideia, nosso objetivo era permitir que criadores de conteúdo pudessem viver disso, caso quisessem, além de encorajar desenvolvedores a manter seu conteúdo sempre atualizado. Isso acarretaria em melhores mods, tanto gratuitos quanto pagos. Esses produtos poderiam virar sucessos como Dota, CS, DayZ e Killing Floor, mas vindo de uma forma mais orgânica.

Segundo eles, a decisão foi tomada em parceria com a própria Bethesda, que concordou com a medida.

Fonte: Gameficador

Um dos motivos que tiraram isso e foi muito bem feito por que a Valve e as os produtoras ficariam com 75% dos lucros e o modder so 25%

Tecnicamente modders não poderiam nem receber doações já q utilizam material “copyrighteado”… enfim, eu vejo como um retrocesso esse passo atrás.