[SoaSE] Strength in Unity

Jogo: Sins of a Solar Empire.
Expansões: Entrenchment, Diplomacy.
Facção: Advent.

Já faziam vários meses que eu não jogava Sins of a Solar Empire. Nestes ultimos dias voltei a ouvir as vozes das unidades Advent ecoando no fundo da minha cabeça (não, não é esquizofrenia; é efeito de um voice acting excelente mesmo), então resolvi jogar um pouco. E já que eu ia jogar, por que não tentar fazer um AAR também?

Não sei quantos por aqui jogam ou já jogaram SoaSE, mas minha idéia é tentar fazer com que esse AAR seja interessante para quem nunca tenha visto o jogo.

(PS: Pelo tempo que eu estava sem jogar, eu provavelmente deveria ter deixado a dificuldade da AI no Easy. Altas chances deste AAR terminar comigo levando uma surra.)

======================

Índice:
Backstory
Gameplay 1
Gameplay 2
Gameplay 3
Gameplay 4
Gameplay 5
Gameplay 6
Gameplay 7
Logs I

======================


Calderia, home.
Calderia. Este é nosso unico planeta nesse sistema contestado. Um planeta no mesmo estilo da Terra, com suporte para uma grande população - o que significa altos impostos e portanto mais créditos. Quanto aos recursos naturais, possuimos dois asteroides com metais e um com cristais.
Há três corpos celestes ainda não-identificados próximos, com sorte ao menos um deles será um bom planeta para ser colonizado. Para explora-los, vamos construir antes de mais nada uma Seeker Vessel, nossa unidade básica de scouting.

Enquanto a nave é construida, vejamos quem mais está nessa disputa:


Dois oponentes TEC (Trader Emergency Coallition) e um oponente Vasari. Nenhum oponente Advent - diplomacia vai ser dificil.
A TEC não suporta os comportamentos e metodos do Advent, e os Advent ainda buscam vingança contra a TEC por terem os exilado há um milénio atrás. Isso significa penalidades pesadas nas tentativas de diplomacia.
Os Vasari não costumam utilizar de diplomacia, mas eles são uma aposta melhor do que os TEC para nós, caso precisemos de um aliado temporário. Alianças douradoras parecem totalmente sem chance nesse cenário.


“Unity be my guide.”

Nossa Seeker Vessel já está pronta, agora podemos descobrir o que há ao redor de Calderia. Enquanto ele viaja, construimos também dois Harmony Temple para pesquisarmos tecnologias logisticas e um Capital Ship Factory.


Um de nossos vizinhos é um planeta gélido, com vários asteroides de cristal. Não tão bom quanto se fosse um planeta deserto, mas nada mal também. Há várias naves agressivas (não pertencentes a nenhuma das facções) nas proximidades deste planeta, mas nosso scout conseguiu escapar sem sofrer danos.


Em outra direção, temos um asteroide colonizavel. Não é de grande valor, mas praticamente não há inimigos ao redor dele. Mais à frente há cinturão de asteroides - não há asteroide colonizavel neste cinturão, mas há alguns com recursos.


E nosso terceiro vizinho é mais um planeta gélido, também com vários asteroides de cristal. Grande quantidade de naves hostis nele também.


Para colonizar planetas gélidos é necessario primeiro pesquisar uma tecnologia, então faremos isso agora.


Vamos construir também um Halcyon Carrier, Capital Ship especializado em carregar vários esquadrões de naves menores:

“We are exiles no longer.”
Fazemos também algumas Disciple Vessel, nossa naves de combate leves, para acompanhar nosso Helycion Carrier. Usaremos essas tropas para colonizarmos um dos nossos planetas gélidos vizinhos.


Nossa pequena frota se prepara para o Jump Drive até Tirol, enquanto produzimos uma Missionary Vessel para efetuar a colonização deste planeta após o fim da batalha. Produziremos também mais Disciple Vessels para reinforçar nosso Capital Ship.


Enquanto pesquisamos tecnologias para aumentar o limite de população de Calderia, nossa frota chega ao poço de gravidade de Tirol, e começa a batalha:


Level up para nossa Capital Ship, será utilizado para uma habilidade que melhora a velocidade de todas armas de energias das naves aliadas próximas.


Última nave inimiga.


Após a batalha, nossa Missionary Vessel coloniza o planeta, que agora faz parte de nosso modesto império local. De inicio, o novo planeta nos dá apenas prejuizo - precisamos construir melhorias de infra-estrutura para que ele possa suportar uma população grande o suficiente para nos dar lucro, e construir as maquinas necessárias para a extração de cristal dos vários asteroides presentes aqui.

==================================================
Planejo adicionar mais um post nos proximos dias, e provavelmente aumentarei um pouco a velocidade da “narrativa”. Espero que seja interessante!

Opa… show, acompanhando.

Já tinha ouvido/lido mas nunca joguei.

Ae.
Já joguei Sins a um bom tempo, ainda tenho o cd, mas nunca tinha visto as expansões.
Boa narrativa, acompanhando…

Acompanhando :smiley:

Uou… mais uma AAR espacial. Parece ser legal esse jogo… vou acompanhar!

Bem legal cara

Acompanhando.

Acompanhando, o “espaço” está dominando o fórum…

Acompanhando os relatos!


Enquanto construimos as melhorias de infra-estruturas em Tirol, podemos ir movendo nossa frota para o asteroide Peleus. Praticamente não há resistência no asteroide, então o conflito deve ser rápido.


Recebemos um aviso que alguém colocou um preço pela nossa cabeça, isso pode ser bem problematico neste momento. Precisamos colocar uma recompensa maior ainda para um ataque contra outra facção, mas ficamos sem créditos pelos investimentos em Tirol. Portanto, venderemos um pouco de metal no mercado negro.


Colocamos 500 créditos de recompensa para um ataque contra Tondam Corporation, o dobro da recompensa que existe contra nós atualmente. Isso deve evitar que os piratas nos ataquem, por hora.


Enquanto isso, nossa frota já derrotou a pouca resistencia que havia em Peleus. Ainda não podemos coloniza-lo, entretanto: precisamos esperar um pouco enquanto nossa nave colonizadora recarrega sua energia. Nosso Capital Ship ganhou mais um level neste pequeno combate.


Construiremos também algumas plataformas de defesa em Tirol. Não são poderosas o suficiente para
evitarem um ataque dedicado, mas podem evitar que grupos pequenos de naves tentem danificar o planeta ou as estruturas orbitais dele. Construiremos também um Temple of Hostility para pesquisas militares.


Enquanto nossa Missionary Vessel coloniza Peleus, nossa frota se move para Ryzhov (nosso outro vizinho gélido) e começa a batalha com as forças neutras dessa área:


Mais um level para nosso Capital Ship, melhorando seu suporte para os esquadrões próximos.


Terminamos de limpar Ryzhov, e no meio tempo nossa Missionary Vessel concluiu a colonização de Peleus. Já construimos também o máximo de infra-estrutura possivel para um asteroide (que é apenas o suficiente para ele não nos dar prejuizo - ele não nos dá lucros financeiros), e os extratores de metal e cristal. Nossa Missionary Vessel irá agora se preparar para colonizar Ryzhov.


Vamos ocupar um momento para ver como estamos comparados com as demais facções.
No momento nossa frota é a segunda maior e nossas defesas as segundas melhores, e estamos em primeiro no quesito de Capital Ships. Estamos bem militarmente, por hora, mas não podemos relaxar na produção de naves.
Temos uma notavel falta de metal, com sorte nosso próximo planeta terá uma reserva boa deste recurso. Investiremos também em tecnologias de extrair metais com maior eficiencia.
Estamos em primeiro no quesito de colonização, o que não é nada mal. Precisamos manter o ritmo. Cultura ainda não entrou em jogo por hora, mas será muito importante quando começarmos a expandir demais nosso império, para empedir que os planetas mais distantes de Caldeira tenham aliança muito baixa à nossa causa.
Nós claramente estamos em ultimos no quesito de relacionamentos. Ainda não nos comunicamos com nenhum dos outros lideres, e nas condições atuais isso seria futil. Talvez compense pesquisar tecnologias que melhorem nossas habilidades diplomaticas, para tentarmos agir de maneira defensiva enquanto fazemos as outras três facções lutarem entre si.


Pesquisaremos Voice of the Unity, que nos dará um pequeno bonus diplomatico.


Estamos pesquisando também Refined Laser Canons, que aumenta o dano de nossos lasers. Nosso Capital Ship, nossas Disciple Vessel e Seeker Vessel e os esquadrões de Fighters de nosso Capital Ship todos utilizam lasers.


Pesquisaremos também Hangar Defense, uma construção tática que permite a criação de esquadrões de Fighters e/ou Bombers para a defesa de planetas.


Estamos também pesquisando Rich Ore Scrying, a primeira de uma série de tecnologias destinadas a melhorar nosso ganho de metal.


Temos também já pesquisado o Herald Prototype, que nos permite criar uma nave voltado para diplomacia.


Pesquisaremos também as logisticas necessárias para construir uma frota maior. Há a desvantagem de que passaremos a ter um custo de manutenção para esta frota, mas valerá a pena.


Vanidas, a facção Vasari, está nos propondo uma missão: destruir construções civis de uma das facções TEC. Temos 24min para completar ou rejeitar essa missão - por hora não tomaremos nenhuma decisão, ainda nem sabemos onde está a base TEC.

============================================================

Eu tinha mais coisas para postar hoje, em geral mais interessantes, mas já está ficando tarde agora. Tentarei postar amanhã.

Me diz uma coisa, qual é a do cenário???

A galáxia já tá colonizada, tem várias facções? Põe um descritivo ai.

No mais, tá show.

Muito show cara, to gostando.


Podemos agora suportar uma frota bem maior, vamos investir nisso enquanto nossa Missionary Vessel coloniza Ryzhov. Estamos com mais cristal do que precisamos, vamos vender um pouco também.


Ryzhov passa a fazer parte de nosso império. Deslocaremos boa parte dos nossos créditos por hora para fazer as melhorias básicas de infra-estrutura e construir os extratores de cristais nos asteroides, enquanto nossas frotas se movem para um planeta vizinho - Kanroku, um planeta deserto. É o segundo melhor tipo de planeta, especialmente para os Advent que possuem bonus adicionais neles.


Nossa frota chega em Kanroku, que possui também defesa razoavel, mas que não deve chegar a nos causar problemas.


Enquanto lutavamos, um scout Vasari se aproximou dessa região. Deslocamos uma pequena parte de nossas frotas para tentar abater o scout, mas ele conseguiu escapar para outro planeta próximo.


Logo em seguida, uma nova recompensa é colocada pela nossa cabeça. Suspeito…


De qualquer forma, tentamos desviar a atenção dos piratas, pagando-os uma oferta maior para atacar a Tondam Corporation.




Em resposta aumentaram a oferta contrá nós. Vendemos um pouco de cristal para aumentar novamente a recompensa contra Tondam, mas talvez já seja tarde demais.


Construimos uma Hangar Defense em Caldeira, nosso planeta capital. Essa plataforma possibilita o uso de esquadrões de pequenas naves para proteção do planeta. Não é muito por conta própria, mas pode ajudar nossa frota em uma defesa, e pode dificultar a vida de scouts inimigos. E poderá ter várias outras funções defensivas, caso pesquisemos tecnologias para isso.


Ordenamos a construção de dois Temple of Hostility em Ryzhov, e com isso poderemos pesquisar um novo tipo de nave de combate - a Illuminator Vessel, naves equipadas com armas de alcance bastante longo e com poder de fogo bem elevado. Programamos também já a construção de algumas destas para assim que terminarmos de pesquisar a tecnologia (que ainda precisa aguardar o fim da construção dos templos para começar a ser pesquisada).


Enquanto isso, nossa Missionary Vessel coloniza Kanroku.


Má noticias. Piratas estão atacando nosso recém-colonizado Kanroku. Ao menos nossa frota já estava no planeta. Há também um scout TEC passeando agora pelo nosso planeta, mas não podemos desviar atenção para isso.


Os piratas estão com uma frota forte, precisaremos estar constantemente reforçando a nossa. Ainda não terminamos de construir os Hostility Temple para termos nosso novo tipo de nave.


Enquanto isso, investimos em uma tecnologia que deixará mais facil e mais barato manipularmos os piratas daqui para frente.


Pesquisamos também um novo tipo de nave, o Savior Cruiser. Ele é capaz de construir Starbases, poderosas fortalezas defensivas.


Pesquisaremos também melhores tecnologias de extração de metal, pois ainda estamos mal neste recurso.


Alguns dos piratas desviaram sua atenção da luta para ir atacar diretamente nosso planeta! Virar as costas para as outras naves pode ser perigoso, optamos por tentar deter estas naves bombardeadoras com apenas algumas de nossas, e manter a maior parte concentrada na luta principal. Ainda não possuimos nossas naves de longo alcance.


Conseguiram destruir totalmente nossa colonia. Felizmente, ainda não haviamos investido nada demais nela, poderemos colonizar novamente sem grandes prejuizos - mas ainda assim, não é agradavel que tenham conseguido destrui-la.


Por falar em colonias, nossa Missionary Vessel está, por hora, à salvo, no cinturão de asteroides vizinho. Não há planeta ou asteroide colonizavel aqui, mas ela pode capturar as bases de extração neutras que existem em alguns asteroides.


Nosso novo modelo de nave finalmente está pronto e a caminho da batalha!


Estamos com superioridade no conflito, mas não podemos ignorar o fato de que perdemos algumas naves e várias estão danificadas.


O ultimo pirata é destruido. Karonku está livre para ser recolonizado. Tivemos perdas e despezas consideraveis com esse conflito, mas ele ao menos serviu para nos acordar ao fato de que precisamos investir mais em nossa frota e em nossas defesas, pois as facções inimigas devem estar ainda mais forte do que os piratas.


Por hora, investiremos em escudos melhores, enquanto produzimos mais Illuminator Vessels para nossa frota. Talvez já seja a hora de investirmos em um segundo Capital Ship também.

=============================================
Eu viajarei amanhã, ainda não sei quando poderei postar mais um pouco - mas voltarei a escrever assim que possivel.
Tentarei tirar um tempo depois para organizar o AAR sem sessões também, para facilitar a leitura.

Pohhh cara, assim ó, ta muito show.

As tuas imagens tão em JPEG/JPG?

Ou será que é minha net que ta lenta?

Tão em JPG sim, acho que o problema é a quantidade de imagens.
Vou diminuir um pouco a qualidade dos próximos JPGs, tá ficando pesadinho mesmo.

Couto, também achei que era um “cara”… mas é uma “moça”. xD*

No mais, hoje lerei tudo. \o/

Vai detonar all :D, e Tony, como tu sabe que é uma “moça”?

Pelo menos no chat é moça… a não ser que seja um traveco, ou um fake… o,o

Por isso digo, tem que ser obrigatorio a definição do sexo da pessoa no cadastro do forum… =/