Sobre Ducados e Condados no CKII

Sei lá, nunca soube qual era o melhor pra começar. No condado eu meto macete de dinheiro e recruto uns 17 mil mercenários pra tomar os reinos. Quais as vantagens de um e de outro?

Bom cara, na hierarquia, o duque é superior ao conde. O conde é subordinado ao duque e o duque é subordinado ao Rei ,se houver, e este subordinado ao Imperador, se houver. Geralmente, o Duque tem mais terras e dinheiro, o conde só recebi impostos e soldados do barão e do bispo, já o duque recebi dos seus condes.

Hum… mas, o conde e os duques recebem ducados e condados dos outros?

Eu até responderia, mas quando li que usa macete eu parei de ler…

Brinkz, mas não entendi sua última pergunta.

Bom, condes possuem condados, e duques ducados, que são formados por diversos condados. Se vc possui um ducado, automaticamente os condados que fazem parte do ducado são de jure, ou seja, se outro reino/ducado possuir um condado que, de jure, deveria ser seu, automaticamente vc tem um Claim sobre esses condados.
Ducados também contam mais como prestígio quando de ofertas de casamentos. Bem como, maior retorno de impostos, já q vc vai receber parte dos condes, q recebem parte dos barões/bispos/prefeitos - e, se vc ñ for vassalo de um rei, ñ terá q pagar (pelo menos até algum rei conquistar seu ducado xD).
Além disso, em monarquias eletivas os duques votam no sucessor do rei.

Fazendo CHEAT pra dinheiro poderia jogar até de Barão.

Agora num jogo serio depende do Reino, Na Croacia já comecei com Conde é cheguei a REI- Más a Croacia é pequena, acho que seria impossivel isso no Sacro Imperio.

O ideal mesmo é começar com um DUQUE.

Ah mas o legal é ir subindo degrau por degrau, através de assassinatos, revoltas, guerras… Em um jogo com o Conde de Caithness (um q dá pra logo assasinar o irmão pra virar Duque de Moray) consegui em 5 anos virar Rei da Noruega - com o rei envolvido na guerra com a Inglaterra, foi só conseguir alguns aliados e “exigir” que ele me desse o reino. Mas só consegui isso uma vez xD

Ahhh cara, pra mim é impussibru conquistar um reino de conde ou duque… tentei fazer isso na Inglaterra, de Leicester (Conde)

Fui dominado logo nos primeiros 3 meses… com um exército fraco pra carai, 3 mil vs 8 mil + aliados.

Ploteia, ué, rsrs…
OU fica amiguinho, consegue fazer ele t tornar herdeiro, daí mete a faca no velho xD

Ploteia? Eu nunca consigo cara kkk

Eu fico amigo, só não sei como ficar herdeiro

Bom… se tu ficar MTO amigo, e ir matando os herdeiros, se ele ficar sem pode acontecer dele t escolher como herdeiro. Ou pode iniciar um movimento pra vc ser o novo rei - conseguir apoio aí é outra história xD

Legal é pegar um dos condados da Irlanda e forma o Reino da Irlanda

Lol, recentemente, escolhi o ducado de york na inglaterra no tempo do William o conquistador, e depois eu tentei tentei e tentei plotear, só que sempre tem uns carinhas que são 12% de plot power e etc… só que nunca vai, eu convido pra entrar no plot e nunca vai.

Tem q ver se eles tem a mãozinha verde, senão nem adianta tentar… entra no personagem, olha a relação dele com quem vc qr plotear e com vc, se ele gostar mais do alvo, esqce. mandar um “presente” pode ajudar, às vezes.

Hienrarquia do ck2( baseado na vida real)

Impérios(HRE, bazantinos) podem vassalizar(e são superiores) aos
Reinos(Inglaterra,França) que podem vassalizar
Ducados(Bavaria,Antioquia) que podem vassalizar
Condados(milhares) que vassalizam
Barões(Castelos), Prefeitos(Cidades) ou bispos(Igrejas)

Uma coisa que fico meio bolado

Sou Rei

Meu duque vassalo X, tem condados XA e XB
Meu duque vassalo Y, tem condados YA, YB, YC e XC

Ducado X tem de jure XA, XB e XC
Ducado Y tem de jure YA, YB e YC

So que de facto

Ducado X esta constituído por condado XA e XB
Ducado Y esta constituído por condado YA, YB, YC e XC

Esta anomalia se deu pq eu dei o condado XC para o filho do duque Y. Este filho morreu e o pai herdou seu condado, passando este condado XC a fazer parte não so da herdade do duque Y, mas como de facto do ducado Y.

Pq neste caso o Duque Y não ficou vassalo do Duque X, no condado XC???

Pq é de jure, ma non de facto. É até normal vc receber mensagens tipo “tal condado se perderá na sucessão para tal nobre” q é lá d outro país. Td depende dele ser seu vassalo (ou vassalo de algum vassalo seu) ou não.
Nesse caso aí, o Duque X pode até entrar em guerra com o Duque Y, já q possui Claim de Ducado de jure em XC. Ah, e não se pode ser vassalo se for do mesmo nível, nesse caso Duque = Duque, por isso q o ducado passou pro demesne do outro.

Hunn…

Bom, acho que ficando dentro do reino não tem problema né…

No meu caso eles não podem entrar em guerra pq a lei proíbe. Tenho aquele lei de autoridade da coroa média…

Sim sim, Autoridade Média né? Alta (teoricamente) é melhor, pena q o pessoal adora plotar pra diminuir…

Você disse que deu um condado pro filho do Duque Y, eu não gosto de fazer isso, dar um condado ou duque para uma pessoa que já tenha um território ou que alguém da sua família tenha porque corre o risco de uma pessoa sozinho ou uma família se tornar muito poderosa e acabar confrontando. Quando tenho muitos territórios eu costumo dar ou para um filho, caso este não tenha um,porque mesmo sendo seu filho ele pode te atacar se for muito forte, ou para um cortesão, nesse caso é bom ver as características dele porque se for ambicioso por exemplo é melhor chamar um Noble man ou holy man em decisions e dar pra este.