-Monarquia Absolutista: sua nação é governada por um rei, e você tem poderes absolutos sobre seu império. Você pode demitir seus conselheiros a qualquer hora caso ache que não estão ajudando o seu reino a prosperar. É a mais difícil na questão de conquistas, pois o povo conquistado freqüentemente se rebelará contra um rei estrangeiro.
-Monarquia Constitucional: também é liderada por um rei, mas seu Parlamento detém uma grande parte do poder. Você pode demitir apenas um conselheiro por rodada, e eleições ocorrem periodicamente para os cargos parlamentares. Possui uma facilidade para tomar regiões inimigas, pois o povo está acostumado com um rei e se agrada com um Parlamento eleito.
-República: seu líder é um presidente, e tanto ele quanto os seus secretários são eleitos pelo povo. Pode demitir um conselheiro por rodada, com as eleições ocorrendo mais cedo do que as eleições da monarquia constitucional. É a mais fácil quanto a tomar e manter as regiões inimigas, pois o povo aceita rapidamente um governo democrático.
Pelo que lembro, tem que ter uma revolta na sua capital e assim, você decide se quer apoiar o Atual Governo ou os Rebeldes. Se alie aos rebeldes e tome a capital, vai criar uma nova nação e acho que vai virar Monarquia Absolutista.
Um jeito é colocando os impostos lá em cima. Para que tenha uma revolta a favor do Absolutismo, acho que deve provocar uma rebelião entre a alta classe.
Essa guia lá da TW Center esclarece muitas dúvidas sobre o governo e revoltas: http://www.twcenter.net/forums/showthread.php?280656-Guide-to-Governments-and-Revolutions
Mas para você não precisar ler o guia todo,aqui está a tabela:
Para causar uma revolução,aumente os impostos,tire as tropas da capital,destrua prédios que dão alegria a população e tire ministros com traços que alegram a povo.
Quando a felicidade da sua capital estiver no vermelho(a dos pobres)espere 3 turnos e aparecerá uma mensagem de revolução,então entre na luta com os rebeldes,e os exércitos que estavam fora da capital agora serão seus.A capital terá um baixa guarnição,então será fácil conquistá-la.Após isso,a revolução acaba e o novo governo emerge.
Outra dica: se você quer um novo rei,faça com que somente a nobreza fique nervosa;se você quer uma revolução,faça com que os pobres fiquem nervosos;há outro governo,o qual eu prefiro,é a Monarquia Constitucional.Para tê-la terá de fazer uma república,e quando a tive-la revolte as classes médias,e assim terá esse governo.
Ah bom. Entendi. Nunca reparei nisso também. Geralmente só olho o número da ordem pública e o quanto o exército influencia. Aí isento ou não a cidade de taxas dependendo da situação.