Sobre xadrez

Sei que o site é mais sobre jogos de computador, porem sempre tive vontade de jogar xadrez, mas jogar bem,sou muito ruim, tô jogando Pure chess aki no tablet, o jogo tem 10 dificuldades, coloquei no 4 e ainda perdi, ja pesquisei sobre aberturas na net mas mesmo assim eu perco. Alguem aí sabe se tem como ficar bom, ou eu simplesmente não nasci pra xadrez?

Cara, eu jogava, mas fazem anos isso… tem q praticar, rever volta e meia as regras até decorar, e praticar, praticar, praticar…

Volta para ver onde errou, tenta outra tática e quando puder tenta jogar contra algum humano, é melhor.

Achei um papel com anotações de aulas de xadrez :

Regras fundamentais da abertura
No seu excelente livrinho "Chess - The Funny Way (1942), Reuben Fine, um dos mais fortes jogadores do mundo, enuncia estas 10 regras essenciais da abertura:

1- Abra o jogo com “P4R” ou “P4D” (peão na quarta casa do Rei / Dama ) ;
2- Sempre que possível, um bom lançe de desenvolvimento que ameaçe alguma coisa ;
3- Desenvolva os cavalos antes dos bispos ;
4- Escolha a casa mais adequada para uma peça e leve-a lá decididamente ;
5- Faça um ou dois movimentos de peão na abertura, não mais ;
6- Não saia com a Dama muito cedo ;
7- Faça o Roque o quanto antes, de preferência no flanco do Rei (pequeno roque) ;
8- Jogue para obter o domínio do centro ;
9- Procure sempre manter ao menos um peão no centro ;
10- Não sacrifique material sem uma razão clara e adequada.

Fácil falar, difícil fazer.

O jogo mais curto possível: mate em dois lances, no famoso “mate-relâmpago”

Brancas - Pretas

1. P4CR - P4R
    Peão na quarta casa do Cavalo do Rei, considerada uma abertura fraca porque expõe a torre; Peão na quarta do Rei, a abertura mais comum.

2. P3BR (??) - D5T (++)
    Peão na terceira casa do Bispo do Rei, expõe o Rei, jogada péssima, com direito a dois pontos de interrogação; Dama na quinta casa da Torre, xeque-mate.