[center][/align]
Bem, depois do meu fracasso acabei desanimando bastante em produzir uma nova AAR já que a ultima acabou antes mesmo de começar por causa do meu PC ter me deixado na mão, entretanto, reuni forças para tentar uma vez mais com um jogo diferente, trata-se de Supreme Ruler 2020, como alguns devem saber é um legítimo jogo de “Grand Strategy” em tempo real baseado nessa Era Contemporânea levando-a para um Futuro “Não-Muito Distante”.
O jogo apresenta a possibilidade de jogar com virtualmente qualquer país do globo dos “Big Boys” Rússia e EUA, até a pequenos países como Myanmar e Kuwait. Trazendo em detalhes a tentativa da produtora em fazer um jogo acurado mas que não se prende exclusivamente a história atual ganhando assim sua própria “Storyline”, oferecendo ao jogador a chance de moldar o mundo através de suas ações, indo de uma relativamente complexa economia baseada em Importação e Exportação, até o micro-manejo do design de unidades militares e um relativamente simples jogo diplomático de tratados e acordos entre países que leva em consideração até mesmo o tipo de tecnologia que se escolhe pesquisar.
Eu escolhi seguir com a campanha em SR2020 devido ao fato de que SR: Cold War estar em um estado bastante cru, muitos bugs e crashs bem como o fato de ser necessário um PC com ainda maior capacidade de processamento pra roda-lo de maneira satisfatória, mesmo aceitando o fato de que os gráficos sejam modestos no máximo. O jogo tem sua própria dinâmica e ele depende muito do que o jogador deseja fazer e como quer chegar lá, ser um maniaco Warlord ou comprar a paz com seus petrodólares.
Como todo mundo que se pré-dispõe a produzir uma AAR eu espero que se divirtam lendo, aprendam com meus MUITOS erros e que eu mesmo me divirta muito ao construí-la. Acredito que não tenho mais nada a dizer para introduzir o jogo ou a AAR, me desejem sorte e vamos lá.
[center]CONFIGURAÇÕES DE JOGO[/align]
Versão: Supreme Ruler 2020 Gold + Patch 6.8.1
Nação: Camarões.
Campanha: Global Crisis.
Dificuldade Geral: Normal.
Eventos Aleatórios: Médio.
Vitórias Aliadas: Sim.
Condição de Vitória: Completa.
Comentando rapidamente sobre as configurações do jogo que esta em seu ultimo patch, acionei eventos aleatórios no Médio para que eu seja afetado por eles, mas que eles não seja um fator determinado durante a partida, Vitórias Aliadas me oferece a chance de atingir a vitória com meus aliados e vitória completa significa que o jogo só termina quando eu dominar o mundo.
Por que Camarões!?
A escolha de Camarões pra essa AAR como evidentemente esta claro não foi por acaso, gastei um tempinho escolhendo um bom país pra começar o jogo, tentarei em algumas linhas explicar o motivo da escolha. Entre aqueles países rejeitados estão Israel, Iraque e Brasil.
Israel: Um tipo de campanha interessante, começa o jogo com uma economia que esta destinada a fracassar mas com facilidade em obter aliados importantes como EUA e a maioria dos países da Europa Ocidental. Como maior ponto fraco esta o número de inimigos em suas fronteiras basicamente todos os países Árabes do Oriente Médio odeiam Israel e não obstante é o principal alvo do “Nuclear-Powered Iran”, que aqui figura como uma força a ser reconhecida.
Para manter-se em segurança a IDF (Israel Defense Force) possui força militar considerável advinda de sua população toda ter serviço militar obrigatório, contando com uma Força Aérea de primeira quase toda montada com base no F15 Strike Eagle e em F16 Falcons, assim como o poderoso tanque Merkava, contando ainda com uma modesta marinha contida com submarinos e Fragatas.
Seu território é pobre em recursos importantes como óleo e minérios, logo não é possível construir uma indústria que favoreça sua autossustentação, seus vizinhos são igualmente pobres com nota especial para o Egito que mantém grandes reservas de Gás Natural/*Petróleo na Península de Sinai. Jogar com Israel é jogar uma campanha consideravelmente agressiva contra os Países Árabes e o Iran que pode acabar respingando em nações mais fortes como China e Rússia.
Iraque: Aliado dos Países Árabes, inimigo de Israel e perigosamente perto de um conflito direto com o Irã, um país que ainda conta com lealdade consideravelmente baixa no norte predominante Curdo . Possuí uma das maiores e mais bem exploradas reservas de Petróleo do Mundo ganhando com isso uma economia bastante sólida logo no começo, a completa falta de outros recursos não chega a ser um impedimento quando o mundo lhe joga rios de dinheiro em troca do “Ouro Negro”.
Suas forças de defesa beiram o ridículo, Força Aérea e Marinha Inexistentes, com um Exército com inúmeras unidades de Infantaria mas que tem se mantém acima do ridículo graças a frota de Blindados Russos (T55 e T72) que sobreviveram as intervenções Yankes do passado. Sua maior fraqueza é na total ausência de designs próprios, não sendo capaz de fortalecer sua própria frota de blindados. Outra característica importante é o uso de Plataformas Móveis de Misseis, especialmente as variantes de seus SCUD.
Seu território é basicamente um massivo deserto de nada, com terras mais férteis para agricultura e extração madeireira no norte e só, não existem outros recursos a serem explorados no Iraque. Jogar com o Iraque é basicamente um jogo de paciência com passos estratégicos, sem isso qualquer declaração de guerra ou avanço impensado gera uma resposta nada agradável do Irã que NÃO É seu aliado.
Brasil: O que dizer do Brasil? Bem em SR2020 ele é o Easy Mode, um território gigantesco, sem nenhum inimigo muito significante além de uma remota declaração de Guerra Vinda da Rússia depois de acabar com Argentina e Venezuela, ambos os países desafetos fervorosos do Domínio Tupiniquim na América Latina. Conta com facilidade em arrumar Aliados poderosos como EUA, França, Inglaterra e até a mesmo Alemanha.
Suas forças militares são bastante datadas se comparadas as do hemisfério norte, mas conserva bons designs de Infantaria no APC Uruttu e no Veículo de Reconhecimento Cascavel, mantendo em sua Artilharia sua maior capacidade de combate com uma excelente tecnologia própria de MRLS (Multiple Rockett Luncher System) no sistema ASTROS. Sua marinha é baseada no uso de Contra-Torpedeiros (Destroyers) , seu único Navio Aeródromo o A-12 São Paulo, contando ainda com uma boa força de Submarinos e a capacidade de construir seu próprio Submarino Nuclear. Sua força Aérea possui o importante AMX-1 Nacional como base em Superioridade Aérea e com a produção do A4 Skyhawalk para suporte próximo e apoio de projeção (capacidade de operar no A-12),
Em termos de território o Brasil é uma mina de ouro, apesar da infraestrutura ser muito desleixada, a capacidade de crescer ao ponto de ser autossustentável é sua maior força. Economicamente é o gigante adormecido do Sul, por suas próprias características é o país mais perto de ascender rapidamente ao nível de Potência. Jogar com o Brasil é muito fácil, você pode errar quantas vezes quiser e ainda assim as chances de fracassar são bem pequenas, sua posição e ausência de inimigos o fazem ideal para jogadores que estão aprendendo a jogar
E POR FIM…Camarões
Camarões não tem inimigos de Fronteira muito poderosos, possuí algum nível de desentendimento com a Nigéria e Países Africanos pequenos, não possui aliados próximos no exterior embora tenha se mostrado amigável a países do eixo Sino-Soviético, podendo assim escolher com qual dos “lados” irá se aproximar.
Suas forças armadas são consideravelmente modestas, o Exército não possui nenhum tipo de Blindado Pesado sendo focado em umas poucas unidades leves como milícias e no uso de Artilharia, sua Força Aérea conta com um Helicóptero de Ataque M-24 Hind, um esquadrão de Mirrages e bombardeiros leves de ataque de solo, sua marinha é inexistente.
Seu território esta no “centro” da África abaixo do Sahara e é coberto por vegetação extensa e savanas, logo, seus recursos naturais são suficientes para se autossustentar quando completamente explorados, possuí boas mas limitadas reservas de Gás Natural e Minérios, tendo uma forte Agricultura. Sua indústria esta engatinhando e sua economia embora solida esta começando a sofrer declínio.
Camarões é um país sem grandes expectativas, sem grande influência, sem aliados e sem força pra fazer muito mais que proteger suas fronteiras e é por isso, que decidi jogar com ele. A dificuldade em crescer uma economia solida e sustentável que torne possível minha futura expansão militar é por si só agradável e divertido, um desafio, não crescer rápido demais e não desacelerar serão os “motos” de Camarões durante esse jogo.
Meu objetivo é dominar a África por completo, talvez colocar um pé ou outro no Oriente Médio e finalmente enfrentar uma das grandes potências no mano-a-mano e mostrar passo a passo a construção de um Império, com movimentos silenciosos por entre as savanas e um rugido furioso, bem vindos ao LEVANTE DO LEÃO.