Stellaris
Contos do Espaço Profundo
Capítulo LII
Mudanças no Governo
Reunião
- E o que você acha que deveríamos ter feito? Simplesmente ter pagado a extorsão que pediram?
- Teria evitado o ataque, Baumann.
- Por quanto tempo, Riveros? Um ano? Dois anos? Cinco anos? Até exigirem mais? Olhe, eu respeito seu movimento pacifista, mas não é com a paz que vamos resolver tudo.
- Mas Riveros tem um ponto, Baumann. Os danos a Choirtiz e à nossa reputação foram imensos…
- Ceder a exigências desse tipo apenas os estimularia mais, Rhizome. Esses Rethellianos não passam de saqueadores…
- Obrigado, Oyinlola. O fato é que não estávamos preparados. Mas da próxima vez, estaremos.
- E vamos apenas sentar e esperar aparecerem novamente?
- Mesmo que não quiséssemos, Khaki. São pelo menos 25 mil anos-luz até o território deles. Seria o mesmo que enviar uma frota de Ashyke a Drisk, pelo menos 4 anos de viagem, em território hostil, deixando nosso território desprotegido por 10 a 15 anos. Sabe que estamos cercados por civilizações que, se pudessem, nos exterminariam como baratas.
- Mas algo tem que ser feito, Ibanez!
- E vai ser feito, Indigo.
- O que pretende, Baumann?
- Esse é o mapa estelar de nosso território. Temos vários sistemas não reclamados ao nosso redor. Devemos focar em ocupar esses sistemas e colonizar quaisquer planetas habitáveis, enquanto melhoramos nossa economia e nossas frotas. Ao mesmo tempo, vamos fortalecer nossas defesas nas fronteiras, por mais que os Lahtrepianos e a Entente não tenham coragem de nos atacar.
- E se atacarem?
- Se atacarem, transformaremos cada uma de suas naves em lixo espacial. Se uniram para tentar nos amedrontar, mas já provamos que podemos cuidar deles.
- Concordo. Deixem que pensem que estão seguros em sua “Federação”. Temos problemas mais sérios com os quais nos preocuparmos.
- Exato, Indigo. Quando estivermos prontos, vamos tomar planeta por planeta deles, até chegarmos aos Rethellianos. E a quem mais tentar nos intimidar.
- Muito bem, se acha que isso é a melhor opção… Algo mais?
- Mudanças em nossas políticas. Vejam o anexo 2.
- Não vejo problema na mudança para Mobilização Rápida. Com um território tão amplo, mover nossas forças rapidamente é necessário…
- Mas forçar a Recolonização? Baumann, perdeu o juízo? Há séculos não obrigamos mais as pessoas a se mudarem contra sua vontade.
- É necessário, Ibanez. Nossa população cresce sem parar. Enfrentamos desemprego em vários planetas. Precisamos focar em nossa produção. Se melhorarmos a atual política de especialização planetária, podemos aumentar nossa produção ao mesmo tempo que resolvemos os problemas de desemprego e superpopulação. Com essas questões resolvidas internamente, nenhum inimigo externo poderá nos ameaçar.
- Sei que suas intenções são as melhores, Baumann. Mas não posso ser favorável a isso.
- Entendo, Ibanez. Mais alguém se opõe? Não? Ótimo. Iremos implementar essas mudanças imediatamente.
Pesquisa
O Departamento de Física concluiu a nova Inteligência Artificial Positrônica para auxiliar nas pesquisas desenvolvidas, melhorando a eficiência de nossos cientistas. A nova Rede de Energia Planetária aumenta a capacidade de nossas Redes de Energia possibilitando menores perdas de energia. Por fim, novos estudos sobre a Manipulação de Campos Quânticos devem aumentar ainda mais nossa eficiência energética.
O Departamento de Engenharia finalizou o projeto de Nano-Fábricas de Ligas utilizando Nano-Separadores, esses novos complexos devem aumentar sobremaneira a produção de Ligas Metálicas. Seguindo a orientação da Diretoria, um novo projeto de Fortaleza Estelar para defender nossas fronteiras começou a ser criado.
O Departamento de Sociedade conclui o estudo sobre nossos Códigos de Moral, de forma que nossas leis passaram a ser mais justas no combate à criminalidade, garantindo maior paz aos cidadãos de bem da Tecnocracia. Com a decisão de focarmos também em nossa produção interna, uma nova Estratégia de Produção Global começou a ser estudada.
Diplomacia
A Consciência Norillga enviou um diplomata com um pedido de um Pacto de Não-Agressão entre nossas civilizações. Isso agradou ao Diretor-Geral, indo de encontro à nova política de fortalecimento interno da Tecnocracia.
Setores
Dois novos Setores foram definidos para auxiliar na expansão interna terrana. Ao Setor Choirtiz foi indicado como Governador Rhizome of Lavender e, ao Setor Carimal, Fronds of Yellow, ambos intelectuais com amplos conhecimentos científicos. Com um governo local, a Lei Marcial em Choirtiz pode ser revogada.
Construção
Novas Mega-Fornalhas de Ligas começaram a ser ampliadas em Deomia I, além de novos Distritos Urbanos, Laboratórios de Pesquisa e Parques Industriais Civis em outros planetas.
Ecos Interiores
A causa das escavações em Soeyama III foi descoberta. Tratasse de uma criatura semelhante às minhocas terranas, mas gigantesca, que está simplesmente se alimentando da crosta e, assim, criando os túneis encontrados. A vegetação morta também é causada pela criatura: ela secreta uma enzima que, quando próxima à superfície, quebra a matéria orgânica para que a criatura se alimente. O mais estranho, porém, é que a criatura não aparenta ser nativa do planeta…
Pouco tempo após a descoberta da minhoca gigante, outro grupo de expedição desapareceu, novamente sem eixar vestígios. Uma atitude mais drástica foi tomada: Roberta Lankshear, reconhecida Arqueóloga, deixou o comando da LSS Drifting Leaf e assumiu a ISS Astute. Com a grande quantidade de Naves Científicas existentes, a LSS Drifting Leaf acabou sendo desmontada e a tripulação realocada para outras funções.