Stellaris
Contos do Espaço Profundo
Capítulo XXXIII
Durante a Guerra
Enquanto a Guerra Terrano-Rak’Thalak’Nak se desenrolava, o restante da Tecnocracia não deixou de receber atenção, com muitas descobertas surpreendentes e avanços em vários âmbitos da sociedade.
Descobertas
A LSS Drifting Leaf descobriu depósitos significativos de água congelada em Turim I, tornando o planeta um candidato futuro para Terraformação.
A ISS Astute descobriu que a superfície de Wistral II está em constante movimento tectônico, e a capitã Sally Charlesworth colocou em prática um arriscado projeto para estabilizar o planeta. Felizmente, a aposta mostrou-se um sucesso, abrindo a possibilidade de o planeta ser colonizado no futuro.
A ISS Wanderer concluiu o transporte dos “colonos” Dathnak para Wendell II, agora chamado de Nova Baldarak.
Em Ekoecromia V, a ISS Wayfarer descobriu um entreposto de pesquisa terrano – ou assim se acredita, apesar de não haver nenhum registro sequer sobre o planeta, quanto menos uma missão de pesquisa para ele.
Nessa estação de pesquisa, uma solitária terrana (que passou a ser chamada de Exilada, porque ela disse que o era, sem fornecer maiores detalhes) foi encontrada. Novamente, nenhum registro dessa cientista foi encontrado em qualquer banco de dados da Tecnocracia. O que não deixa de ser muito suspeito. Caso seja verdade, por que todos os registros sobre o planeta, a estação ou sua responsável foram apagados? Por que ela foi exilada? Se não for verdade, como ela pode ter tanto conhecimento sobre a Terra?
Seguindo a máxima de manter os inimigos sempre próximos, o Diretor-Geral decidiu dar uma “nova” oportunidade a essa cientista, esperando descobrir mais sobre sua verdadeira origem no futuro.
Ainda no sistema Ekoecromia, uma nave alienígena foi encontrada à deriva em meio ao campo de asteróides. Depois de rebocada, a exploração de seu interior revelou apenas um tripulante, assassinado há muitos anos. Com tecnologia de propulsão muito superior à terrana, a nave acabou sendo convertida em uma nova Nave Científica, e seu comando dado à Exilada recentemente encontrada, curiosamente no mesmo sistema.
Com grande conhecimento em Arqueologia, a Exilada recebeu a missão de explorar os sítios arqueológicos descobertos pela Tecnocracia Terrana.
Um objeto em grande velocidade foi descoberto próximo ao asteróide 234-59-C, também no sistema Ekoecromia. Após forçar pequenos asteróides a se chocarem com o objeto, ele pode ser investigado, revelando-se ser uma espécie de caixa alienígena lacrada, que foi enviada à Terra para estudos posteriores.
Na Terra, a caixa alienígena foi aberta, revelando três frascos cheios do que revelou-se ser soluções de modificação genética.
Antes que as soluções se deteriorassem, decidiu-se aplicar uma delas, de cor verde, em voluntários. As “cobaias” logo deram sinais de que se tornaram mais Bioadaptáveis, resistindo melhor a condições climáticas adversas. Sem constatar efeitos colaterais, a Diretoria decidiu aplicar a solução em todos os terranos.
Colonização e Construções
Além de novas bases estelares, a Tecnocracia estabeleceu um posto de observação em Deomia I, e iniciou o processo de iluminismo tecnológico com o povo nativo desse planeta, da mesma forma que foi realizado com os Lavis.
Conhecidos como Photecianos, a espécie desse planeta se encontra no equivalente à nossa Idade Média, sendo mamíferos que lembram um pouco os bovinos de nosso planeta natal.
Será um longo processo, ainda mais demorado que com os Lavis, mas espera-se que logo os Photecianos possam atingir o estágio espacial e fazer parte da comunidade terrana.
A nova colônia de Higashik-Ata Prime terminou de ser organizada, e logo o influxo de imigrantes e o crescimento populacional obrigou que novas construções fossem realizadas, não apenas no planeta, mas em todos os demais da Tecnocracia.
Distritos Geradores foram erigidos em Wendel Prime, Durabbius Prime e Higashik-Ata Prime, enquanto Distritos Agrícolas foram construídos em Erdosca Prime e Distritos Urbanos na Terra, além de Indústrias Civis em Esmyke Prime.
Com a ampliação da Base Estelar de Wymos para um Porto Estelar, logo novos módulos começaram a ser adicionados, um Estaleiro, um Hub Comercial (devido à proximidade de planetas colonizáveis) e um Silo de Recursos.
Anomalias
Muitas Anomalias foram encontradas nos sistemas explorados nos últimos anos, demonstrando que as maravilhas do universo nunca cansam de surpreender.
A gravação da chuva púrpura de Lyrum IV pela LSS Seeking Leaf chegou, de alguma forma, à Terra, e sua hipnotizante visão inspirou muitos artistas terranos.
A LSS Drifting Leaf gravou as reações da atmosfera de Turim IV quando atingida pelos raios gama de sua estrela. O resultado são espantosas explosões coloridas que, após vistas pela comunidade científica, causaram uma onda de inspiração sobre as maravilhas do universo.
A exploração do sistema Turim tornou-o um dos principais alvos da Tecnocracia para os próximos anos, devido à existência surpreendente de três planetas capazes de suportar vida. Embora já não sejam novidade, nunca se observou tantos planetas em um único sistema.
A ISS Pathfinder descobriu que o núcleo inesperadamente denso do planeta gasoso Trimus IX possui relação com os Portões-L, sendo parte de um antigo complexo médico, cujos gases raros lentamente transformaram o planetoide em um gigante gasoso.
Também em Trimus, no planeta Trimus VIII, enormes cristais metálicos formados por nanites desativados foram descobertos. Sua estrutura e modo de replicação correspondem ao verificado nos Portões-L, e seu estudo trouxe conhecimentos consideráveis à comunidade científica.
Um enorme cemitério de gigantescas espaçonaves foi descoberto em Acubens IIIc. Embora seja totalmente impossível consertar alguma, suas carcaças podem ser desmontadas e suas ligas metálicas utilizadas pela Tecnocracia.
Na Terra, os cientistas, ao analisar o relatório sobre o planeta, notaram um padrão que passou despercebido pela ISS Astuto, ligando esse cemitério de naves aos Portões-L.
Um antigo posto de observação abandonado foi descoberto em Samnivik I. Apesar de todos os dados do posto terem sido apagados, a exploração do planeta descobriu que uma antiga raça de plantas psiônicas que, depois de receber uma visita dos “Porteiros”, acabou por sucumbir pelo medo de uma ameaça conhecida apenas como “Tempestade Cinzenta”.
Uma cápsula alienígena repleta de jóias foi encontrada na órbita de Acubens V. Porque ou por quem, é algo que a tripulação da ISS Astute não conseguiu descobrir.
Em Ascella B IIIa foi encontrado o corpo mumificado de uma espécie desconhecida, em órbita ao redor da lua. Suas vestimentas sugerem ter sido um piloto que ejetou em combate há muitos anos.
Pesquisa
A conclusão da pesquisa sobre Materiais Ceramo-Metais levou à criação de uma armadura ainda mais resistente que as atuais, que poderá fornecer proteção extra às nossas naves. Após seu anúncio, o Departamento de Engenharia começou a trabalhar em Engenharia Modular, buscando formas de baratear o custo de construção de bases estelares.
O Departamento de Sociedade conclui a criação a Doutrina de Apoio à Frota, como forma de fornecer um maior apoio às naves da Tecnocracia, aumentando assim nossa capacidade naval. Com vistas a facilitar a colonização de outros planetas, um protótipo de Filtro Atmosférico tornou-se o foco do Departamento para os próximos anos.
Diplomacia
Sem maiores detalhes, talvez “incomodados” pela guerra Terrano-Rak’Thalak’Nak, a Autoridade Cevanti decidiu que somos seus rivais. Algo inexplicável, dadas as tentativas terranas de nos aproximarmos desse povo. Em retribuição, o Diretor-Geral também acabou por declará-los rivais da Tecnocracia, para deixar claro que não seremos ameaçados por ninguém.
Também surpreendente foi a quebra, Pelo Regime Tumbator, de nosso Pacto de Não-Agressão, sem explicar os motivos para essa ação.