[Steam] Tutorial e questões específicas Steam seção TW

Bem como nós sabemos hoje todos os jogos da franquia TW tambem sao vendidos pela plataforma de distribuição de games Steam e muitos desconhecem a forma de funcionamento da mesma eis aqui o pequeno Tutorial de como adquirir, atualizar e fazer backups através desse aplicativo (y)*

É inegável que uma das grandes utilidades do PC é para jogar. Claro que ter um computador bom para jogos é caro e muitos preferem comprar consoles, como Wii, PS3 e afins.

Muitas pessoas esperam o fabricante lançar versões demonstrativas dos jogos para testá-los e depois esperam chegar às lojas para comprar a caixinha do jogo. Esta pratica não é novidade. Mas existem serviços como o site Steam, que oferece uma variedade de serviços para fãs de jogos.

Steam, um site que permite baixar jogos inteiros e também demonstrações.

Tudo virtual >
O Steam tem diversos serviços e, dentre eles, a venda de jogos. A diferença é que você não compra um CD ou DVD, mas paga para ter acesso ao download do jogo. Sem os custos de postagem, gravação do CD/DVD e confecção de embalagem o preço acaba ficando mais em conta mesmo o site sendo americano e praticando preços em dólar. É comum encontrar jogos na faixa de US$ 10,00, que por aqui custa R$ 99,00.

Compra >
Com o programa aberto, clique em “Adicionar jogo” na parte inferior e depois clique em “Procurar jogos na loja Steam store” e confira a lista de jogos a venda. Depois de feita a escolha, clique sobre o título e use a opção Adicionar ao Carrinho para colocar o jogo em sua lista de compras. Na próxima tela, clique em comprar para mim ( a opção comprar para presente possibilita que você presenteie outro usuário) para finalizar a lista de compras.
Por isso, para comprar jogos via Steam o ideal é ter uma conexão de banda larga sem limite de transferência. Os jogos, muitas vezes, têm mais de 1GB, e em conexões mais lentas pode ser muito demorado para transferir.

Pagamento >
Insira seus dados pessoais. O cartão de crédito deve ser internacional. Caso seja necessária uma verificação de email usando no cadastro do Steam, basta acessar sua caixa de mensagens e clicar em um dos links no corpo da mensagem. De volta ao programa, clique em continuar. Confirme os dados, marque a opção “Acordo de subscrição Steam” e clique em Comprar.

Instalação do jogo >
Com a compra finalizada, clique instalar jogo na próxima tela. Siga as instruções do programa para iniciar a instalação em seu PC. Caso não seja redirecionado, clique em Biblioteca ( seção na qual estão listados seus jogos ) e espere o fim do download. Quando estiver tudo pronto, clique em jogar.

Jogos à venda, alguns por preços bastante atraentes.

Formatou? Não tem problema >
Uma vantagem do Steam é que, se você precisou formatar o computador, pode baixar e instalar novamente o jogo. A lista dos jogos que você comprou (ou baixou a cópia de demonstração) fica sempre disponível no site.

O site tem alguns dispositivos para evitar que a pessoa baixe um mesmo jogo em diversos computadores e use-os simultaneamente. Ou seja, você pode ter o aplicativo em vários computadores, porém seu usuário e senha de acesso funcionará apenas em uma máquina por vez

Comunidades >
O Steam tem um serviço de comunidades on-line onde jogadores de um mesmo jogo podem se encontrar e compartilhar experiências. Através do aplicativo do site, é possível inclusive interagir com seus contatos durante uma partida do jogo. É possível selecionar amigos online para confrontos virtuais.

Comunidades online permitem encontrar outros jogadores, marcar encontros, bater papo e muitas outras coisas.

Detalhes sobre cada jogo >
Para cada jogo cadastrado no site, existe uma página com diversas informações incluindo uma descrição, requisitos mínimos de hardware, vídeos demonstrativos do jogo, galerias de imagens além de link para fóruns de discussão que mostram debate dos usuários sobre o jogo.

Dá para testar sem gastar >
É comum que muitos desenvolvedores de jogos disponibilizem cópias dos jogos para que os interessados possam testar. O Steam disponibiliza essas demonstrações para seus usuários. Há muitos jogos sob estas condições, desde lançamentos até mesmo jogos um pouco mais antigos.

Transferência de jogos de demonstração. Claro que não é o jogo inteiro, mas dá para sentir se o jogo é legal e decidir se compra ou não a versão completa.

E se quiser gastar? >
O site oferece muitos títulos para venda. O pagamento é feito com cartão de crédito internacional ou através do serviço PayPal, que também requer cartão de crédito internacional. Os preços são em dólar, mas o site pratica bons preços e também oferece dias com grandes promoções e descontos.
Para desfrutar de todos os recursos, é preciso instalar um aplicativo

O Steam requer que o usuário instale um aplicativo no PC. Através desse aplicativo é que são baixados e instalados os jogos no computador. O aplicativo também é responsável pela interação dos usuários durante o jogo, ou seja, para jogar os jogos é preciso iniciar o aplicativo e a partir dele começar a jogar. A imagem abaixo mostra um jogo em execução com a interação do Steam. Para abrir a tela de interação basta teclar SHIFT+TAB dentro do jogo.

O aplicativo interage com o jogo, onde é possivel falar com os amigos, ver mensagens da comunidade e até navegar na web.

O aplicativo também se encarrega de atualizar os jogos que você tem instalados na máquina. Saiu um pacote do desenvolvedor? Atualizou componentes do jogo? O usuário é informado que a atualização será aplicada ao jogo e pronto. Sem dor de cabeça.

Backup >
O programa garante que você possa reinstalar os jogos mesmo que perca seu sistema operacional, mas convenhamos que transferir tudo de novo não é uma opção tão agradável, por isso existe uma opção de realizar cópias de segurança (backup) dos jogos no PC e depois gravá-las em CDs ou DVDs.

Outro recurso do aplicativo é manter on-line os perfis dos jogos que você está jogando, neste caso mesmo que perca o HD, basta reinstalar o Steam, baixar os jogos e continuar a jogar de onde parou. Este serviço não está disponível para todos os jogos, apenas alguns mais recentes possuem a funcionalidade, mas é certo que em um espaço curto de tempo todos contarão com esta opção de “salvamento nas nuvens”.

TUTORIAL by: Fernando Panissi & Crusader_Knight

EDIT. Aos players que tem por habito comprar seus games em lojas fisicas, nao há problema partindo da premissa de estar adquirindo o jogo original basta apenas efetuar seu cadastro e criar uma conta e inserir os dados de registro do jogo que o programa avisa se à alguma atualizaçao para o mesmo.

Aew pessoas a lista de todos os TW disponíveis na Steam
Lista de Games e DLC’s TW - Steam

Otimo tutorial, mas voce está falando do Steam em geral não seria melhor postar em Outros jogos?

Ótimo tópico, Steam revolucionou ; )

Pois é Luck mas como vc pode ter visto no tópico seguinte eu repassei a lista dos TW disponiveis no site… e de certa forma uma parcela dos players do genero ainda nao tem dominio da ferramenta. contudo estejam a vontade para postar este tuto em outros lugares do forum…

Eu prefiro a caixinha comprei o MTW, ETW, NTW, e vou comprar a caixa do STW, que não chega a 60,00 reais, e minha conexão é em 3G, este é o motivo de comprar a caixa, de qualquer forma ainda prefiro a caixinha, sei lá dá um ar de “eu posso ter”.

Ná tua explicação ficou faltando falar de quem adquire a caixinha e tem que instalar alguns patches pelo Steam.

Outra coisa, coloca imagens de como fazer o que vc explicou nas palavras, vendo como se faz é muito mais prático.

Me desculpe a chatice.

para maior informação recomendo esse topico quem tem lá no BFCentral: http://www.battlecentral.xpg.com.br/forum/…ead.php?t=57021
Muito bem detalhada as explicações de como usar o mesmo

Muito bom TUTO Crusarde, parabéns.

Mas concordo com a galera ai que da para ir aumentando e qualificando ele.

Abs

Sem duvida a medida que eu puder vou incrementando o Tutorial, contudo o usuario que quiser postar alguma coisa referente a melhoria do mesmo sinta-se a vontade em fazê-lo
;)*

Uma coisa inmportante para quem faz AAR’s é a ferramenta de screenshoots, durante o jogo basta apertar F12 que automaticamente tira a foto e salva. Além disso ao terminar a sessão de jogo permite você enviar para os diretórios da steam, que lhe permite até guardar 1GB de imagens. (é foto pra car…)

Podíamos colocar aqui (ou em outro tópico) as nossas IDs no STEAM para podermos nos achar por lá.
Que tal?

topico já está aberto no boteco, só dar uma olhada. Segue o link: http://www.gsbrazil.net/forum/viewtopic.php?t=7946
Att

Entra todo mundo no grupo do GSB no Steam!!!

Grand Strategy Brasil (GSBrasil)
http://steamcommunity.com/groups/7532159

Ai quem tiver lá se add como amigo e pronto!

hehe eu que tinha criado esse grupo mais como nenhum ser “participava” por assim dizer sai =/

já estou lá.

Hmm… ótimo tutorial, vindo logo do Mestre Crusader! Porém, estou eu querendo comprar o jogo Star Wars: The Old Republic (sempre tive um puta vontade de jogar um MMORPG de SW, como o falecido Galaxy/Galaxies, que sem dúvida foi muito superior que o Old Republic, até porque tinha sistemas que evitavam nomes nobs/spams como anakin11, e ia obrigando a pessoa a nomear o personagem de acordo com a cultura da raça escolhida. Outra coisa superior! No Galaxies dava para fazer Sollustan e Ithorians, ausentes no Old Republic, assim como muitos outros - além de ter um âmbito civil que não tem no Old Republic, como por exemplo negociantes, dançarinas (esse eu curtia!) e músicos)

MAS ENFIM, AO PONTO! E caso a minha conta for hackiada? Tenho enorme medo de comprar vários jogos e depois, simplesmente, minha conta ser hackiada e eu perder acesso a tudo que consumi! Eu costumo não acreditar naqueles e-mails que você manda uma mensagem pedindo auxílio… parece algo abstrato.

Não te esquenta Adam, é so vc ser esperto.
Pq digo isso, pq tem muito debiloide que tenta forçar uma recuperação de senha, sem nem saber utilizar o tradutor do google e faz por caminhos que não são os oficiais e corretos da Valve.

Eu ja tive a conta roubada 2 vez e o processo para recuperar é super fácil e muito ágil.

Recuperei minhas acc em menos de 2 dias, bem antes do prazo estipulado que são 7. (tenho mais de 300 reais em games no steam)

Vc somente precisa tomar as seguintes precauções.

VALIDAR a sua conta no steam com seu e-mail válido e não utilizar a mesma senha entre eles!
Não utilize a mesma senha do steam para mais nada (esse foi meu erro).
Guarde cada código de ativação do seus games, que vc compra em outros locais e pelo steam vc receberá eles por e-mail.

Hoje em dia é bem raro ter contas do steam roubadas, pq a valve atualizou a platafora com um sistema de segurança chamado “steam guard”, algo assim, vc tb deve ativar ele.

Outra coisa que vc precisa fazer é cuidar de toda a segurança da informação no seu pc. Isso significa que vc precisa. (esse foi meu segundo erro)
Anti Vírus
Firewall
Anti Spy

Hoje eu utilizo o Firewal e anti vírus do Win e para prevenir o pc e limpar Spy utilizo o system advanced care.

Por fim leia todo o guia de segurança da valve e siga ele.

Se vc seguir estas medidas de segurança, será muito difícil que sua acc seja roubada, mas caso seja, é muito fácil recuperar.

Vc deve criar uma conta no suporte steam, validando ela e etc… existem instruções na hr de criar a conta.

Depois vc segue este TUTORIAL.

A valve entra em contato por e-mail sim, em alguns casos, e vc pode resolver qualquer coisa com eles por e-mail tb. É uma empresa muito séria, lider de mercado a nível mundial, o suporte deles é muito eficiente, pode confiar. Mas para contas roubadas vc tem de seguir estes caminhos e abrir um ticket de suporte.

Para mais ajuda pode procurar nesta comu… a melhor… orkut.com.br/Main#Community?cmm=5790434

Boa tarde Guerreiros!
Pessoal estou com uma duvida, acabei de comprar no steam um pacote com napoleon e Empire (12,25 dolares… ta barato demais), na verdade comprei dois desses pacotes pra instalar nos meus pcs, mas acontece o seguinte nos dois pcs ja tenho o empire instalado, so q na minha conta do steam… esses novos sao um pra mim e outro pra minha namorada. Entao acontece o seguinte, tenho o empire instalado no meu steam, tenho q baixar ele totalmente novamente na conta da minha namorada (ficaria com 2 pastas do empire no meu pc?) mesmo usando um pc q ja tem ele instalado?
Bom, fica a dica, hj ta com essa promoção q falei ai em cima, vem os dois jogos, mas as campanhas e os soldados bonus.
Obrigado pela ajuda