Teste - Flecha versus Armadura

Turma de especialistas sobre aspectos da Idade Média testam seus conhecimentos para fazer uma experiencia; escolhendo o período em torno da batalha de Agincourt, como será o desempenho de diferentes tipos de flecha, atingindo uma armadura de diferentes maneiras?
As pontas de flecha, corpo de flecha, arco, peitoral de armadura todos escolhidos e confeccionados segundo técnicas da época e colocados em posição e distância realistas, e os disparos realizados por um arqueiro experiente e familiarizado com as técnicas da época.

Os cometários em inglês tem um certo sotaque, dái preferi as legendas em inglês; espero que seja possível acompanhar em portugues.

3 Curtidas

Se as flechas se arrebentam contra armadura, será que os arqueiros são tão úteis assim?
Interessante como o arqueiro meio que se dobra todo ao apontar o arco.

2 Curtidas

Quer dizer, em Agincourt / Azincourt, os ingleses tinham maioria de arqueiros, e os franceses maioria de cavaleiros; os testes acima dizem que as flechas tinham dificuldade em penetrar, e mesmo assim os ingleses venceram.

2 Curtidas

Eu vi um doc (History ou Discovery? Não lembro) que comparava o arco longo inglês com o arco composto mongol… Lembro que falaram que em Agincourt eles usaram pontas “bodkin” (para penetração), que poderiam penetrar entre 0,5 e 1,9cm em uma armadura medieval, dependendo da distância, mas que, embora a penetração fosse pequena, o impacto poderia causar danos consideráveis - não mortais hoje, mas que no início do século XV poderiam ter sérias conseqüências… :man_shrugging:

2 Curtidas

As armaduras de metal foram criadas mais para proteção das armas à distância do que para as armas melee. E na batalha de Agincourt o terreno lamacento dificultava o deslocamento e permitia que houvesse mais tempo para os arqueiros atirarem e, consequentemente, algumas flechas atingirem os franceses.

3 Curtidas

Outro youtuber documentarista,creio que “Lindybeige”, disse que os arqueiros usam os musculos das costas para abrir o arco; temos aquela idéia que as flechas são apanhadas delicadamente com a pontinha dos dedos, mas arcos de grande potência precisam da mão toda e de movimento e músculos do corpo todo. O próprio arqueiro menciona que um “arco 200 pounder” (90 kg, não de peso mas de energia necessaria para arma-lo, creio) arrebenta com ele, mas ele consegue disparar o dia todo com um “160 pounder”.

3 Curtidas

Um artigo interessante sobre a batalha de Agincourt e os longbowmen ingleses, comentando sobre um ponto “esquecido”: os cavalos também eram atingidos, não apenas os cavaleiros:

https://www.longbow-archers.com/historyagincourt.html

Outro, comentando que, se haviam 3 mil longbowmen (aparentemente pegaram a menor estimativa, outros lugares falam e até 5 mil), atirando 8 flechas por minuto, isso equivale a uma chuva de 24 mil flechas em um minuto! E falando também do “draw weight”:

https://www.quora.com/What-was-the-average-draw-weight-of-an-English-longbow-at-Crécy-Agincourt-and-Towton

EDIT: One more, sobre as alterações físicas causadas pelo uso constante, lembrando que longbowmen normalmente iniciavam o treinamento bem jovens para conseguir dominar seu uso:

2 Curtidas

“Quatro coisas erradas sobre arcos nos filmes”


Vídeo curto de 4 minutos.
3 Curtidas

“Dispararão tantas flechas que taparão a luz do Sol !”
“Tanto melhor, lutaremos à sombra”

3 Curtidas

Cada vez mais me apaixono por arcos

3 Curtidas

Tópico paralelo relevante

3 Curtidas

Outro video, agora de Schola Gladiatoria, que viu o vídeo do titulo e responde.

2 Curtidas