The Stanley Parable era um mod para Half-Life 2 que chamou muita atenção, primeiro porque era algo único, segundo, porque não existem palavras no vocabulário para explicar o jogo.
Já li análises, tudo, mas nenhuma explica de maneira convincente o que é esse “The Stanley Parable”, bom, é um dos jogos mais geniais que eu já vi, e vai rebever uma continuação com o mesmo nome, The Stanley Parable, que estará disponível dia 17/11/13
Vou tentar explicar o jogo: É uma história meio “Inception”, narrada brilhantemente pelo inglês Kevan Brighting, filosófica e aleatória, que critica várias coisas dos games atuais, como os games “darem opções ao jogador escolher”, quando na verdade o jogador apenas está escolhendo outro caminho prederminado, não exatamente uma nova escolha. É muito bem humorado, engraçado, e depende de um conhecimento suficiente de inglês para entender o jogo. Já que a sacada está no que o narrador diz.
Expliquei mal, alias, melhor assim, o fator surpresa do jogo é o melhor.
Se quiser dar uma experimentada rápida no estilo do jogo, sem instalar o Half-Life 2, depois o SDK Source, e sei lá mais o que para fazer o mod rodar, baixe a demo disponível na Steam, que sinceramente, me fez colocar The Stanley Parable como candidato ao GOTY.
MAS LEMBRE-SE, enquanto jogar The Stanley Parable, realmente entre no mundinho do jogo, não pense que está jogando, pense que você está lá, a experiência vai ser ainda melhor.