Todos contra um?

Boa Noite

Comecei a jogar o Rome 2 recentemente, cheguei a vê uns videos explicando as mecânicas básicas do jogo e consegui crescer politicamente e meus exércitos de uma maneira até que rápida e fui conquistando de forma tranquila as cidades(estou jogando de Sparta), minha duvida é a seguinte, logo depois do turno 20 perto da minha capital só restava Athenas e Macedônia resolvi trair a aliança que tinha com os macedônios e a Trade Partner com Athenas e conquistei suas cidades só que algum tempo depois meio que metade do mundo entrou em guerra comigo, minha duvida é que se existe algum tipo de reputação no jogo que ocasiono as 20 declarações de guerra que tive de civilizações que nem tinha visto no mapa ainda ou se foi pela traição e depois conquistas das cidades aliadas?

Desde já agradeço a atenção.

Tem um sistema de reputação no jogo sim… Se vc trai uma acordo com alguma civilização ela e as alianças amigas dela vão ficar com raiva de vc… Mas eu acho q o fator q mais influenciou essa “raiva” de todo mundo contra vc foi a expansão… Trair acordos gera pontos negativos de diplomacia pra facção afetada e seus aliados… Porém expandir gera pontos negativos com todo mundo… O ideal é vc expandir devagar… A não ser q vc se garanta na guerra vs todo mundo ^^ Fica de olho no menu de diplomacia… La mostra sua relação com as outras facções e de onde vem os pontos negativos e positivos de diplomacia q vc tem com eles…
Antigamente eu tinha visto em algum lugar um tutorial de como se dar bem com a diplomacia no Total War… O tutorial era do Medieval 2 mas funciona bem até hoje… Achos q os pontos mais importantes são:

• Escolha bem seus aliados… Não adianta vc tentar se dar bem com todo mundo… se vc faz um acordo comercial com alguem… as facções inimigas dessa vão odiar vc por isso…
  • Vc vai perceber q vai sempre haver uma “panelinha” no mundo… Vai ter 2 ou mais blocos de aliados q estão em guerra… Não tente ficar bem na rodinha com os dois fazendo tratados com ambos os lados… Faça amizade com um lado e se prepare pra guerra contra o outro… amigo de todo mundo… Isso não vai dar certo… O máximo q vc pode tentar ficar neutro e não fazer inimizade com um dos dois lados… Mas uma hora ou outra vc vai ter q agir contra um dos dois…
    -Tome cuidado com quem vc forma aliança… Se vc arruma um aliado cheio de inimigos vc vai arrumar um monte de inimigos tb… Pq qdo alguém entrar em guerra com ele… vc terá q ajuda-lo ou vai perder reputação com todo mundo… Se vc não ajudar tb vai perder reputação… Ou seja… Qualquer atitude sua vai ser ruim pra vc… Então evite aliança com quem tem muitos inimigos… Isso só vai te ferrar diplomaticamente…
  • Acho q o mais importante… tenha em mente q fazer amigos no jogo é difícil… fazer inimigos é muito fácil… vc pode demorar anos pra fazer amizade com uma facção e perder num instante essa amizade por causa de alguma decisão ruim sua. Então investigue com quem vale a pena se aliar e faça uma estratégia diplomática q funcione a longo prazo.

Cara O imp falou tudo, só acrescentando um algo a mais, se vc quebra uma aliança vc perde credibilidade com todas as outras alianças ficando mais dificil conseguir acordos

Cara, meu jogo tá bugado então… eu com Parthia atacando (e sendo atacado) pra todo lado e o povo em roda com qm eu ñ tava brigando tudo pedindo pra se aliar xD

Perfeita a explicação do Montezuma! Não tenho mais nada a acrescentar, é isso mesmo.

É exatamente isso tudo que o Montezuma falou, siga isso que ele falou.
Hiryuu, como você é sortudo desse lado… Por que em batalhas… :hihi :hihi :stuck_out_tongue:

Ele deve estar jogando em easy :hihi

Aliança envolve interesse das outras facções se vc tem uma força militar considerada eles terão interesse em aliar-se com vc, como é feito através do comercio, se vc possui territórios com materia prima que outros desejam e não pode tomar pela força aceitam seu trade, caso contrario se não tem nada a oferecer sempre vai ficar em low, a CA melhorou muito este esquema de “parceria” dificultando ainda mais a campanha :wink: