Atenas
“Conhecimento, Sabedoria, Prosperidade.”
Um modelo de democracia, Atenas controla a próspera região da Attica e suas frotas continuam a ser uma força dominante no Mediterrâneo oriental. Um centro de cultura e filosofia, seus dignitários lideraram a vanguarda da conquista e o aprendizado grego.
Reconhecida pela sua arquitetura, arte e escrita, Atenas tem sido famosa por suas realizações culturais - de edifícios como o Parthenon, dedicado a Athena a padroeiro da cidade, para as peças e obras de Aristófanes, Platão, Sócrates, e Sófocles. De muitas maneiras, a cultura grega é definida por Atenas.
Durante todo a guerra Greco-Persa e da guerra do Peloponeso, a cidade-estado permaneceu tanto ferozmente independente e um poder de liderança da época, mas tornou-se parte do império macedônio após a vitória decisiva de Filipe II na batalha de Queronéia em 338 aC. Após a morte de Alexandre, o Grande, seus generais lutaram sobre Atenas, particularmente os herdeiros de dinastias Antigonida e Ptolomaica.
Desde que foram aconselhados pelo Oráculo de Delfos a colocar a fé em paredes de madeira da cidade durante as Guerras Persas, o foco militar de Atenas tem sido sua marinha. No entanto, continuando as tradições da época clássica, também são esperados os seus cidadãos a contribuir tanto na infantaria e na cavalaria para seu exército, embora tropas mercenárias agora completem os seus números. Com uma forte espinha dorsal das unidades Hoplitas apoiados por arqueiros, um exército totalmente ateniense contribuindo para uma visão formidável - e um osso duro de roer.
Sempre influente, mas ainda não totalmente independente do governo macedônio, Atenas tem a oportunidade de se libertar e potencialmente reconquistar um terço da Liga ateniense, pregando sua autoridade sobre os aliados de longo prazo e os adversários da mesma forma, como Esparta, Tebas e Corinto.
Como uma cidade-estado, a cidade capital da Athenai goza de grande riqueza, e sua rica herança clássica torna mais fácil para as suas conquistas para converter o caminho da vida ateniense. Sua tradição naval forte dá suas frotas a vantagem, com o inconveniente de que seus unidades terrestres são menos desenvolvidos.