[TUTORIAL] Como Jogar Campanhas Multiplayer

Nesse tutorial eu ensinarei passo a passo como se jogar uma campanha multiplayer no Shogun 2. É bem divertido e simples de se jogar. Espero que ajude quem sempre quis jogar e não sabe como é ou ficou com alguma dúvida.

Primeiramente, deve-se clicar na opção Multiplayer Campaign na seção Multiplayer do menu do jogo, como mostrado abaixo:

[center][/align]

Feito isso, deve-se criar a sala onde todas as opções da campanha serão configuradas. Para se fazer isso deve-se clicar no botão Host Campaign como mostrado abaixo:

[center][/align]

Ao clicar no botão Host Campaign, aparecerá a seguinte tela:

[center][/align]

Nesta tela é onde você fará as primeiras definições da campanha, vamos vê-la em detalhes abaixo e explicá-la:

[center][/align]

O campo circulado em vermelho é o campo Game Name. Nele você dará o nome à sua campanha, esse é o nome da sala que a pessoa que jogará com você vai ver quando for se unir ao seu jogo. O nome fica sempre a critério de quem cria a campanha. No meu caso eu coloquei o nome tutorial.

O campo circulado em azul é o campo Password. Nele deve-se colocar uma senha para a campanha. Lembre-se sempre que é um campo opcional, isso é meramente critério definido por quem cria a campanha. Uma vez a senha colocada, a pessoa que jogará a campanha com você deve sabê-la ou não poderá entrar na sua sala e, consequentemente, não poderá jogar a campanha.

A terceira opção é para escolher qual campanha será jogada. Essa opção vai variar dependendo do jogo que você comprou. No meu caso eu tenho o Shogun 2, a DLC Rise of the Samurai e a expansão standalone Fall of the Samurai. É perfeitamente possível alguém ter apenas o Shogun 2 ou apenas o Fall of the Samurai pois os 2 jogos podem rodar separadamente. Entretanto não é possível ter apenas o Rise of the Samurai porque ele necessita do jogo base para rodar. LEMBRE-SE SEMPRE QUE AS 2 PESSOAS QUE JOGARÃO A CAMPANHA DEVEM TÊ-LA NO PC. Não é possível vocês jogarem 1 campanha do Shogun 2 se você tem o Shogun 2 e seu amigo tem apenas o Fall of the Samurai, por exemplo. Ambos devem obrigatoriamente ter a mesma versão.

Uma vez escolhida a campanha para se jogar, basta confirmar e a tela abaixo aparecerá:

[center][/align]

Nesta tela há várias opções. A destacada em vermelho é a tela da escolha das facções. Nela você escolherá a facção que usará na campanha. Talvez você não tenha todas as facções aí mostradas. Se não tiver não faz mal, as facções Hattori, Ikko Ikki e Otomo são facções de DLC, portanto é perfeitamente possível você não tê-las ou ter apenas uma ou outra. No meu caso eu tenho todas. Se a pessoa que jogará a campanha com você não tiver alguma facção de DLC que você tem não há problemas, a campanha poderá ser jogada perfeitamente.

[center][/align]

A opção acima é a escolha do tipo de campanha que você jogará. Há estas opções:

Head to Head: Se essa opção for selecionada, ambos os jogadores humanos serão inimigos durante a campanha.

Co-operative Short: Se essa opção for selecionada, ambos os jogadores humanos jogarão uma campanha curta como aliados. Terão que conquistar menos províncias em conjunto para ganhar a campanha. Por isso a campanha é curta.

Co-operative Long: Se essa opção for selecionada, ambos os jogadores humanos jogarão uma campanha longa como aliados. Terão que conquistar mais províncias em conjunto para ganhar a campanha. Por isso a campanha é longa.

[center][/align]

A opção acima é a opção Turn Time. Se alguma opção de tempo for selecionada, esse será o tempo limite que ambos os jogadores terão para jogar os seus respectivos turnos. Se você não quiser jogar a campanha com tempo limite para os turnos, simplesmente marque a opção Unlimited.

[center][/align]

A opção acima é a Battle Time Limit. Semelhantemente aos turnos, se algum tempo for selecionado, esse será o tempo limite para o jogador lutar a batalha que tiver que lutar. Novamente, se não quiser batalhas com tempo limite, basta selecionar a opção Unlimited.

[center][/align]

Na tela acima são apresentadas 2 opções. Se você marcar a opção “Autoresolve All Battles”, todas as batalhas da sua campanha serão decididas no automático, ou seja, você não terá a oportunidade de decidi-las no campo de batalha.

Já a opção “Defaut Battle Resolution” tem uma diferença. Ela é a opção de definição de batalhas padrão. Suponhamos que haja uma batalha, mas o jogador saiu do PC por algum motivo. Se ele demorar um pouco, a batalha será decidida de uma forma ou de outra pelo jogo. O que você faz aqui é definir como será essa decisão. Se a opção Auto-Resolve estiver marcada, a batalha é decidida automaticamente. Se a opção Play Battle estiver marcada, o jogo carregará o mapa para a batalha ser lutada no campo de batalha propriamente dito.

[center][/align]

Em destaque na tela acima está a opção “Unit Size”. Nessa opção é definido quantos soldados haverá em cada unidade. Há as opções “Small” (pequeno), “Medium” (médio), “Large” (grande) e “Ultra”. Quanto maior for a opções que você marcar, mais soldados haverão em cada unidade. Para tomar essa decisão, leve a consideração a potência do seu PC e do PC da pessoa que jogará a campanha com você. Nem todos os PCs vão aguentar a opção Ultra por exemplo, porque ela apresenta 200 soldados em uma unidade comum e isso seria desastroso na hora de lutar uma batalha em um PC que não aguentasse.

[center][/align]

A opção acima é a opção “Fleet Size”. Ela é a mesma coisa que a opção “Unit Size”, mas a diferença é que ela se aplica aos navios para as batalhas navais.

[center][/align]

A tela em destaque acima é a que você escolhe a dificuldade da sua campanha. Lembre-se que os 2 jogadores que jogarão a campanha poderão escolher dificuldades diferentes, isso permite que 2 jogadores de diferentes níveis joguem a mesma campanha sem problemas. As dificuldades contam da esquerda para a direita, sendo da mais fácil para a mais difícil respectivamente.

Primeiro quadrado: Dificuldade Fácil
Segundo quadrado: Dificuldade Média
Terceiro quadrado: Dificuldade Difícil
Quarto quadrado: Dificuldade Muito Difícil
Quinto quadrado: Dificuldade Lendária

Uma vez feito isso, é só esperar o seu amigo entrar na sala, escolher a facção e a dificuldade. Então ambos apertam o botão confirmar (o botão está em destaque abaixo):

[center][/align]

Agora, se você não for o host, é bem mais simples jogar. Basta você escolher a opção campanha multiplayer e ver a sala do seu amigo, como mostrado abaixo:

[center][/align]

Se prestar atenção na imagem acima verá em destaque na cor azul na parte superior a opção “Non-Friends Games” marcada. Isso significa que você só verá as campanhas que os seus amigos na Steam (que é obrigatória para o Shogun 2 original) criaram. Ou seja, isso facilitará muito a sua vida na hora de entrar na sala. Uma vez que você já sabe qual é a sala, basta apertar o botão “Join”, como destacado na imagem acima em vermelho.

Unindo-se a sala, basta apertar o botão confirmar (se for a primeira vez, escolha também o seu clã e a dificuadade da campanha), como mostrado abaixo:

[center][/align]

Pronto, agora é só jogarem e se divertirem! Lembrando que para salvar o jogo basta apenas ir no menu, apertar a opção Save Game e confirmar na tela que aparece que a campanha é salva nos PCs de ambos os jogadores. E quando os 2 jogadores forem continuar a campanha no outro dia, basta o host clicar na opção “Resume as Host” ao lado da opção “Host Campaign”, selecionar o último save e confirmar.

OBS: ESSE TUTORIAL VALE APENAS PARA O JOGO ORIGINAL, POIS SÓ NELE É POSSÍVEL JOGAR CAMPANHAS MULTIPLAYER. Se houver algum jeito de jogar campanhas multiplayer no jogo pirata, eu desconheço, mas também se conhecesse não faria o tutorial para incentivar tal prática.

Espero que tenha ajudado! Divirtam-se com seus amigos em suas campanhas!

:goodpost :goodjob

Belo tuto Matheus, parabéns!

[2]
Vou adicionar ele ao guia geral da seção juntamente com os guias do Luis sobre ETW/NTW. Esse findi vou começar a dar uma geral na seção.

Sempre que eu vou no multi crasha meu jogo. No avatar eu acho

Mas o avatar é uma coisa e a campanha multiplayer é outra. É perfeitamente possível jogar uma campanha multiplayer sem ter criado um avatar. Então acho que se você tentar jogar campanha MP não vai ter problemas.

Isso é a muito tempo, uns 6 meses. Por isso não lembro, fiz a burrada de desinstalar o jogo e demorar +15 horas pra baixar. Multiplayer nunca tentei.

Ótimo trabalho Matheus, parabéns!

E esse MP ainda esta rolando?? :pirata :pirata :pirata