[Tutorial] Land Battles [Fall of the Samurai]

[center][Tutorial] Land Battles [Fall of the Samurai][/align]

Índice
-Unidades
-Formações
-Deslocamento
-Terreno
-Moral

Estratégias
-Batalhas Defensivas
-Batalhas Ofensivas
-Batalhas Cerco Ofensivas
-Batalhas Cerco Defensivas

[center]Unidades[/align]

Tipos de Unidades
INFANTARIA CORPO-a-CORPO

SpearLevy

-earlygame-
Positivo
-Unidade Barata
-Bonus Contra Cavalaria
-Baixo custo de Manutenção

Negativo
-Low Morale

Yari Kachi

-early game-
Positivo
-Bonus Contra Cavalaria
-Armadura
-Pode dar Charge

Negativo
-Custo Médio de Manutenção

Katana Kachi

-early game-
Positivo
-Katanas são boas contra infantaria
-Armadura
-Pode dar Charge

Negativo
-Custo Médio de Manutenção

INFANTARIA

Milicia

-early game-
Positivo
-Muito Barato
-Manutenção Barata
-Boas para manter Ordem nas provincias
-Podem ser usadas como Bucha de canhão

Negativo
-Low Morale Tem medo da própria sombra
-Low Defense
-Vulnerável a Combate Corpo a Corpo

Infantry LineTartaruguinhas

-early game-
Positivo
-Barato
-Manutenção Barata
-Boas para manter Ordem nas provincias
-Atira 2x mais rápido que uma Milicia

Negativo
-Low Morale
-Vulnerável a Combate Corpo a Corpo

Infantry Line

-early game-
Positivo
-Manutenção Barata
-Boas para manter Ordem nas provincias
-Um pouco melhor que as Tartaruguinhas

Negativo
-Vulnerável a Combate Corpo a Corpo

Shogunate / Imperial Infantry

-midgame-
Positivo
-Boa Morale
-Bom FirePower
-Bom custo/benefício

Negativo
-Vulnerável a Cavalaria com Sabre e Infantaria com Katana

INFANTARIA DE ELITE

Shogunate / Imperial Guard Infantry

-mid/late game-
Positivo
-Excelente Morale
-Excelente FirePower

Negativo
-Alto Custo de Manutenção
-Unidade Valiosa

INFANTARIA ESPECIAIS

Skirmishers Sniper’s Mothafocka

-mid game-
Positivo
-Range muito bom
-Boas para atacar castelos/fortalezas
-Excelente FirePower

Negativo
-Vulnerável a Cavalaria Inimiga
-Low Morale

Infantarias Estrangeiras

-late game-
Positivo
-Range muito bom
-Excelente Morale
-Excelente FirePower
-Inspira unidades próximas (Como se fosse um mini-general)

Negativo
-Custo Alto de Recrutamento/Manutenção
-Unidade Valiosa

CAVALARIA

Sabre Cavalary

-early game-
Positivo
-Mobilidade Absurda
-Pode Flanquear o Inimigo
-Boa Morale
-Armadura Leve

Negativo
-Vulnerável a Lanças Lanças comem seu cu LITERALMENTE

Yari Ki

-early game-
Positivo
-Mobilidade Absurda
-Pode Flanquear o Inimigo
-Boa Morale
-Armadura
-Bonus Contra Cavalaria

Negativo
-Vulnerável a Lanças

Carabine Cavalary

-mid game-
Positivo
-Mobilidade Absurda
-Pode Flanquear o Inimigo
-Boa Morale
-Armadura Leve
-Firepower Móvel (isso é OP d+)

Negativo
-Vulnerável a Lanças

ARTILHARIA

Canhões de Madeira

-early game-
Positivo
-Destruir construções
-Matar Inimigos do outro lado do mapa
-Reduzir a moral do inimigo

Negativo
-Não pode mover
-Pouca Munição
-Reduz o deslocamento do exercito no mapa da campanha
-Moral Ridícula

Parrott Guns

-mid game-
Positivo
-Destruir construções
-Matar Inimigos do outro lado do mapa
-Reduzir a moral do inimigo
-Boa precisão

Negativo
-Deslocamento Lento
-Reduz o deslocamento do exercito no mapa da campanha
-Baixa Moral

Gatiling Gun

-Late game-
Positivo
-Matar Inimigos a grandes distâncias.
-Reduz a moral do inimigo pra caralho
-Boa precisão

Negativo
-Deslocamento Lento
-Reduz o deslocamento do exercito no mapa da campanha
-Baixa Moral

Não foram adicionadas todas as unidades porém estas são as mais comuns e serão necessárias para explicas o próximo tópico que serão formações.

Formações

Formação Básica Unidade

Certo, neste tópico vamos aprender a qual melhor forma “geometrica” colocar suas unidades para combater melhor e com mais eficiência.

Formações

Jogando com infantarias corpo a corpo procure manter elas em forma de um retângulo. Não queira ser espertão e puxar ao máximo o range delas no campo isso fará que ela ‘quebre’ a linha de defesa muito facilmente.

1- Boa front line e bom back line ( Formação padrão de combate)
2- Normal Front line e bom Back line (Bom para combates longos) (Precisa ter várias unidades dando suporte nos lados)
3- Poor frontline bom back line (Poucas baixas , porém flanco exposto)
4- Melhor frontline pior backline (Bom para Snapshooters , extremamente exposto a ataques corpo-a-corpo)

Deslocamento

Nem sei pq coloquei este tópico mas ok vamos lá. O deslocamento no mapa de campanha é calculado pelas seguintes condições.

-Estradas
Se tem estrada o exercito anda mais rápido Óbvio né?

-Estação
Durante o Inverno tropas se deslocam mais lentamente.

-Relevo
Relevos elevados diminuem o deslocamento da tropa.

-Vegetação
Florestas densas diminuem o deslocamento da tropa.

-Unidades
Unidades de Cavalaria podem se deslocam mais , unidades de artilharia fazem o deslocamento ficar mais lento.

Moral

Agora sim, a maneira mais fácil de ganhar uma batalha não é simplesmente matar o inimigo e sim fazer com que ele Cague na Paçoca fique com medo e fuja.
Então como funciona o sistema de moral :hihi

Existe um calculo feito pelo jogo para cada unidade em batalha quando a moral ficar muito baixa os soldados entrarão em modo routing e fugirão do campo de batalha , o nivel da moral pode ser visto pela barra que varia de verde,laranja vermelho e branco.

Explicando o Display da Moral Anti-Burro

-Verde Escuro (Melhor moral, Tropa Inspirada)
-Verde Claro (Moral boa)
-Laranja (Moral normal)
-Vermelho (Moral Baixa, Tropa Perdendo)
-Branca (Tropa vai desistir)

Você certamente verá estas cores no Banner da tropa.

Agora vamos entender como funciona a moral:

A moral é o resultado final de fatores positivos e negativos sendo estes.

Fatores Positivos

-General Próximo
-Unidades Especiais (Infantarias Estrangeiras ou Infantarias de Elite)
-Flancos Seguros
-Ganhando a Batalha
-Vantagem no terreno (Estar em cima do morro)
-Inspirados por gueixas ou Metzukes
-Inspirados por general
-Unidades Inimigas com medo

Entre outras

Fatores Negativos

-General morto
-General Distante
-Unidade sofrendo muitas baixas
-Unidade sofrendo ataque por flechas ou tiros
-Unidades levando fogo-amigo (Aliados atirando pelas costas)
-Flancos desprotegidos
-Aliados Fugindo da batalha
-Perdendo a batalha
-Unidades com moral reduzido por metzuke

Gerenciando o moral

Mantendo seu moral

Como manter o moral de suas tropas elevado:

-Mantenha sua linha de combate ou seja deixe suas infantarias em linha e não deixe o inimigo ‘furar’ esta fila.
-Proteja seus flancos
-Mantenha Unidades reservas atrás das linhas principais para auxiliar frentes mais vulneráveis
-Não coloque unidades atirando por trás de outra isso gera fogo-amigo
-Caso possível mantenha o general próximo a tropa

Como diminuir o moral Inimigo:

-ARTILHARIA, isso mesmo a artilharia principalmente as parrott guns são a chave fundamental, você com 2 unidades de parrott guns pode eliminar o general inimigo.
-Flanquear o inimigo principalmente utilizando cavalari
-Romper as linhas de frente.
-Flechas com fogo ou armas de fogo.
-Charge de unidades corpo-a-corpo

Nossa estou até cansado :cansado próximo tópico irei trazer estratégias de batalha e por ultimo Dicas para players avançados. :pirata

Estratégias

Opa lelê, agora chegamos a batalhas, bom vou demonstrar boas e estratégias para serem utilizadas no campo de batalha , porém são estratégias genéricas poderá haver melhor variando de caso a caso.

Batalhas Defensivas

Em batalhas defensivas você deve utilizar a vantagem que o inimigo virá em sua direção 100% das vezes , procure um ponto mais alto no terreno para posicionar suas tropas e aguardar o avanço do inimigo.
Caso possível esconda suas tropas em meio as árvores isso irá reduzir o dano causado por tiros e flechas.
Caso tenha artilharia ou bombardeiro naval utilize preferêncialmente no general inimigo.
Caso o inimigo possua cavalaria (3 ou + unidades) deixe sempre 2 unidades de lanceiros ao lado de sua formação, a cavalaria inimiga 90% das vezes ataca os flancos da linha de frente (Isso pode destruir a moral do seu exercito)
Mantenha seu general próximo as tropas.
Coloque suas melhores unidades sempre protegidas na própria linha de frente.

Batalhas Ofensivas

Em batalhas ofensivas você tem que focar em ‘quebrar’ a linha inimiga fazer ele perder a formação, a melhor forma de fazer isso é lançar um bombardeio naval no meio das linhas inimigas e rapidamente entrar com a sua infantaria corpo a corpo no centro do buraco das linhas inimigas.
Caso tenha artilharia tente focar o centro da linha.
Utilize sua cavalaria para flanquear e atacar o general inimigo.
Utilize seus fuzileiros sem medo, não há problema nenhum em perder 1/3 de sua unidade elas são reparadas em 2 turnos então deixe eles atirarem a vontade.
Resumindo: QUEBRE A LINHA de frente é muito fácil quando você tem mais quantidade de soldados , quando você tem menos ou a mesma quantidade foque em estabilizar o combate a longa-distância e flanquear.

Batalhas de Cerco Ofensivas

Sinceramente cercos no Shogun 2 não valem a pena PRINCIPALMENTE no Fall of the Samurai por um simples motivo ARTILHARIA ela simplesmente esmaga quem estiver dentro de qualquer forte :briga . Vamos lá.
Utilize a artilharia nos inimigos e construções com 2 unidades de parrott guns você elimina TODOS os portões, torres e o castelo além de destruir os muros.
Dê preferência para subir nas fortalezas pelos portões destruidos escalar os muros é muito prejudicial e tem muita perda de homens segue o exemplo:

Escalada em muros de fortes:
Muro simples: 100 Homens morrem 10-12 homens caindo dos muros (10% da Unidade)
Muros Duplos: 100 Homens morrem 20-22 Homens Caindo dos muros (20% da Unidade)

São perdas muito alarmantes então evite escalar os muros somente quando for necessário você não precisa escalar os muros com todo exército basta 1 unidade dominar o portão que a cambada sobe andando.

Batalhas de Cerco Defensivas
Normalmente Estas batalhas que você irá enfrentar serão de exércitos FULL contra apenas a Garrisson+2 Unidades. OK existe maneiras de sobreviver a estes ataques.
Você não precisa pensar em ganhar estas batalhas o foco nelas é MATAR :mal quanto mais unidades inimigas você matar mais fácil vai ser reconquistar a cidade com seus reforços.
Agora como matar com eficiência:
-Deixe seus fuzileiros nas muralhas eles irão atirar AvÀ
-Quando as unidades inimigas estiverem escalando as muralhas retire os fuzileiros e os substitua por Levy Garrison
-Coloque os fulizeiros atrás da infantaria atirando em quem escala o muro , não se importe com o fogo-amigo agora vale tudo.
-Aproveite que as tropas inimigas que estão escalando o muro estão divididas então sua moral está muito prejudicada 2 salvas de tiros sobre elas que as mesmas fojem.
-Caso tenha suporte naval utilize próximo a suas muralhas quando os inimigos estiverem escalando isso irá forçar que os reforços deles recuem isso lhe garante pelo menos 4 unidades inimigas fora de combate
-Caso o inimigo possua artilharia você pode usar um truque muito insano coloque seu general atrás do castelinho isso impede que ele seja atingido , existe também um desfalque (ponto cego) atrás das paredes da muralha se você deixar sua infantaria próxima aos muros a artilharia não consegue acertá-la.

Próximo tópico serão as dicas para jogadores avançados. :thank

Para quem ainda duvida de minhas técnicas olha a prova ai

steamcommunity.com/sharedfiles/ … =173474210

Excelente tutorial! Belíssima iniciativa.

Obrigado, logo mais até dia 06/08 eu estarei trazendo o proximo tópico. :oba

Grande trabalho e mto bem detalhado. Parabéns!