[Tutorial] Resolvendo problema de lag no Rome 2

Pessoal hoje eu fiz vários testes com a configuração dos gráficos do jogo pra tentar melhorar os problemas que eu tenho com fps baixo e resolvi compartilhar com vocês o que eu consegui descobrir sobre isso.

Meu PC:

Processador: Intel i7 3770k
Memória: 8GB DDR 3 1333 Mhz
GPU: Geforce GTX 670 2GB
Resolução máxima do monitor 1440x900 (mesma no jogo)
Drive 331.65
FPS: Com as configurações abaixo no Benchmark a média é 50

Primeiro… Realmente as opções que mais consomem fps do jogo são Unit detail e Shadows (Water parece que faz bastante diferença em mapas com barcos e chuva)… O forum oficial do jogo ja fala isso… só q eu estava meio receoso de diminuir essas configurações e prejudicar muito o visual do jogo… Porém eu consegui achar um equilíbrio entre performance e Gráfico que eu achei muito bom… To conseguindo rodar o jogo agora de maneira bem estável… o menor fps q eu vi foi 20 (isso nas batalhas… infelizmente o fps no mapa da campanha ainda continua bem baixo pra mim… média de 15)

Deixa eu adicionar q eu não tive tempo de testar TODAS as opções a exaustão… então algumas eu simplesmente deixei no máximo já q o resultado q eu consegui já tava bom
As configurações que eu deixei foram as seguintes:

Anti-aliasing ON Essa opção faz muita diferença no gráfico… Na verdade eu acho q precisa até um anti-aliasing melhor q esse… Pra quem não sabe, essa opção diminui o serrilhado nas bordas das imagens. Esse efeito ruim é particularmente perceptível quando o objeto fica longe. Então se vc não tem anti-aliasing ou ele é ruim, vc mal consegue ver um objeto distante no jogo. Esse é o caso do Rome 2… (Eu sei q a CA usa o recurso de diminuir a qualidade da imagem dos objetos distantes, mas eu ja to levando isso em consideração… Todos os Total War fazem isso). OBS: Eu ja estou usando o Mod GEM 4.0 que coloca SMAA e FXAA… mas eu ainda acho q ta muito ruim… porém é melhor q nada… Se vcs não usam esse Mod eu aconselho… Eu acho q da um visual bem melhor pro jogo.

Texture quality Ultra Eu não testei muito essa opção… mas entre o mínimo e o máximo ela não fez muita diferença no fps pra mim

Texture filtering 8x Na verdade eu não vi muita diferença nessa opção nem no visual nem no impacto com fps, então eu deixei em 8x

Shadow Extreme Essa opção faz bastante diferença na performance pra mim… só que no visual também… mesmo no ultra as sobras não ficam muito legais… então eu deixei no extreme mesmo e resolvi compensar os fps de outro lugar ^^

Water Very High Não fez diferença em mapas sem água… Bom… faz sentido né? XD… Em mapas com água e Water no extreme da um pouco de lag… Eu baixei pra very high e o lag deu uma trégua… e não notei muita diferença no gráfico entre as opções… então eu achei q o resultado foi bom

Sky Extreme Não fiz muitos teste com essa opção… mas parece q não faz muita diferença nem nos gráficos nem nos fps… então eu deixei assim mesmo.

Shader Model 5.0 Nos primeiros dias eu fiz bastante teste com essa opção pq ela fazia o Shogun 2 bugar pra mim (então eu deixava no 4.5)… mas no Rome 2 eu não vi nenhum problema no shader 5.0 então eu deixei esse mesmo.

Particle effects Ultra Na verdade não lembro se é ultra ou extreme… Tem extreme? Bom… eu deixei no máximo q dava… Ouvi pessoas dizendo q faz diferença na performance… mas eu não percebi isso… mas não testei muito tb XD… Então deixei assim mesmo.

Vegetation Alpha off Nem testei muito essa opção na verdade… Todo mundo diz q consome demais a performance… eu liguei no máximo uma vez e não vi nenhuma diferença no gráfico… então eu deixei desligado.

Unit size Ultra Eu fiz muitos teste com essa opção. Pra quem não sabe ela diminui o número de unidades na batalha… Então acho q teoricamente deveria fazer uma grande diferença na performance… Ja q o jogo costuma dar lag em batalhas grandes… Porém pra minha surpresa ela não faz tanta diferença no final, pelo menos não nos momentos onde o jogo costuma perder mais fps… que pra mim é o choque entre os dois exércitos… No fim eu deixei no máximo e o resultado ficou bom…

Building details Extreme (não testei muito essa opção também… mas aparentemente ela não interfere muito no lag nem no gráfico)

Unit details Medium Essa opção foi a cartada mágica que resolveu meus problemas… vou deixar pra falar mais dela no final.

Tree, Grass, Terrain Extreme Ok ta ficando chato falar de um por um… essas 3 opções eu deixei no máximo… como varias outras não parecem q mexem muito no fps… e eu já acho o gráfico do cenário meio zuado em alguns mapas… então não arrisquei piorar ainda mais.

Depth of field off Mesmo caso do vegetation alpha… O pessoal fala q consome fps… eu testei no máximo e não vi diferença no gráfico… então preferi desligar de vez.

V-Sync ON Na verdade eu não vi muita diferença dessa opção pra esse jogo… Mas como eu costumo deixar ligada nos outros jogos pq normalmente faz diferença eu deixei nesse tb… Pra quem não sabe essa opção trava o Fps máximo em 60… e previne aqueles cortes na tela q acontece em alguns jogos qdo o fps sobe demais… Mas eu não vi isso acontecer no Rome 2 nem com V-sync no off… provavelmente pq os fps nunca ficam altos XD

Distortion effects ON Eu lembro que no Empire Total War o efeito dessa opção no fogo era muito bom… No Rome 2 eu ainda não vi muita diferença mas eu deixei ON pq não parece q consome muito Fps

SSAO Off e Vignette Off Não testei muito essas opções… mas eu lembro q em outros jogos eu achava q essas opções pioravam os gráficos… Nunca fez muita diferença pra mim… então deixei off mesmo

DRA off Na verdade meu processador não suporta essa opção… então não tem outro jeito pra mim a não ser deixar desligado… por falar nisso alguém tem essa opção ligada? Eu gostaria de saber q diferença ela faz no jogo

Unlimited Video memory ON Teoricamente essa opção diminui os gráficos pra não dar lag no jogo… Mas nunca funcionou comigo… Mesmo se eu deixo tudo no extreme e essa opção off… os gráficos ficam do mesmo jeito e o lag tb

Deixa só eu adicionar que eu tenho uma experiência de framerate totalmente diferente no benchmark e no jogo em si… Pra mim esse Benchmark do jogo não serve pra testar fps… Nele os fps sempre ficam altos… ja no jogo não é assim.

Como eu disse no começo as opções que mais fazem diferença são Unit Details e Shadows… Se eu coloco as duas no low e todas as outras opções no máximo eu fico com uma performance ótima 60 fps estáveis… como era no Shogun 2… só q o gráfico fica meio suado… principalmente por causa das sombras…

Mas com Unit details no low não se nota muita diferença… principalmente de longe… então eu resolvi fazer mais teste com essa opção. Eu tirei as screenshots abaixo com as configurações que eu disse acima.


As duas imagens estão com Unit details no medium… Eu só aproximei um pouco a câmera da primeira pra segunda… Eu circulei o rosto dos soldados pra vocês verem a diferença… A diferença de um pro outro é bem grande… mas pode ser que vocês não estejam conseguindo notar porque a camera ta meio longe (na verdade o ponto é esse mesmo, eu ja vou explicar).

Mais um exemplo:


Vocês ja devem ter visto aquela screenshot dos soldados com cara de zumbi? é uma foto famosa que os haters do jogo usam muito pra falar mal do Rome 2…

Eu nunca tinha visto esse tipo de coisa até testar a opção Unit details… Eu imagino que eu sei o porque disso agora.
Bom… Eu NÃO sou especialista no jogo nem em gráficos (nem em PC no geral XD) Mas o que eu ACHO q acontece é q qdo vc baixa o Unit Details do jogo os modelos 3D dos soldados ficam mais redondos (com menos detalhes) então a textura que foi feita pra uma forma diferente qdo se encaixa numa menos detalhada gera esse efeito estranho… Porém se vc coloca a opção no medio isso mal se nota pq só afeta as unidades q estão mais longe (como mostrado nas screenshot acima)… aparentemente qto maior o Unit Details, maior a distância das unidades afetadas… Só que como a anti-aliasing do jogo é ruim não da pra ver quase nada das unidades distantes… Então na pratica não faz muita diferença no gráfico… Mas faz na performance ^^ Por isso q eu gostei da solução.
Então mudando as configurações dessa forma resolveu o problema de performance pra mim. Hoje eu finalmente consegui aproveitar o jogo com praticamente nada de lag e com um gráfico decente XD.

Mas como eu disse eu não sou expert nessas coisas… então eu posso ter falado alguma besteira… fiquem a vontade pra me corrigir se for o caso.

Bom é isso ae… Foi isso que eu fiz até agora com o jogo… Se alguém teve uma experiência diferente com os fps e as configurações ou tem alguma coisa a adicionar esteja a vontade pra comentar também.

Legal essa sua analise, creio que vai ajudar muita gente.
Eu consegui chegar num ponto em que os gráficos estão aceitáveis e o fps também o meu problema agora é o mesmo que tenho no shogun 2 quando luto com meu exército contra dois fulls (por exemplo) as unidades se movimentam em slow motion, o engraçado é que o fps fica normal (no shogun na casa dos 35-40 no rome 2 ali pelos 30-35) só as unidades dando aquelas travadinhas, creio que isso seja por conta do processador (phenom II x4 3.0). Não entendo o porque disso acontecer no shogun 2 já que meu processador atende aos requisitos… vai entender né hehe

Essas travadinhas é exatamente o que aconteciam comigo ^^… Vc fica monitorando os fps? Eu uso fraps com o jogo e da pra ver q os fps caiam pra menos de 8 na hora dessas travadas…Vc ja fez esse teste q eu disse? Coloca o unit details e shadow no low e v c o problema continua… Antigamente eu tive problemas com Stuttering em outro jogo (q é mais ou menos a mesma coisa… congelamentos… lag… etc…) mas era por causa de superaquecimento da GPU… eu resolvi isso monitorando e alterando a velocidade do Fan da GPU durante o jogo… To usando o MsiAfterburner pra fazer isso… inclusive eu uso pro Rome 2 tb.

^^" Mal vc ja tinha dito q v q os fps ficam entre 30 e 35 nessas horas… então é realmente estranho… Mas vc pode tentar essa opção do mesmo jeito… as vezes resolve… Outra coisa q eu lembrei eh q eu tinha uns lags estranhos antes q não sumiam mesmo se eu colocava tudo no low… pra resolver isso eu tive q desinstalar o jogo, apagar todas as pastas com arquivos dele, e refazer o download e a instalação pela steam… Essa solução funcionou pra varias pessoas tb.

Eu sempre monitoro o fps e quando começa a dar as travadinhas nas unidades o fps ta normal, é muito estranho. Já tentei mudar as configurações e parece que nada adianta o que to fazendo agora é auto-resolver as batalhas muito grandes, é frustrante mas fazer o que né rs

Eu tinha esse problema do neron quando eu jogava Rome I num note bem horrível

Eu instalei um programa Chamado “Razer Game Booster” ,arrumei as configurações , deixei todar marcadas pra otimizar o jogo
tinha saído todo o Slow Motion do jogo , talvez ajude

é sempre bom tentar

THIS IS TOKUGAWAAA

GL HF

Cheers!

Bom tutorial ImpMontezuma, será que podes me fazer um favor? Então, usando o msi afterburner pra monitorar a vga, percebi que o uso de gpu fica cerca de 40~50% nas batalhas de invasão de cidades, e 68~70% nas batalhas em campo aberto. Nao consigo roar nem no high/very high…Possuo tambem uma gtx 670 2gb, modelo windforce 3x(tripple fan) e esse pouco uso de gpu esta me deixando maluco…Se eu quisesse usar 48% da minha vga teria comprado uma gtx 650ti e nao gastar 1250 numa gtx 670 ==| … O oOIYvYIOo (user aqui do forum) tem um i5 3570k(mesmo cpu que o meu) e uma gtx 580, e ele joga E GRAVA a campanha dos ptolomeus no extreme e olha que a gtx 580 perde ate pra uma 660ti… Esse jogo realmente me decepcionou muito neste aspecto, e na IA claro ;( Sera que voce pode usar o msi ou evga precision e dar uma monitorado no uso de gpu, pra saber se é so com a minha 670 que isso acontece?

Olha a CA não diz nada… mas a maioria do pessoal concorda que o jogo pesa mais no CPU… Só q não no geral… Se eu olhar o uso total da CPU, ele fica por volta dos 60% aqui… mas o jogo carrega sempre 100% de um dos núcleos… eu ACHO q esse é o motivo dos lags… O jogo aparentemente não consegue usar direito o recurso de todos os núcleos… Eu ja monitorei bastante a GPU e é como vc fala… Não passa de 70% na maioria dos caso… (Na verdade eu percebi q o jogo usou 100% em casos raros… Mas eu não sei explicar a lógica disso)… No forum oficial do Rome 2 o pessoal da CA disse que o patch 7 vai ter correções que melhoram o desempenho gráfico do jogo… Então vamos esperar pra ver se eles resolvem alguma coisa dessa vez… Enquanto isso… eu vou dizer as coisas q eu ja fiz e melhoraram pelo menos um pouco o desempenho do jogo pra mim.

  • Instalar os arquivos do Directx e Visual C++ na pasta Steam\SteamApps\common\Total War Rome II\redist
  • Apagar a pasta C:\Users\User\AppData\Roaming\The Creative Assembly (Cuidado pq isso vai apagar suas preferências do jogo e os saves tb… então faça backup antes)
  • Feche todos os programas não essenciais, antes de abrir o jogo.
  • Na opção gráficos do jogo faça alguns testes e diminua a qualidade de algumas opções… (como eu disse nesse post Unit Details, Shadows, Water pesam bastante… Diminuir Outras opções como a resolução e a Unit Size, tb deixam o jogo mais leve)
  • No painel de controle da Nvidia mude a opção “Modo de gerenciamento de energia” para “preferência para máximo desempenho”
  • Ainda no painel de controle da Nvidia mude a o opção “varios videos/aceleração mista da GPU” para “modo de desempenho de video único” Isso se vc usa apenas 1 placa de video
  • Com o jogo aberto de Ctrl+Alt+Del abra o gerenciador de tarefas procure pelo processo Rome2, vá em Definir afinidade desmarque e marque novamente alguns dos CPUs… É estranho mas parece q melhora.
  • Ainda no gerenciador de tarefas do Windows no processo do Rome 2 Defina a prioridade de processamento como Alta (Não use tempo real pq pode travar o windows)
  • Se nada disso adiantar tente desinstalar o jogo, e faça uma “instalação limpa” pra isso apague todas as pastas que o desinstalador não apagou como “C:\Users\User\AppData\Roaming\The Creative Assembly” e “Steam\SteamApps\common\Total War Rome II”… baixe novamente o jogo e instale.

Se depois de tudo o problema continuar… ou se vc ja tentou fazer essas coisas antes… acho q só vai restar esperar os próximos patchs e drives da nvidia. Meu jogo não ta 100% Ainda… Hoje mesmo eu voltei a ter lags com menos de 15 fps em algumas batalhas do jogo mesmo com essas configurações… Com certeza o problema não é o nosso PC… eles tem que melhorar a otimização do jogo… O jeito é esperar mesmo.

Vlw pelas dicas cara, hj a tarde vou fazer esses procedimentos que voce disse, vamos ver se melhora em algo… Outra coisa que me irrita bastante, quando mando uma unidade atacar outra, no momento do charge(apos arremessar as lancas ou nao, se a unidade for de spear) a unidade vai correndo travando, meio que lagando, mas so a unidade, nao e o jogo… E isso e desde o dia 03/09 que acontece… Isso e muito irrealistico cara, e atrapalha demais minha gameplay… Voce ja viu algo parecido?

Ah, a proposito, ja desinstalei o game recentemente, apaguei tudo o que existia de rome II no meu hd, inclusive as entradas de registro do regedit… Antes de de fazer isso, o meu game usava 48-50% de gpu em todas as batalha( siege e em campo aberto) depois que fiz estes procedimentos e reinstalei o game ele passou a usar cerca de 70% nas batalhas em campo aberto e manter os 40% nas sieges… E meu uso de cpu fica em uma media de +75% sempre, creio eu estar meio alto…

Eu reparei em animações estranhas dos soldados em alguns momentos… mas não sei se era lag… As vezes os soldados deslizam no chão (não mexem as pernas pra se mover)… Mas eu achei q era bug do MOD q eu to usando… É parecido com isso o problema seu? Mas aqui isso não é muito frequente não…
Esse momento que os soldados jogam as lanças é pra mim o momento que gera mais lag no jogo (o momento que os exércitos colidem não é?)… Nessa hora aqui geralmente os fps caem pra 20 ou as vezes menos… Mas é o jogo inteiro q laga não só as unidades… então é meio estranho o seu caso… Vc tem algum MOD instalado? Talvez seja algum programa seu instalado q esteja causando isso…
Tem um procedimento que eu faço antes de jogar q eu não tinha dito antes… Primeiro é q eu uso o MSIafterburner pra colocar o Fan da GPU com velocidade máxima o tempo todo (no meu caso é 80%)… Apesar q eu acho q esse primeiro não faz tanta diferença… já q dificilmente ele usa muito a GPU… O outro é q eu uso o programa TuneUP Utilities e ligo a opção Turbo… q tira vários elementos gráficos do Windows 7 pra ele ficar mais leve… Outra coisa legal q o programa tem é q vc pode manualmente escolher q programas iniciam junto com o Windows… Eu desativo vários… eu percebo q isso deixa o PC bem mais rápido.

Vlw novamente ImpMontezuma… Creio que esse problema do lag nas unidades seja azar meu msmo… As unidades vao travando mesmo cara, parece que estao indo em camera lenta e aos pouquinhos, lagando… As temps da vga creio nao serem o problema, ja que ela e tripple fan e o max que ela chegou no bf4 foi 63 graus, com as fans em auto(30 e poucos %). Estou cojitando seriamente formatar o pc por causa desse game, mas e se nao resolver?? Ai vou acabar perdendo todos os quase 300gb de jogos… E baixar td novamente com uma net de 1mb vai ser f****… Baita sinuca de bico essa…

EDIT: Sabe aquela danca robotica cara? Que os caras vao se movendo meio travando? Entao, pensa a mesma coisa, so que com as unidades do rome II avancando contra outra tropa…

Vc ñ tem o HD particionado? Se sim, dxa a pasta da Steam no outro HD, formata o C:, e quando for instalar o Steam direciona ele pro teu “backup” (d:\Gmes\Steam por exemplo). Pra todo mundo q pergunta eu recomendo ter o HD particionado, deixando o C só pro sistema.

Eu ia particionar o hd quando instalei o win 7, mas infelizmente a opccao de paticionar estava deveras bloqueada, e nao tinha cristo de desbloquear…

Eu ia particionar o hd quando instalei o win 7, mas infelizmente a opccao de particionar estava deveras bloqueada, e nao tinha cristo de desbloquear…

Eu lembro q tem um programa q consegue parcionar o HD mesmo depois de instalar o windows… Eu usei uma vez e deu certo… mas eu ouvi dizer q era meio arriscado perder dados no processo… Eu acabei usando pq minhas opções eram a certeza de perder os dados ou a duvida do mesmo XD… Mas se vc quiser eu dou uma procurada por esse programa. Apesar q o ideal pro seu caso seria um Hd externo…

Só tem essa opção se vc “excluir” a partição, aí cria outra com o tamanho q quiser. (claro q vai perder td q tem…)
O próprio Windows (7 e 8) tem a opção de criar uma partição com o espaço livre do HD - Painel de Controle/Sistema e Segurança/Ferramentas Administrativas/Criar e Formatar Partições - clique com o direito na unidade em questão e Diminuir Volume, vc pode escolher quanto vai liberar e, depois, criar uma outra partição com esse espaço, mas ñ vai poder add mais espaço depois, o melhor é excluir tudo quando for instalar o windows e escolher um bom tamanho pro C (eu deixo 50GB só) e o resto pro D (ou E, F, G… quantas vc quiser…)

Não sabia q o próprio windows fazia isso…HA! Eu lembrei o nome do programa é Partition Magic… Mas se o windows 7 faz, melhor… Tenta ai depois conta pra gente se deu certo ^^

Sim, mas, como eu disse, ele só faz com parte do espaço livre, e ñ pode add + pra nova partição depois de criada, então se se quer diminuir mesmo o C: o melhor é fazer um backup completo (ProgramData e Users + a pasta Steam) em DVDs (dependendo do tamanho) ou HD externo e fazer na instalação do Windows q vc tem mais controle. O Partition Magic tbém funciona bem, mas as vezes q usei ele foi demoraaaaaaaaaaaaaaaaaaado…

Vlw pelas dicas pessoal, mas a essa altura do campeonato nem sei mais o que fazer ou o que não fazer por esse jogo :choro

O jeito agora é esperar o patch 7 :stuck_out_tongue:

Amem aleluia pessoal!!! Louvado seja, finalmente C.A… Patch 7 milagroso… Passei 2 meses e meio rodando o game no medio com uma gtx 670, com um lag tremendo, mas hj com o patch 7, rodo no ultra com AA on, Af 16x e unit size no ultra, graças a deus, agora sim me anima comprar o blood and gore :oba