[TycoonBoardGame] Cinestudio

Apenas mais uma idéiazinha…

[justify][size=150][font=Garamond Bold][tab=30]Background:
[tab=30]O nascimento do cinema e dos primeiros estúdios. Com algum dinheiro no bolso (e um pouco de imaginação), você decide abrir seu próprio estúdio! Compre Roteiros, contrate Equipes de Filmagem, Diretores e Atores, e crie clássicos que serão lembrados por gerações! Agrade a Crítica, encare seus Concorrentes, satisfaça o Público… senão acabará indo à Falência e sendo somente mais um dos inúmeros estúdios que surgiram e desapareceram nessa concorrida indústria…

[tab=30]Regras Básicas:

[tab=30]1 – Início: Após fundar e nomear seus Estúdios, os jogadores começam com $100.000 em caixa, e devem administrar esse capital enquanto gravam seus filmes, esperando que dêem lucro e permitam que produzam filmes cada vez melhores.

[tab=30]2 – Roteiros: Onde tudo começa. Roteiros podem ser comprados de Autores Independentes, e seu custo varia de acordo com sua qualidade:
[tab=30]2a – 1: Roteiros simples, de uma única Cena, com apenas 02 Atores contracenando. Requer 02 Membros na Equipe de Filmagem, e seu custo é $10.000.
[tab=30]2b – 2: Roteiro um pouco melhorado, com 02 Cenas, 02 Atores e 01 Extra. Requer 03 Membros na Equipe de Filmagem, e seu custo é $20.000.
[tab=30]2c – 3: Roteiro mais elaborado, com 03 Cenas, 02 Atores e 03 Extras. Requer 05 Membros na Equipe de Filmagem, e seu custo é $50.000.
[tab=30]2d – 4: Roteiro avançado, com 04 Cenas, 03 Atores e 06 Extras. Requer 07 Membros na Equipe de Filmagem, e seu custo é $100.000.
[tab=30]2e – 5: Roteiro quase perfeito, digno dos melhores clássicos do cinema, com 05 Cenas, 03 Atores e 10 Extras. Requer 10 Membros na Equipe de Filmagem, e seu custo é $200.000.

[tab=30]3 – Gêneros: Comprado o Roteiro, ele deve pertencer a um dos seguintes Gêneros: Ação, Comédia, Ficção-Científica, Horror ou Romance.
[tab=30]3a – Gêneros em Alta: Afora no início do jogo, sempre nos meses 01 e 07 um Gênero fica em Alta, durante os próximos 06 meses. Qualquer filme desse Gênero lançado nesse período recebe +5 de bônus no Hype.

[tab=30]4 – Equipe de Filmagem: Toda a equipe que atua atrás das câmeras, Maquiadores, Contra-Regras, Cameramen, etc. Roteiros maiores requerem equipes maiores e mais experientes, de forma que seu custo é igual ao custo de compra do Roteiro.

[tab=30]5 – Diretor: O responsável por (tentar) fazer com que o filme saia conforme o definido no Roteiro. Um Diretor apenas aceita trabalhar em filmes imediatamente acima ou abaixo de seu Nível naquele Gênero (um Diretor com Ação 3 e Comédia 1 somente pode dirigir filmes de Ação com Roteiro 2, 3 ou 4 ou filmes de Comédia 1 ou 2). Seu custo define-se pela soma de seus Níveis, de mesmo custo do Roteiro. Caso a soma ultrapasse 5, cada Nível acima custa mais $200.000.

[tab=30]6 – Atores: Os responsáveis por (tentar) fazer com que o filme seja marcante. Atores apenas aceitam trabalhar em filmes imediatamente acima ou abaixo de seu Nível naquele Gênero (um(a) Ator(Atriz) com Ação 3 e Comédia 1 somente pode atuar em filmes de Ação com Roteiro 2, 3 ou 4 ou filmes de Comédia 1 ou 2). Seu custo define-se pela soma de seus Níveis, de mesmo custo do Roteiro. Caso a soma ultrapasse 5, cada Nível acima custa mais $200.000.

[tab=30]7 – Extras: Atores iniciantes, fazendo figuração enquanto não adquirem experiência suficiente para um grande papel. Seu custo total (de todos os Extras no filme) é igual ao custo do Roteiro.

[tab=30]8 – Filmagem: As filmagens têm duração de 1 mês mais Nível do Roteiro.

[tab=30]9 – Eventos: A cada mês de filmagem, um evento acontece, podendo ser favorável ou não.
[tab=30]9a – 1: Um dos Atores sofre um acidente. As filmagens atrasam 1 mês. Menos 05 nos Eventos.
[tab=30]9b – 2: Parte da gravação é perdida. Custo igual ao Roteiro para refilmar. Menos 04 nos Eventos.
[tab=30]9c – 3: Atores e Diretor têm um desentendimento. Menos 03 nos Eventos.
[tab=30]9d – 4: O Roteiro é acusado de ser um plágio. Custo igual ao Roteiro para firmar um acordo. Menos 02 nos Eventos.
[tab=30]9e – 5: Um dos Atores se envolve em um escândalo. Menos 01 nos Eventos.
[tab=30]9f – 6: Um dos Atores é convidado para uma entrevista. Mais 01 nos Eventos.
[tab=30]9g – 7: Uma marca famosa que aparece no filme decide promovê-lo, de graça. Mais 02 nos Eventos.
[tab=30]9h – 8: Um famoso escritor lança um livro baseado no Roteiro do filme. Mais 03 nos Eventos.
[tab=30]9i – 9: Uma matéria sobre o filme sai no jornal de maior circulação do país. Mais 04 nos Eventos.
[tab=30]9j – 10: Atores e Diretor trabalham em perfeita sintonia. Menos 01 mês para o filme ser concluído. Mais 05 nos Eventos.

[tab=30]10 – Hype: O Hype define quanta bilheteria o filme poderá alcançar. Baseia-se na soma dos Níveis de Roteiro, Diretor e Atores, mais bônus de Gênero em Alta, mais/menos Eventos, multiplicado pelo Nível de Marketing.

[tab=30]11 – Marketing: Marketing atua como um multiplicador de Hype e Bilheteria, variando de 1 a 5, com seu custo igual ao custo de um Roteiro de mesmo Nível x 10.

[tab=30]12 – Crítica: Uma Crítica boa pode alavancar um filme mediano, enquanto uma Crítica ruim pode causar o fracasso de um grande filme. Gêneros em Alta e Eventos favoráveis tendem a causar melhores Críticas. Críticas atuam como modificadores finais sobre o Hype de um filme, de acordo com a média das Críticas.

[tab=30]13 – Bilheteria: Faturamento do filme enquanto em cartaz, sendo igual a Hype x Marketing x $5. O valor arrecadado entra no capital do Estúdio 01 mês após o lançamento do filme.

[tab=30]14 – Traits: Atores e Diretores possuem Traits, que podem trazer vantagens ou desvantagens nas filmagens.
[tab=30]14a – 1: Azarado. Tudo dá errado com esse cara. Os 02 primeiros Eventos sempre serão negativos.
[tab=30]14b – 2: Estressado. Se irrita por qualquer coisa. O 1º evento sempre será negativo.
[tab=30]14c – 3: Cabeça-Dura. Acha que está sempre fazendo certo, por isso demora mais a aprender. Mais 01 filme para subir de Nível.
[tab=30]14d – 4: Gênio. Aprende rapidamente. Menos 01 filme para subir de Nível.
[tab=30]14e – 5: Amigável. Todos gostam dele. O 1º Evento sempre será positivo.
[tab=30]14f – 6: Sortudo. O destino conspira a favor desse cara. Os 02 primeiros Eventos sempre serão positivos.
[tab=30]Observação: Traits opostos se cancelam, logo se você tiver um Estressado e um Amigável no elenco, o 1º Evento é sorteado normalmente.

[tab=30]15 – Níveis: Atores e Diretores sobem de Nível conforme trabalham em filmes. Apesar de ser mais comum subirem de Nível no Gênero em que possuem mais talento, há uma menor chance de ganharem Nível em outro Gênero. Para subirem de Nível, têm de trabalhar em 01 filme a mais que seu Nível atual (do Nível 01 para o 02, têm de trabalhar em 02 filmes, para o Nível 03, em 03 filmes, etc.); acima do Nível 05, mais 01 Nível a cada 05 filmes. O Nível máximo em cada Gênero é 5.

[tab=30]16 – Falência: Um jogador é considerado falido caso seu Estúdio não possua capital suficiente para arcar com o custo de um novo filme, de acordo com os Atores e Diretores disponíveis.

[tab=30]17 – Gameplay: Roteiros podem ser comprados à vontade, porém Atores e Diretores não dão em árvores… Assim, no início do jogo há 02 Atores e 01 Diretor disponíveis para cada jogador e, a cada ano de jogo, 02 novos Atores e 01 novo Diretor ficam disponíveis para serem contratados. No início do jogo a ordem dos jogadores é sorteada, de forma que o primeiro terá prioridade na escolha dos Atores e Diretores a serem contratados, e assim sucessivamente. Caso um jogador conclua um filme e deseje iniciar outro, se os demais ainda estiverem filmando ele poderá escolher livremente entre os Atores e Diretores disponíveis.
[tab=30]Ao criar seu filme, o jogador especificará:
[tab=30]Título; o título do filme
[tab=30]Roteiro; com Gênero e Nível
[tab=30]Diretor; quem ele vai contratar para dirigir
[tab=30]Atores; quem ele vai contratar para atuar
[tab=30]Marketing; se vai gastar com Marketing e o Nível
[tab=30]Sinopse; descrição das Cenas
[tab=30]Após todos os jogadores definirem suas filmagens, será passado o mês, e quaisquer eventos que ocorram serão narrados pelo GM. Enquanto todos estiverem filmando, o tempo passará sem pausas, apenas haverá pausas quando ao menos um jogador houver terminado uma filmagem e possa iniciar outra.
[tab=30]Quando uma filmagem for concluída, será exibida a Crítica do filme e, no próximo mês, a Bilheteria total. Após receber o valor da Bilheteria, o jogador poderá iniciar um novo filme.

[tab=30]18 – End Game: O jogo termina após 10 anos, ou quando apenas um jogador restar, com os demais tendo falido.

[tab=30]Modelo de Ação:
[spoil]Jogador 1
Título: A Banana
Gênero: Comédia 1
Diretor: Stanley Burton (Comédia 1)
Atores: Richard Cruise (Comédia 1) e Angelina Kinski (Ação 1, Comédia 0)
Extras: 0
Marketing: Não
Sinopse:
Cena 1: Angelina está comendo uma banana. Ela joga a casca no chão. Richard vem caminhando e escorrega na casca de banana. Angelina ri dele.

Jogador 2
Título: Sangue e Balas
Gênero: Ação 2
Diretor: Steven Lucas (Ação 1)
Atores: Harrison Swayze (Ação 1) e Patrick Ford (Romance 1, Ação 0)
Extras: 1
Marketing: Não
Sinopse:
Cena 1: Harrison anda pela mata, de rifle em punho. Atira em um soldado inimigo. Encontra uma casa. Entra na casa.
Cena 2: Harrison rende Patrick. Conversa clichê. Os dois lutam. Harrison apanha, mas vence no final. Coloca fogo na casa e sai andando.

GM, 1º mês
Analisa os custos e traits, rola os eventos.
A Banana: evento 05, um dos Atores se envolve em um escândalo. Menos 01 nos Eventos.
Sangue e Balas, evento 06, um dos Atores é convidado para uma entrevista. Mais 01 nos Eventos.

GM, 2º mês
Analisa os traits, rola os eventos.
A Banana: evento 08, um famoso escritor lança um livro baseado no Roteiro do filme. Mais 03 nos Eventos.
Sangue e Balas, evento 04, o Roteiro é acusado de ser um plágio. Custo igual ao Roteiro para firmar um acordo. Menos 02 nos Eventos.

GM, 3º mês
Calcula hype, bilheteria e crítica, analisa os traits, rola os eventos.
A Banana: Lançado!
Crítica 01: Filme fraco, nota 1.8
Crítica 02: Boa direção, mas atuação sofrível, nota 1.6
Crítica 03: Roteiro fraco, mas boa atuação dos atores, nota 2.4
Crítica 04: Direção boa, atores motivados, sofreram pelo roteiro ruim, nota 2.9
Crítica 05: Melhor filme do ano!, nota 3.3
Média da Crítica: 2.4
Sangue e Balas, evento 06, um dos Atores é convidado para uma entrevista. Mais 01 nos Eventos.

GM, 4º mês
A Banana:
3 (Hype 1) + 2 (Eventos) x 1.0 (Marketing 0) x 2.4 (Crítica) = 119.333 (Bilheteria) x 1.0 (Marketing 0) x $5 = $596.667
$596.667 (Faturamento) – 50.000 (Custos) = 546.667 (Lucro)
Jogador 1 pode iniciar um novo filme.
Sangue e Balas: Lançado!
Crítica 01: Pior filme do ano!, nota 0.9.
Crítica 02: Só assisti porque me pagaram, nota 0.4.
Crítica 03: Roteiro fraco, atores desmotivados, nota 1.4
Crítica 04: Sem direção nem roteiro, atores medíocres, nota 1.9
Crítica 05: Diretor fez milagre com um roteiro tão ruim e atores tão fracos, nota 2.4
Média da Crítica: 1.4

Jogador 1 reinicia o processo para iniciar a filmagem de um novo filme, Jogador 2 terá que aguardar o resultado da Bilheteria… e assim sucessivamente.

(A título de curiosidade, o filme ainda teria 56.000 de bilheteria e 280.000 de faturamento para 90.000 de custos, lucro de 190.000)[/spoil][/font][/size][/align]

Deu até vontade de jogar. Como funcionaria a crítica?

Ainda estou aprimorando o cálculo, pq não deu lá mto certo como eu imaginei, mas em tese seria q cada crítico teria um gênero favorito e um que ele gostaria menos, isso mais a “qualidade” do roteiro, atores e diretor seriam a base da nota e os eventos influenciariam na avaliação final.
Na verdade, eu vi esse vídeo (a partir do minuto 3) e depois esse vídeo no The Dice Tower que falam sobre o Deadwood Studios, um boardgame sobre filmar um filme de velho oeste… fiquei matutando, levei meu AAR de The Movies pra reler… e fui escrevendo xD

Poderia jogar

Apenas avisando, a idéia não morreu… apenas estou sem tempo de ver tudo certo… mas acho q até o final do mês a coisa normaliza…

Interessante. The Movies em boardgame hahahahaha

seria interessante os jogadores terem “carta de ações”, para combaterem esses eventos e provocarem eventos ruins nos adversários. Como “Contratar um professore de yoga: anula qualquer evento relacionado a discussão”, etc…

Bem interessante =D

Continue!

Boa sugestão.