Vale a pena minerar crypto atualmente?

 Creio que todos devem estar cientes da “crise” das placas de vídeo, que devido à grande compra pelos mineradores de criptomoedas, aliado à pandemia, causaram escassez no mercado e, com isso, um aumento absurdo nos preços.

 A grande questão é, com mais mineradores profissionais, vale a pena minerar crypto em um desktop comum, mesmo com a crescente cotação das moedas?

 Após alguns testes visando a maior eficiência e um “mês” minerando na minha humilde RX580, o resultado é esse:

 Um “mês” pq não deixei minerando 24/7. Na prática, colocava minerar quando ia dormir e desligava de manhã, sendo algo entre 5 e 7 horas diárias, em um consumo médio (registrado pq tenho um medidor digital só pro pc) de 260w/h (dando um total de cerca de 40Kw).

 Nesse período, foram dois “ciclos” de Ravencoin e Ethereum Classic e um de Bitcoin Gold, as moedas que minha placa teve maior eficiência.

 Enfim, vale a pena? Como sempre, a resposta é “depende”. Depende da placa, da eficiência dela em determinada moeda, do tempo disponível e do custo da energia. Além, claro, da variação nas cotações (RVN quase dobrou nesse período, BTG aumentou 20% e ETC quase 30%).
1 Curtida