O senador Balbuena fica pensativo sobre as afirmações do senador Jordi: “É uma mordida e um assopro.”
Exercito - Jordi Caballero
Marinha - Murilo Garcia
Comercio - Alejandro Pardilla
Cultura - Jordi Caballero
Industria - Alejandro Pardilla
Eu, Murilo Garcia, voto nos seguintes companheiros senadores:
Senador Gustavo Balbuena para o Ministério da Cultura;
Senador Alejandro Pardilla para o Ministério do Desenvolvimento Industrial;
Senador Jordi Caballero para Ministério das Forças Armadas;
Senador Frantiesco Alegrete para Ministério da Economia.
Sinto-me lisonjeado pela confiança que todos depositaram em minha pessoa. Farei o máximo ao meu alcance para cooperar para o avanço da Nação paraguaia em todos os âmbitos.
Dadas as propostas apresentadas por meus colegas, eis meus votos:
Exercito - Jordi Caballero
Marinha - Murilo Garcia
Comercio - Frantiesco Alegrete
Cultura- Gustavo Balbuena
Industria - Gustavo Balbuena (Alejandro Pardilla)
[offtopic]Não pode votar em si mesmo[/offtopic]
O senado Paraguaio estava muito mais lotado do que de costume, recheado de congressistas, além dos senadores mais prestigiados. Todos apreensivos, aguardando o pronunciamento do imperador. José subiu em sua tribuna, transparecendo sua objetividade, disse:
[font=cursive]- Apuraram os resultados para que pudéssemos chegar a seguinte conclusão:
-
Murilo Garcia ficará encarregado do Ministério da Supremacia Náutica.
-
Frantiesco Alegrete ficará encarregado do Ministério Econômico.[/font]
A cada nome pronunciado um agito era notado, o edifício ebulia.
[font=cursive]* Alejandro Pardilla ficará encarregado do Ministério de Desenvolvimento Industrial.
- Gustavo Balbuena ficará encarregado do Ministério Cultural.[/font]
Neste momento uma tensão ficara no ar, dentre os senadores, apenas Larraya e Caballero não tinham garantido a tutela de um ministério. Estavam concorrendo diretamente ao das Forças Armadas.
* Jordi Caballero ficará encarregado do Ministério das Forças Armadas.
- É isso, dentro deste congresso pode-se notar a responsabilidade de cada um dos cinco ministros. Os eleitos a partir de agora terão cômodo exclusivo dentro do seu ministério. Honrem a oportunidade concedida e em 1840 terão outra oportunidade.
- Solicito a cada um dos cinco ministros para que escolha uma tecnologia (dentre as três apresentadas no projeto de candidatura) para que possamos eleger nossa próxima pesquisa à ser concluída.
Vossa excelência é um honra ser Ministro da Economia, eu irei me esforçar o máximo possível para que minha gestão seja a melhor possível e desde já desejo sorte aos outros senadores que conseguiram se eleger aos Ministérios para que possamos transformar o Paraguai grande pela primeira vez, a tecnologia que eu desejo que seje pesquisada é a Freedon of Trade essa tecnologia irá aumentar em 10% a nossa eficiência na Mineração e Colheita.
- Faço minhas as palavras do senador Alegrete. Primeiro gostaria de solicitar que seja pesquisado sobre o Romanticismo, mas já deixo solicitado que Malthusian seja a próxima pesquisa cultural a ser feita. E, se possível, as duas fossem feitas simultaneamente. E para isso gostaria de saber quanto o Paraguai tem de dinheiro em seus caixas?
- Senador Balbuena, não há possibilidade de pesquisarmos duas tecnologias simultaneamente, por isso devemos ter zelo ao escolher cada uma delas. Sobre as finanças, solicitarei à seu pedido um balanço minucioso do nosso orçamento, mas uma coisa é certa: meu pai nos deixou de “herança” um panorama catastrófico. Por agora, aguardemos a indicação tecnológica de cada ministro, em seguida poderemos debater à fundo o tema orçamentário.
O jovem imperador preocupava-se, porém não exteriorizava seus pensamentos, junto dele seus conselheiros monitoravam a situação.
- Compreendo Majestade Imperial! Deixo claro então o pedido que o Romanticismo seja pesquisado o quanto antes.
[justify][tab=30]- Majestade! Todos sabemos que nossa nação, apesar de possuir um futuro promissor, necessita, no presente, de extremos cuidados em sua gerência. Indústrias, per se, não possuímos ainda, somente manufaturas artesanais, que não serão suficientes para darem conta da demanda necessária. Além disso, nossa produção está focada, principalmente, em Gado, de forma que a pesquisa em Practical Steam Engine será a que mais resultados trará a nosso país, possibilitando uma maior exportação de carne e, futuramente, produção de comida para nossos exércitos.[/align]
- Concordo com meu colega, Alejandro Pardilla, que devemos focar em pesquisar Practical Steam Engine. Pois, como muito bem apontado pelo ministro, aumentaria nossa exportação e ajudaria a alimentar o exército. Não vejo nada além de vantagens imediatas para nossa nação focar em tal tecnologia.
- O senhor está abrindo mão de possivelmente pesquisarmos uma tecnologia do seu ministério, certo?
Olhou para Murilo, certificando-se do seu posicionamento.
[font=Courier New]Assertivamete, Murilo concorda com Vossa Majestade:
- Sim, sei que meu ministério não é o mais importante nesse momento. Assim sendo, temos que focar em áreas mais importantes agora, que, no caso, creio ser a apresentada pelo Ministro Alejandro.[/font]
- Nobre a sua atitude… veremos se os demais concordam.
Posteriormente, uma conselheira ao lado do imperador disse em bom tom:
“Aguardemos a manifestação do ministro das Forças Armadas. Assim que isso ocorrer, cada senador deverá votar em uma das tecnologias proposta, até então, por cada ministério.”
Sei que a nação tem muitas prioridades no momento, não gostaria que começássemos com pesquisas militares neste momento. Mas caso isso venha ser a decisão de meus colegas senadores, sugiro que comecemos por Muzzle-loaded Rifles pois estes novos armamentos nos dariam uma vantagem decisiva contra nossos vizinhos.
Caro Senador não podemos investir agora nas forças armadas, precisamos salvar nossa economia primeiro, quando nós tivermos um poder econômico grande ai podemos investir nas forças armadas então eu ainda defendo a pesquisa de freedon of trade que causará uma grande arrecadação nas contas públicas.
Tens razão, como falei anteriormente temos outras prioridades. A menos que os demais julguem nossa opinião diferente.
Na manhã seguinte, dom Caballero reuniu os senadores no congresso (dessa vez muito vazio, sendo contemplado apenas pela ilustre presença senatorial). Acomodou-se na sua poltrona e apanhou a papelada, dizendo:
[font=cursive]- Temos tópicos em aberto… Dentre eles, estruturaremos o futuro econômico Paraguaio.
Primeiro tema: Qual a primeira tecnologia a ser desenvolvida? [opções: Freedom of Trade, Practical Steam Engine, Muzzle-loaded Rifle e Romanticism]
Segundo tema: Nosso programa de incentivo nacional contemplará qual setor da nossa sociedade? [opções: Incentivar: Aristocratas (proprietários de terras), Artesãos (produtores de manufaturas em pequena escala), Burocratas (aumenta a eficiência dos aparatos Estatais), Educadores (aumentam a eficiência da educação/pesquisas), Capitalistas (proprietários de fábricas) ou Militares (aumenta o contingente do exército).
Por fim, decidiremos o Plano Orçamentário para o próximo “quadriênio”, deixamos relatórios na mesa de cada um, decidam tudo até o final do dia.[/font]
[hr]
- A partir do que foi colocado em pauta decidiremos, se mais alguém tiver sugestões quanto ao Plano Orçamentário que vigorará até 1840, terá até o final do dia para nos apresentar. Afinal, isso será decidido ainda hoje.
O Imperador retirou-se aos seus aposentos enquanto os debates e pronunciamentos dentro do senado esquentavam.
[offtopic]Aí pessoal, são três votações para acabarmos ainda hoje. Precisamos decidir qual será nosso National Focus, a primeira tecnologia a ser desenvolvida e como ficará nossas finanças. Vamos debater um pouco e em seguida revelar os votos (de preferência todos em um único post).[/offtopic]