Que vídeo massa. Mas, eu suspeitei de uma coisa. Como césar poderia vencer uns “3” ou “2” exércitos maiores do que o dele e tipo, sair sem muitas perdas? Muito curioso…
Eu vi esse documentário no History pelo que deu pra perceber ele teve muita paciência mesmo, se não me engano ele esperou meses até chegar a hora certa e uma diferença muito notável era que Roma era muito superior aos gauleses que na hora do combate já estavam morrendo de fome.
Os caras treinavam e tals ai quando chegava na hora da luta isso contava muito…
Ex:Tu não almoça e passa a tarde na praia…não aguenta nadar quase nada.
Mesmo esquema eles,tinham de manter constante vigilancia,oq abalava o psicologico deles,alem de não ter oque comer…na hora da luta é claro que roma ia ganhar ‘-’
Já vi historias q ‘‘cesar colocou seu elmo dourado e saiu na frente de uma coorte e aumentou a moral de roma’’ eheuheu
300 foi mas pra estratégico. Mas tbm tinha aquela coisa de serem os melhores hoplitas da Grécia e talz. Mas os Romanos com o César era mais briga mesmo, com uma pitada de estratégia brilhante de César
O vídeo sugere que uma batalha entre romanos e gauleses era uma coleção de duelos individuais, quando na verdade era um encontro entre formações. Essas formações se batiam, até uma delas perder o ânimo (falta de suprimentos, de experiência, medo de ser cercada, esgotamento, ou tudo junto); quando isto acontecia, esta poderia se desmanchar e fugir, e a maior parte das baixas acontecia justamente na perseguição.
Em Pharsalos (Farsália), por exemplo, César tinha 23 mil homens (veteranos) contra 47 mil de Pompeu Magno (recrutas inexperientes). Quando o ataque da cavalaria de Pompeu contra o flanco de César falhou, esta fugiu, expondo por sua vez o flanco de Pompeu, e a formação pompeiana, desmoralizada, foi se desmanchando.
O resultado é que os os pompeianos tiveram 15 mil mortos e 24 mil prisioneiros (porque César aceitou sua rendição) enquanto os cesarianos tiveram 200 mortos. (Battles of the Greek and Roman World - a chronological compendium of 667 battles, John D. Montagu).
Coisa parecida aconteceu em Zela, Thapsus, Munda e outras batalhas.
Pesado? Chrome é muito mais leve que o Mozilla. Pelo menos foi o que eu vi no Baixaki. E dizem que o Chrome é mais rápido pra fazer download das coisas. Vai pela opinião de cada um né.
Baixaki é puxa-saco da Google.
Sim, é mais “leve” q o Firefox, mas esqcem d dizer q o Chrome abre 5 processos (contra 1 fo FF) e 4 ficam ocultos, o q pode ser visto sim ocupa menos RAM, mas tem q se contar todos, ñ só esse.
E já desvirtuamos outro tópico… tá virando rotina
Por ordem de mais usados, Firefox, Opera, ComodoIceDragon (q usa a engine do Firefox) e ComodoDragon (q usa o Chromium mas tem melhor controle da memória em uso).
Voltando ao tópico… história de Roma não é meu forte, além desse teve outros cercos importantes nessa época?
Desta época, foi o mais conhecido e importante, por causa da escala massiva do cerco. Foram 18 km de muralhas de cerco interno, para fechar Alésia, e mais 21 km de muralhas externas, para proteção contra ataque de um exército de gaulês de reforço. Com direito a torres de vigia, campos legionários e tudo o mais.
Na época anterior, houve o cerco de Veios, que durou 10 anos e deu à Roma o domínio do vale do Tibre, e na época imperial, houve o cerco a Masada (que se seguiu ao cerco e destruição de Jerusalém).
Houveram incontáveis cercos e assaltos a fortes e cidades, e por isso as legiões romanas tinham destacamento de “immunes”, que incluiam um bom numero de engenheiros, responsaveis pela organização dos cercos e armamentos espécificos, catapultas, scorpios, torres móveis, ferramentas e tudo o mais.