[Vídeo] Centurião

[BBvideo 560,350]http://www.youtube.com/watch?v=2Zba6lg1Z9Y[/BBvideo]

Achei bem legal.

Vamos comentar?

Sugestão de pontos a serem comentados no que deu para ver do trailer do filme.

• Figurino dos soldados e generais romanos
  • Figurino dos bárbaros
  • Contexto histórico

etc

Não está na seção errada? Acho que seria melhor na cinemateca.

Sei lá, me pareceu algo semelhante a Rei Arthur/A Última Legião, algo assim, sem muito valor histórico.

Tomara que eu esteja errado.

Mesmo assim, muito sangue, legiões romanas… vou ver.

Ah se fizessem um filme d’ “O Rei do Inverno” =|

Prefiro postar aqui pq gostaria de discutir com vcs a questão histórica do filme… se chegar a este ponto.
O contexto histórico do filme tem tudo que ver com o contexto histórico do jogo Rome TW.

Nada impede que alguém poste nessa tal seção cinema que nem sei onde fica… hehehe
Ou tb se quiserem mover para lá… deixando uma sombra aq quem sabe… tanto faz.

E ai, e o figurino do filme? As armaduras, condizentes com o período? E no jogo?
Observaram que têm um negro como soldado romano? Algum comentário?

E o povo bárbaro, têm no rome? E o figurino deles?

porra legalzão

legionarios massacrdos

o povo bárbaro é os bretões (casse no EB)

Estranho a formação… Alguém concorda? :D*

hmmm eu não sabia disso

eu adoro o jeito que esses pictos (que são tribos britânicas támbem) se pintam
queria pintar o rosto de azul também

O que quis disser Philippus é por causa da maneira em que eles estavam andando e da maneira que se formaram para defender dos bárbaros.

Eles estavam sendo atacados pelos dois lados. Tinham que fazer uma formação rápida. Mesmo assim, as chances de se sairem bem eram mínimas.

Tranquilo Tony, so tava comentando tb.

É… é uma formação padrão na moral.
É uma parede de escudos! Roma aprendeu isso com os “barbaros” célticos.

Uma formação defensiva pq eles não sabiam oq estava vindo… o ruim que veio bolas de fogo! ahUAHuhauHAUH
Se fu, formação cerrada contra bolas de fogo foi a pior escolha, mas fazer oq! hehehe

E em relação a marcha deles. É bem o padrão do passo de marcha romano mesmo. Fileira dupla e coorte por coorte da I a X da legião!

Achei meio estranho a formação… Mas pelo visto… você está certo, ninguém espera bola de fogo… xD* Achei estranho o número de “pessoal”. Me lembrou essa img:

O que eu achei da marcha deles foi que estavam em uma formação muito “longa”. Esse filme tenta mostrar um remake da batalha de Teutoburg (algo assim)?

Na verdade, a Irlanda fora colonizada por um povo anterior aos celtas de “La Tene” (800a.c ±), que possivelmente teriam colonizado a Britânia também. Os celtas, entretando, chegaram “chegando” depois e conquistaram grande parte do sul da Britânia, deixando a Irlanda e a as regiões norte nas mãos dos gaélicos. Ainda há vestígios de colonização ANTERIOR aos gaélicos, o que sugere que um povo chegara ANTES deles, e fora colonizado por ele. Ou seja: Povo Desconhecido<Gaélicos<Celtas<Romanos<Saxões<Normandos<Etc…

Os pictos realmente se pintavam de azul, Phillipus. Usavam óxido de cobre ou extratos da planta Pastel (Isatis tinctoria L.), que eram muito abundantes nos solos onde hoje se encontra a Escóssia. As pinturas representavam animais ou coisas mitológicas (como deuses, monstros, armas, etc…). Eles também se escareficavam (produziam tatuagens por meio de cicatrizes, devia doer para caralh*, há gente que faza até hoje). Não só os pictos, os bárbaros em geral faziam isso (até Júlio César escreveu sobre).

Não sei, ainda estou indefinido sobre o filme

Exato, Philippus, eu não disse que os pictos SÓ usavam tinta azul, eu disse que eles TAMBÉM usavam. Os celtas eram famosos por conseguir extrair do óxido de ferro as cores vermelhas, amarelas e marrons. E isso está registrado, pois havia um intenso comércio com os fenícios por causa dessa habilidade. Infelizente para os Celtas/pictos, essa pigmentação por metais é prejudicial ao corpo humano, e pode causar males terríveis, até em morte. Há túmulos em que se especula que a causa da morte é justamente intoxicação derivada das possíveis tatuagens. Eu também mencionei a escarificação.

Quanto a “invasão da Irlanda”, pode-se descobrir muito com os fonemas (eu amo a etmologia =) ). O gaélico e seus derivados são presentes na Escócia, Irlanda, e País de Gales, que seriam os alvos de desembarque e conquistas dos irlandeses. Ao mesmo tempo, há muitos fonemas célticos La Tene presente nas nomeclaturas irlandesas.

Os historiadores podem traçar, também, um paralelo das lendas irlandesas e as lendas célticas. Contudo, grande parte da mitologia irlandesa é diferenciada do resto dos territórios ocupados pelos celtas, sugerindo que havia um povo com uma cultura forte, antes dos celtas (ver sobre Tuatha dé Danann, que eram deuses exclusivos irlandeses, e foram incorporados na religião celta).

O maior problema, contudo, é a falta de informações. O druidismo, religião céltica, proibia a grafia, então manuscritos são raros ou inexistentes. Assim, só sabemos sobre os celtas graças a terceiros. Essa visão é deturpada. Então, arqueólogos, historiadores e, porque não?, antropólogos tem de quebrar a cabeça para adequar os vestígios aos relatos, construindo algo plausível. Essa incerteza é fascinante, pois deixa uma margem enorme de especulação!

Eu sou apaixonado por história, inclusive será a matéria que prestarei vestibular (UFF, UFRJ, PUC, USP e UNICAMP) ano que vem. Se alguém tiver alguma dica de outra universidade boa… =)

Boa

Então a questão das cultura da idade do ferro… são muitas.

Estão por toda a Europa e a Irlanda não é diferente.

O ramo que chamamos céltico, este conjunto de civilizações, acabou por colonizar todo centro da Europa, ilhas acima, norte da Espanha, Itália e foram até a ilíria, Dácia, Grécia e Galácia na Asia. Nos locais onde não colonizou houve um amalgama com o tempo.

Todos ali das ilhas são celtas na verdade, inclusive pictos.

Estava lendo aqui de novo meus alfarrábios, problema é achar as coisas depois que se leu a anos atrás. Mas o surgimento da migração do período céltico esta dentro da idade do ferro mesmo, dois períodos distintos da idade de ferro celta, o primeiro Hallstatt e o segundo La Tène.

O céltico na verdade esta em quase toda a Europa.

Tem uma revista que é muito boa, História Viva - Grandes Temas n° 11, edição especial somente sobre os celtas.
Recomendo, é uma edição com tudo de mais novo, mais reconhecido e mais controvertido do universo historiográfico.
So pessoal de peso, historiadores, antropólogos, arqueólogos e etc.

Cara sobre a universidade. Eu sou formado em história, logo te recomendo mesmo é que troque de curso.

Philippus, não gostou do curso? Sobre o filme, nem vi ainda, e nem o trailer, a internet aqui está morgando =/